Homepage

  • Frio: Temperaturas vão descer até 9 graus
    16 janeiro 2017
    arrow
    arrow
  • As mínimas serão de zero graus junto ao litoral e nas regiões do interior, serão inferiores a zero.
  • As temperaturas vão descer entre 04 e 09 graus Celsius a partir de quarta-feira em Portugal continental devido a uma massa de ar continental mais fria e seca, adiantou à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

    De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), hoje e terça-feira prevê-se céu pouco nublado ou limpo temporariamente com alguma nebulosidade na zona fronteiriça da região norte durante a tarde e as temperaturas não vão sofrer alterações relativamente ao que têm estado nos últimos dias.

    "Depois na quarta-feira e previsivelmente até pelo menos ao dia 20 ou 21 [sexta-feira ou sábado] vamos ter frio mais a sério porque neste momento o que temos a afetar o continente é uma massa de ar polar que vem na circulação do anticiclone que está localizado a noroeste da Península Ibérica e gradualmente até quarta-feira esse anticiclone vai-se estender em direção ao interior da Europa, principalmente Europa de norte", disse.

    Segundo Maria João Frada, o anticiclone vai ter um posicionamento diferente dando origem a uma corrente de leste com transporte de uma massa de ar continental, portanto mais fria e seca.

    "Já não vai ser polar, vai ser uma massa de ar com características termodinâmicas e ar Ártico, ou seja, é mais seca e fria relativamente ao que temos tido até agora. Por isso, prevê-se, com um grau de probabilidade muito elevado, que a partir de quarta-feira ou exatamente na quarta-feira haja uma descida significativa da temperatura quer da mínima quer da máxima", explicou.

    Na sequência desta massa de ar fria e seca, está prevista, segundo Maria João Frada, uma descida da temperatura mínima da ordem dos 04 a 06 graus e uma descida das máximas de 07/08 ou 09 graus.

    "As mínimas serão de zero graus junto ao litoral. Nas regiões do interior serão inferiores a zero, variando entre -03 e -07 graus no interior norte e centro. As máximas não vão ultrapassar os 10 graus, com exceção do Algarve onde podem chegar aos 12/14 graus. No interior haverá sítios onde serão mesmo inferiores aos 05 graus", disse.

    A meteorologista do IPMA indicou também que devido à massa de ar seca e fria, os valores da humidade são muito baixas, sendo provável que não haja precipitação e a ocorrer seria de neve", disse.

    "No entanto, estamos a prever geada no litoral e como a humidade é relativa é provável que haja geada negra [geada com características que leva à destruição da planta]", disse.

    Assim, para as regiões do interior norte e centro as temperaturas mínimas serão de -03 e -07, no interior sul de -02/-03 a 0 graus, no litoral entre 02 e 0, com exceção do Algarve entre 02 e 04 graus.

    No que diz respeito às máximas, serão inferiores a 05 graus no interior norte e centro, no litoral entre 08 e 09, com exceção do Algarve entre 12 e 14.

    Fotografia: Praia do Norte em Sines por Luis Raposo

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • meteorologia
  • frio
  • temperaturas
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • ipma
  • Previsão do tempo
  • inverno
  • janeiro
pub
similar News
similar
março 31
Campeão mundial espanhol de surf adaptado está infetado com coronavírus
março 31
Kelly Slater mostra dotes musicais em composição própria (Vídeo)
março 31
Em quarentena, campeã olímpica treina em piscina insuflável (Vídeo)
março 31
Escola de Surf da Figueira contorna quarentena com aulas online
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura
março 31
ISA World Surfing Games adiados por tempo indeterminado
março 31
Multas para surfistas chegaram a J-Bay