Homepage

  • 6,6 tons de lixo retirados do Sado pela população local
    24 fevereiro 2017
    arrow
    arrow
  • Em 2017, a campanha “Mariscar SEM Lixo” começa a ganhar escala.
  • 6,6 toneladas de lixo marinho foram retiradas do estuário do Sado na Ação de Sensibilização e Limpeza do Porto Palafítico da Carrasqueira, decorrida no domingo dia 19 de Fevereiro. Esta ação, organizada pela Ocean Alive e pela Associação de Pescadores da Carrasqueira, incidiu nas margens adjacentes ao porto da Carrasqueira, ao longo de 3km e teve a participação de 155 voluntários. A recolha de lixo foi seletiva o que permitiu a reciclagem de plásticos e vidros. O impacto desta ação foi o grande envolvimento da comunidade pesqueira local (mais de metade dos voluntários) na limpeza e descontaminação do estuário do Sado.

    A Ação de Sensibilização e Limpeza do Porto Palafítico da Carrasqueira faz parte da Campanha de Sensibilização e Limpeza de Praia no estuário do Sado, “Mariscar SEM Lixo” da cooperativa de educação marinha Ocean Alive. A campanha tem como objetivos 1) eliminar o mau hábito dos mariscadores em deixar as embalagem de plástico de sal vazias na maré (que utilizam para capturar o lingueirão e o casulo) e 2) promover a visão de um estuário do Sado limpo e mantido por todos. Desde o seu início, em Março de 2016, a Ocean Alive organiza todos os meses, ações desta campanha que são realizadas por voluntários. Considerando também os resultados desta 12a ação, já participaram 800 voluntários que recolheram mais de 20 toneladas de lixo das margens do estuário do Sado e 23 473 embalagens de sal vazias, resultantes de décadas da atividade da mariscagem.

    Em 2017, a campanha “Mariscar SEM Lixo” ganha escala.

    A Ação de Sensibilização e Limpeza do Porto Palafítico da Carrasqueira é a primeira grande ação de impacto na comunidade prevista no âmbito do patrocínio do Oceanário de Lisboa e da Fundação Oceano Azul à Campanha “Mariscar SEM www.ocean-alive.org | info@ocean-alive.org Ocean Alive CRL, Bombel, Casal 32, Vendas Novas, NIF: 513437045, RNAT 293/2015 Lixo” da Ocean Alive. O plano para esta Ação de Sensibilização era a limpeza das margens adjacentes ao porto palafítico da Carrasqueira, ao longo de cerca de 1km, prevendo-se um número máximo de 100 voluntários. O número total de participantes, o seu envolvimento e a extensão abrangida pela limpeza, superou as expectativas iniciais .

    Estes resultados foram conseguidos graças a um trabalho de preparação desta ação, que teve como objetivo promover o envolvimento da comunidade local. A sensibilização da população foi realizada 1) através de cartazes colocados nos estabelecimentos comerciais pela C.M. de Alcácer, pela Junta de Freguesia da Comporta e pela Associação de Pescadores da Carrasqueira, 2) através do “passa palavra” pelas associações locais (Educa e Cria, Fundação Herdade da Comporta e Clube Recreativo da Herdade da Comporta) e através de ações de sensibilização nas escolas e dirigidas ao público realizadas pela Ocean Alive e pela Associação de Pescadores. O envolvimento da comunidade local foi surpreendente, 84 dos 155 voluntários eram pescadores, pescadoras, mariscadores ou gentes da terra, que vestiram a camisola “por um porto palafítico limpo”, não só participando como também disponibilizando meios como carros de transporte e equipamentos. O envolvimento dos “Voluntários pelo Mar” participantes de um modo geral foi de grande entusiasmo visto que muitos dos voluntários inscritos para apenas uma parte do dia, acabaram por ficar durante todo o dia a ajudar. Como resultado, foram limpos mais 2km de margem, para além do previsto, totalizando 3km. Todas as entidades estiveram presentes na ação. De referir ainda que cerca de uma semana antes desta ação, a empresa de gestão de resíduos urbanos Ambilital, parceira da organização, colocou junto ao cais palafítico, um eco-ponto amarelo onde já estão a ser depositadas embalagens de sal vazias pelos mariscadores.

    Mais info em Ocean Alive

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • mariscar sem lixo
  • sado
  • Estuário do Sado
  • mariscadores
  • Porto Palafítico da Carrasqueira
  • Alcácer do Sal
  • Ocean Alive
  • recolha lixo
pub
similar News
similar
fevereiro 21
Nazaré Winter Sessions powered by Mercedes-Benz - 8º Episódio
fevereiro 21
Tomás Fernandes aposta novamente na Liga MEO Surf em detrimento do QS
fevereiro 21
MEO Beachcam lança nova Live Cam na Praia da Comporta
fevereiro 21
Águas do Algarve abre as portas e mostra o que faz
fevereiro 21
Slater, Kikas e mais 10 do CT na Nova Zelândia
fevereiro 21
Fim de semana primaveril à vista! A temperatura vai chegar aos 25 graus!
fevereiro 21
Billy Kemper sofre grave lesão numa sessão por África