Homepage

  • Como fumar afeta o teu Surf
    02 janeiro 2017
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Se és apaixonado pelo oceano e ondas, considera parar de fumar. Nem imaginas o que poderás ganhar com isso
  • Há muitos surfistas que fumam. Se és apaixonado pelo oceano e ondas, considera parar de fumar. Nem imaginas o que poderás ganhar com isso. Fumar e surfar, duas palavras com significados opostos. A boa notícia é que um surfista pode parar em qualquer dia do ano. Para quê? Para viver mais, para surfar melhor, para apanhar não só mais ondas como também ondas que outros não conseguiriam apanhar. Cada cigarro contém cerca de 4.000 produtos químicos. Agora, adiciona nicotina e saberás que estás a desperdiçar dinheiro e a diminuir a tua expectativa de vida. Fumar afeta todo o corpo humano, da cabeça aos pés. Perda de cabelo, irritação ocular, cegueira, dores de cabeça, alterações de humor, dores de garganta, perda de dentes, bronquite, pneumonia, tosse, constipações, falta de ar, ataque cardíaco, mãos e pés frios, envelhecimento prematuro da pele, impotência etc. Surfar e fumar não são sinônimos. Nada contra fumadores, mas a verdade é que poderias melhorar as tuas habilidades a surfar de tal forma, que deverias realmente pensar em queimar os últimos cigarros. Um surfista Português que fuma um maço diário de cigarros gasta aproximadamente 1.500€ anualmente. Já imaginaste como isso se traduz em pranchas de surf, fatos, viagens e equipamentos de surf? Tabaco muda surfistas. Fumar prejudica os pulmões e torna a respiração mais difícil. Ela afeta a capacidade pulmonar, uma variável crítica no surf e na remada para as ondas. Um surfista que não fuma usa oxigênio três vezes mais eficientemente do que um não-fumador que não nade ou surfe. Paraste de fumar? Come mais maçãs, atum, amendoim, milho, limões e laranjas, afasta-te de ambientes de fumo, caminhar, correr, nadar e beber grandes quantidades de água ajudam a expulsar o muco rapidamente. A tua função pulmonar será melhorada em 30% em menos de 14 dias a 12 semanas após deixares os cigarros. A falta de ar vai diminuir entre um a nove meses, mas uma semana depois de parares de fumar já estarás a apanhar mais ondas, com mais potência pulmonar. Aqui está o que vai acontecer com o teu surf, após parares de fumar:

    20 minutos: a tua pressão arterial diminui

    8 horas: a quantidade de monóxido de carbono no sangue volta ao normal

    48 horas: as terminações nervosas começam a regenerar; Olfato e palato é reforçado 72 horas: o teu corpo começa a expulsar a nicotina

    2-3 semanas: o pulmão está mais claro, a respiração é mais fácil

    1-3 meses: a função de inalação / exalação melhora substancialmente

    1-9 meses: falta de ar diminui

    12 meses: a função pulmonar global melhora dramaticamente

    5 anos: risco de acidente vascular cerebral reduzido ao de um não-fumador

    10 anos: perigo de cancro de pulmão é menos de metade do que de um fumador

    É uma questão de fazer escolhas. Queres surfar mais? Escolhe a vida, escolha as ondas. Para de fumar e desfruta do oceano e da vida.

    Artigo de We Are Surfers 

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram 

Tags
  • surf
  • stop smoking
  • portugal
pub
similar News
similar
maio 24
Sunny Garcia está a dar sinais de recuperação
maio 23
Praia dos Coxos com uso limitado na época balnear
maio 23
Incêndio destrói bar na praia de Santo Amaro de Oeiras
maio 23
2ª edição da Regata de Portugal no Terminal de Cruzeiros de Lisboa
maio 23
Portugueses em destaque no arranque do EuroSurf Adaptive 2019
maio 23
Afinal, o verão poderá não ter temperaturas anormais
maio 23
Sexta-feira é dia de greve pelo clima!