Homepage
- Infelizmente, é uma realidade cada vez mais comum vermos estes nossos amigos a darem à costa, pelas piores razões.
-
-
Durante a tarde de ontem, dia 24 de janeiro, deu à costa, na praia da Foz do Rio Lizandro, na Ericeira, um golfinho com cerca de dois metros de comprimento.
Nesta sequência, o Comando-local da Polícia Marítima de Cascais contactou com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que confirmou tratar-se de um golfinho comum.
O golfinho-comum (Delphinus delphis) tem um padrão em forma de ampulheta e as suas cores características são animais que facilmente se identificam no mar. É uma das espécies de cetáceos mais comuns nos Açores e em Portugal de uma forma geral, e podem ser vistos durante o ano inteiro.
O golfinho-comum é uma espécie bastante gregária e por vezes é possível encontrar grupos de várias centenas de animais, embora normalmente formem grupos de apenas algumas dezenas.
Medem em média 2.5m e pesam perto de 80kg, e são animais bastante ágeis, viajando a grande velocidade e saindo completamente da água com frequência. Também é frequente que se aproximem da proa de embarcações que estão a navegar rápido para nadarem na onda provocada pela deslocação do barco.
O cadáver encontrado ontem, foi recolhido e encaminhado para aterro sanitário pelos serviços da Junta de Freguesia da Ericeira.
Infelizmente, é uma realidade cada vez mais comum vermos estes nossos amigos a darem à costa, pelas piores razões.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fonte e Fotografias: AMN
-
