Homepage

  • Viana do Castelo cimenta surf e bodyboard
    26 janeiro 2017
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Em termos de organização desportiva, de entre vários campeonatos, o grande destaque vai para o Viana World Bodyboard Championship
  • Press Release:

    Na época de 2016, o Surf Clube de Viana manteve como foco principal a formação integrada, visando, sobretudo, alargar a base de praticantes de surf. E os resultados também já foram visíveis na conquista de dois títulos máximos, um regional e um nacional. Em termos organizativos, o destaque vai para o Campeonato do Mundo de Bodyboard, com a etapa vianense a ser considerada a melhor do Circuito APB 2016. Dando continuidade ao seu Plano Estratégico, ainda reforçou as suas parcerias em diversos projetos de cooperação nacional e internacional, divulgando a modalidade e afirmando Viana do Castelo como “Cidade Náutica do Atlântico”.
     
    Um clube para todos e surf para todos, independentemente da idade, do nível de condicionamento físico e da situação socioeconómica, é o grande objetivo do projeto de formação integrada que o Surf Clube de Viana (SCV) tem vindo a colocar em prática nos últimos anos. Em termos gerais, a sua aplicação inicia-se com o surf curricular, realizado em parceria com o Município de Viana do Castelo, através do projeto “Náutica nas Escolas”. Abrange também a iniciação, proporcionando aos alunos um maior contacto com a modalidade, a competição, através de acompanhamento aos atletas, e ainda situações pontuais de treino de alto rendimento.
     
    Apesar de tratar-se de um projeto formativo com resultados projetados mais a médio-longo prazo, na época passada, Mariana Gonçalves sagrou-se Campeã Regional de Surf Sub 18 e José Moreira Campeão Nacional de Bodyboard Grand Master.
     
    “Não estamos focados só na competição mas também em alargar a base de praticantes de surf”, refere João Zamith, presidente do SCV. Neste âmbito, considera que o facto de o clube ser o parceiro gestor do Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo (CAR Surf) tem sido muito importante para o desenvolvimento de uma estratégia bem estruturada de continuidade. No entanto, atribui este feito, principalmente, à qualidade da equipa profissional e técnica do clube.
     
    Grande parte da ação do SCV assenta no reforço das parcerias e das linhas de cooperação, tanto em termos regionais e nacionais, como europeus e mundiais.
     
    Assim, também na época passada voltou a ser parceiro no projeto Desporto Escolar “Surf” e responsável pelo módulo de Surf e Bodyboard da Escola Superior de Desporto e Lazer (IPVC); promoveu atividades de “Surf Adaptado” para grupos portadores de deficiência, em parceria com associações locais e nacionais; organizou diversas atividades pontuais, ATL´S e Férias Desportivas, em parceria com várias Escolas/Agrupamentos, Juntas de Freguesia e outras instituições do Município; em setembro realizou a Semana Europeia do Desporto Náutico destinada às populações carenciadas e socialmente excluídas do concelho; acolheu no CAR Surf intercâmbios de jovens europeus e várias equipas desportivas (Sport Lisboa e Benfica, FP Motonáutica, FP Ginástica, FP Atletismo) e Escolas/Clubes de surf; o CAR foi base de treinos/avaliação de vários atletas internacionais, olímpicos e paraolímpicos; promoveu intercâmbios com a “Central Surf Escola”, do País Basco, e “La Curva”, da Cantábria; entre muitas outras atividades, destaque também para a realização de um Training Camp com Rúben Gonzalez (Tetra Campeão Nacional de Surf) e outro no Doniños Surf Camp, no Ferrol.

    Realizou ainda várias formações, workshops, Semanas de Mar; acolheu a Campanha Nacional de Stand Up Paddle (SUP) em parceria com a FPS; apoiou projetos de inovação de pranchas de surf feitas a partir de cortiça (Mestrado em Design na ESTG/ IPVC) e pranchas de SUP (FOR-MAR).
     
    A sua estratégia de cooperação foi reforçada ainda através das parcerias em projetos europeus, como o WET e o SURFING EUROPE, financiados pela Comissão Europeia, e com parcerias com entidades de renome, como o Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña, National Sports Academy de Sofia, Technische Universität München, Surfing Great Britain ou o Sport Northern Ireland.
     
    Em termos de organização desportiva, de entre vários campeonatos, o grande destaque vai para o Viana World Bodyboard Championship, que além de atletas de topo, teve nota alta em termos de ondas, sendo mesmo considerado, no que respeita à organização, a melhor prova do Circuito.
     
    A atividade intensa do clube conduziu à necessidade de uma reorganização interna, que se traduz numa estruturação apoiada num Plano Estratégico projetado a cinco anos e em vários Planos de Ação Interna.
     
    O SCV ainda reforçou a sua contribuição para a criação ativa de emprego, ao possibilitar a realização de estágios profissionais a três alunos do ensino superior (ESDL e ESEC) e a três alunos do secundário (Curso Profissional de Turismo e de Construção Naval). Conta também com a colaboração de um aluno em regime de Educação Especial e de um colaborador da APPACDM dedicado à manutenção de espaço exterior do CAR. A sua equipa técnica é composta por 10 treinadores e seis Licenciados em Educação Física e Desporto.
     
    Em resultado também da excelente estruturação interna do clube, este está a funcionar sete dias por semana ao longo do ano, tendo uma média de utilização diária de 36 pessoas.
     
    O SCV agradece em especial o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Instituto Português do Desporto e Juventude, Fundação do Desporto, Turismo do Porto e Norte de Portugal, Escola Superior de Desporto e Lazer, Laboratório de Biomecânica UP, Capitania do Porto de Viana do Castelo, Junta de Freguesia de Afife, Junta de Freguesia de Darque, Federação Portuguesa de Surf, Federación Galega de Surf, Quiksilver, Roxy, Pólen Surfboards,  Bio Boards, Silampos, Delta Cafés, Clínica Carlos Rio, Sprint Med, Amorim Isolamentos, VW M&Costas, Allianz e Cabo d`Mar.

    Boas Ondas! Melhor Surf!

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • viana do castelo
  • Surf Clube de Viana
  • surf
  • bodyboard
pub
similar News
similar
novembro 19
Mais de duas toneladas de plástico recolhido durante o verão
novembro 19
Ondas grandes devem regressar amanhã à Nazaré
novembro 20
Gelo pode desaparecer do Ártico dentro de 25 anos
novembro 18
Nic von Rupp nomeado para os Surfer Awards de 2019
novembro 20
Videovigilância irá proteger os cavalos-marinhos da Ria Formosa
novembro 20
Praia na Sardenha passará a ser paga e com lotação limitada
novembro 20
Martim Paulino conquista o título nacional de esperanças Sub-16