Homepage

  • Segundo Toby Cunningham A Nazaré é sem sombra de dúvida o local mais difícil no planeta para efetuar resgates
  • Como puderam constatar a Praia do Norte nos últimos dias tem sido palco de algumas sessões de surf alucinantes, e claro está alguns salvamentos no limite. Este foi um deles. Tanto Andrey Karr (além de surfista de ondas grandes é considerado um dos melhores base jumpers do mundo) como Toby Cunningham, já são uma referência na Praia do Norte, tendo apanhado algumas das maiores bombas que por lá passaram.

    Nesta surfada em especifico calhou a vez a Toby de dar assistência com a mota de água. Vejam as palavras em exclusivo, do mesmo a relatar o episódio assustador:

    "A Nazaré é sem sombra de dúvida o local mais difícil no planeta para efetuar resgates.

    Eu puxei o Andrey para uma primeira onda de set, neste caso uma esquerda, mas ele estava um pouco “deep” demais. A onda acabou por se formar de uma maneira que ele foi forçado a ir para a direita, de imediato, tentou segurar a prancha o melhor possível, pois sabia, que a mesma seria destruída se não a agarrasse com todas as suas forças.

    A onda acabou por o “engolir” levando-o para perto das pedras, então uma pequena corrente o afastou das rochas e ele tentou pegar a minha prancha da caverna, para onde tinha sido arrastada.

    Eu estava a tentar encontrá-lo perto das rochas e como não ouvi ninguém gritar, deduzi que não estava a ser atirado contra as pedras.

    Dei gás a fundo para o encontrar e finalmente vi-o a cerca de 10 metros da costa. Acho que ele chegou à praia mais cedo, mas a onda foi muito forte e puxou-o de volta para o mar novamente. Avancei para o socorrer o que levou alguns segundos, uma vez que as correntes e o “backwash” estavam fortíssimas. Finalmente consegui agarrá-lo com a mota de água, foi então que uma onda partiu em cima de nós e nos empurrou milagrosamente intactos até terra.

    Como podem ver no vídeo, a água foi sugada por baixo da mota de água e fui obrigado a abandonar a mesma, para não ser puxado de volta para o mar.

    O Andrey é um excelente surfista e foram as suas habilidades e conhecimentos que o ajudaram a sobreviver enquanto eu encontrei uma maneira de o resgatar.”

    Segundo palavras em exclusivo de Andrey:

    "O Toby é um piloto excelente, posso afirmar sem sombra de dúvida que é um dos melhores aqui, no entanto, por vezes é muito difícil tomar a decisão correcta quando se está lá, a passar por isto, 31 de Janeiro foi um desses dias. Erros mínimos, podem criar uma serie de eventos que podem levar a situações destas, e depois tudo se resume ao nosso treino (vem tudo ao de cima). Quero também agradecer ao Alex Botelho, por ter corrido para ajudar com a mota, pois eu mal me aguentava em pé depois deste episódio".

    Vídeo - Alexey Dorosh

    Foto - Marat Daminov

    Vê a galeria de fotos de 31 Janeiro na Nazaré (clica aqui)

    Vê Andrey Karr abaixo, a brincar com o seu paraquedas na Nazaré

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Toby Cunningham
  • Andrey Karr
  • Monster Wave
  • praia do norte
  • nazaré
  • canhao nazare
  • Portugal
  • Surf
  • Big Waves Rider
  • Rescue
pub
similar News
similar
setembro 28
MEO Portugal Cup of Surfing junta o surf e a sustentabilidade
setembro 25
Projeto 'The Unwanted Shapes' vai estar presente no MEO Portugal Cup of Surfing
setembro 28
Nuno Vitorino vai competir no nacional britânico de surf adaptado
setembro 28
Kikas: “Felizmente, em Portugal as previsões do mar não são descuradas”  
setembro 28
Italo tem “boas memórias” de Ribeira, mas preferia competir em Supertubos
setembro 28
Nova chamada para terça-feira no MEO Portugal Cup of Surfing
setembro 11
Gabriela Dinis: Um percurso em ascensão, mas sem esquecer a escola (Entrevista)
pub