Homepage

  • Algarvios contra autorização de furo em Aljezur
    10 fevereiro 2017
    arrow
    arrow
  • Movimento algarvio exigiu a demissão do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
  • O Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) manifestou-se esta quinta-feira em frente à Câmara Municipal de Loulé contra a autorização do Governo para a prospeção e exploração de petróleo ao largo de Aljezur.

    Veja aqui a previsão de ondas para este fim de semana!

    "Estamos indignados com o facto de o Governo de António Costa ter aprovado a exploração de petróleo a sul do país, ao largo de Aljezur, no mar", explicou o porta-voz do MALP, João Martins, que descreveu o processo de consulta pública sobre aquele furo de prospeção como "um verdadeiro embuste".

    João Martins disse que a decisão do Governo é incompreensível quando a consulta pública teve mais de 40 mil objeções, quatro participações positivas e todas as forças políticas e cívicas da região se têm pronunciado contra a exploração e prospeção de hidrocarbonetos na região, tanto em terra como no mar.

    Este é também o motivo pelo qual o MALP exige a demissão do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

    "Achamos mal que o ministro do Ambiente ache normal que se avance com a prospeção em território português", comentou João Martins.

    A iniciativa decorreu frente àquela autarquia algarvia para tentar obter uma reação sobre a autorização do Governo por parte do presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo (PS), que também é presidente da comissão permanente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

    O protesto contou com a participação de pouco mais de uma dezena de pessoas.O MALP lançou ainda o apelo à participação no protesto marcado para 23 de fevereiro, frente à Assembleia da República, dia em que a questão da prospeção e exploração do petróleo vai ser discutida.

    O movimento está ainda a preparar um protesto para 18 de março, frente à Escola de Hotelaria, em Faro, onde o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar no primeiro congresso da associação empresarial Algfuturo.

    Para Lisboa, está a ser organizada uma mega manifestação contra estas explorações no nosso país e vai ter lugar a 23 de Fevereiro.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: Sic Notícias Imagem: LU\303\215S FORRA

Tags
  • Algarve
  • Petróleo
  • Município de Aljezur
  • Exploração
  • hidrocarbonetos
  • Natureza
  • Poluição
  • ministro ambiente
similar News
similar
junho 08
Portugal termina no 10º lugar o Mundial ISA de El Salvador
junho 08
8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido
junho 06
Época balnear abre com 'dispositivo completo' nas praias do litoral alentejano
junho 06
Cinco vagas olímpicas para Paris'2024 já foram definidas no Mundial ISA de El Salvador
junho 06
Matosinhos Surf School Cup 2023 vai para a água no domingo
junho 07
'Idden Friends' é a etapa inaugural do Nacional de Longboard 2023