Homepage

  • O futuro aponta para o desenvolvimento e criação de pranchas de surf completamente sustentáveis
  • Um grupo de surfistas da Universidade de San Diego acaba de dar um salto potencialmente enorme na criação de pranchas sustentáveis, tendo criado uma prancha com um blank (bloco) feito de algas.

    O potencial das algas começa a ser descoberto gradualmente, já era utilizado como fertilizante nos campos há muitos anos atrás, agora começa a ser visto com novos olhos, como para ser utilizado na alimentação e também para criação de pranchas de surf.

    Como surfistas que somos e com a preocupação que temos pela conservação do meio ambiente e em especial o mar, torna-se um contrassenso utilizarmos pranchas fabricadas através de combustíveis fósseis....

    No entanto aproximam-se mudanças. A equipe, liderada pelo professor de biologia Stephen Mayfield, uniu-se à Arctic Foam, maior fabricante da América do Norte de blanks de surf para criar a prancha. Para terem a certeza de que estão a fazer as coisa em condições, recrutaram o lendário surfista Rob Machado para os ajudar com o projeto.

    Os blanks (blocos) das pranchas de surf são atualmente feitas exclusivamente de poliuretano, um plástico derivado do petróleo que tem uma pegada de carbono bastante grande. Mas como Mayfield explicou a Phys.Org: "O petróleo é óleo de algas. É apenas fossilizado, 300 milhões a 400 milhões de anos de idade e enterrado no subsolo. "

    O especialista em algas, que já surfa há 45 anos, trabalhou com um professor de química, assim como com os seus alunos para encontrar uma maneira de extrair o óleo de algas e transformá-lo em um composto químico que se comporta quase exatamente como o poliuretano.

    "Como surfistas, mais do que qualquer outro desporto, estamos totalmente ligados e imerso no ambiente oceânico", disse Mayfield. "E a ligação a esse ambiente é concretizada através de um pedaço de plástico feito a partir de combustíveis fósseis." "Isso mostra que ainda podemos desfrutar do oceano, mas fazê-lo de uma forma ambientalmente sustentável." E embora nem todos os aspetos desta prancha tenham sido feitos de uma forma completamente sustentável, facilmente poderão ser no futuro, de acordo com Mayfield. "No futuro, acreditamos que a prancha será 100 por cento feita de forma sustentável - a fibra de vidro tal como a resina no exterior virão de um recurso renovável".

    Resta saber se os fabricantes de pranchas começarão a fabricar blanks feitos de algas, e pranchas 100% sustentáveis ​​comercialmente, mas o desenvolvimento aponta para um futuro brilhante como fabrico de pranchas de surf ambientalmente amigáveis, dependerá em muito dos custos de desenvolvimento da tecnologia e das matérias primas.

    Fonte - We are surfers

    Foto - Disrupt 

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Sustentabilidade
  • Sustentável
  • Ecologia
  • pranchas ecologicas
  • Rob Machado
  • reciclagem
similar News
similar
maio 30
Houve mais de 200 interações entre orcas e barcos na costa atlântica ibérica em 2022
junho 01
Praias da Caparica estão entre as 20 mais 'instagramáveis' da Europa
junho 02
Chuva e trovoada colocam 12 distritos sob aviso amarelo
junho 02
Portugal vê primeiro surfista cair na repescagem do Mundial ISA de El Salvador
junho 01
Não houve vítimas mortais nas praias portuguesas em maio
junho 01
Trovoada 'frequente e concentrada' deixa seis distritos sob aviso laranja
junho 01
Em plena polémica com a WSL, Medina pensa nos Jogos Olímpicos: 'Quero estar em Paris'2024'