Homepage
- A Comissão Nacional de Emergência (CNE) pede às serviços municipais de emergência para que estejam vigilantes
-
-
A Comissão Nacional de Emergência (CNE) declarou um Alerta Verde para o Vale Central no passado dia 5, enquanto o Vulcão Turrialba continuou a enviar cinzas para o céu, na mais recente das erupções (que têm sido frequentes ao longo das duas últimas semanas)..
Uma declaração da Casa Presidencial indicou que uma combinação de erupções contínuas, e o ar seco que paira sobre a América Central reduziu a hipótese de chuva e ventos fortes, todos contribuíram para o aumento de queda de cinza na área.
O CNE pede às comissões serviços de emergência para que estejam vigilantes, mantenham as suas comunidades informadas e monitorizem os níveis de cinzas. Se os habitantes tiverem de deixar as suas casas, em áreas onde existam cinzas significativas, o governo recomenda que cubram as suas bocas e narizes com toalhas ou máscaras contra poeira. O CNE também sugere não consumir alimentos ao ar livre e até mesmo evitar conduzir em áreas com altos níveis de cinzas.
Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (OVSICORI) da Universidade Nacional relatou mais cinzas a serem transportadas por ventos do sudoeste para a área metropolitana de San José. Foram reportados carros e edifícios cobertos por cinza em toda a capital e no Vale Central, incluindo o norte até Heredia e o oeste até Escazú.
De acordo com um relatório da OVSICORI, as áreas com maior queda de cinzas foram: Barva, Morávia, Santa Bárbara, San Francisco de Heredia, Guadalupe, Coronado, Santo Domingo, Tibás, Escazú, Central Heredia, Pavas, Carrizal, Sabanilla e Alajuela.
O vídeo abaixo, mostra a quantidade de cinza que está a ser enviada para o meio do país.
Foto - OVSICORI-UNA
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
