Homepage

  • Beachcam Spot Report* 7 8 e 9 Janeiro
    06 janeiro 2017
    arrow
    arrow
  • Vêm aí uns bons dias no que toca a matéria de ondas! Vamos descobrir onde e quando?
  • O início do ano começou da melhor maneira, com boas ondas, bons ventos e melhores momentos. O fim de semana que se avizinha, o primeiro do ano, também não vai desiludir. Muito antes pelo contrário!

    NORTE

    Sábado: Com pouco vento leste previsto para este Sábado durante praticamente todo o dia, com excepção depois do almoço ao virar para nortada, esperam-se boas condições em melhores ondas por toda a Região Norte do país. Ondas a rondar 1m de altura, com sets maiores, por Moledo, Vila Praia de Âncora, praias de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira maior. Matosinhos a funcionar com qualidade, na melhor maré, a rondar 0,5m com sets maiores. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar 1m de altura, com sets maiores. Dia de céu limpo, muito convidativo a levar a famíla e amigos à praia.

    Domingo e Segunda feira: Dias idênticos no que toca ao comportamento do vento, com mais intensidade prevista para segunda, mas com brisa leste pela manhã a virar nortada à hora de almoço. Com a ondulação a descer e a inclinar-se ligeiramente para NO, esperam-se alguns cm's e qualidade a menos nas ondas na praia. Sugestões de ontem a servirem também para estes dois dias mas com Leça da Palmeira a ganhar algum destaque devido à orientação do swell.   

    CENTRO

    Sábado: Melhor dia para surfar. Com brisa Leste a permitir offshore até à hora de almoço e a virar para Norte durante a tarde, esperam-se condições alinhadas por essas praias fora. Ondas a rondar 0,5m pelas praias do Meco e Fonte da Telha, maior pela Costa de Caparica desde as praias aos pontões. Algumas ondas marrecas até 0,5m pela Linha de Cascais/Estoril. Melhores e maiores ondas pelo Guincho até 1m sob vento favorável. Tamanho ligeiramente maior por Sintra com Praia Grande, Pequena e todos os picos até à Ericeira a funcionarem dentro das mesmas medidas. Bom também pela região da Ericeira, desde a Foz do Lizandro, São Julião, passando pelo Reef, Matadouro, Ribeira D'Ilhas, Pedra Branca, etc, sempre com ondas a rondar até 1m. Mais a norte, picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruz e Areia Branca com ondas ligeiramente maiores. Destaque também para os spots com vento offshore e side-offshore por Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas a rondar 1m, nos sets maiores como Lagido, maior nos Belgas, Almagreira e picos até ao Cabo Carvoeiro, sempre dentro do mesmo tamanho. Foz do Arelho e São Pedro de Moel maiores como sempre, com ondas a chegarem aos 1,5m. Canhão da Nazaré com bombocas clássicas na Praia do Norte a rondar os 2,5m de altura. Beach breaks na Praia da Vila da Nazaré com alguns picos até 0,5m. Último destaque vai para toda a região e picos da Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 1m de altura, para cima, com muita qualidade nas praias envolventes. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1m e menos vento.

    Domingo: Ondulação a sofrer ligeiras alterações a trazer resultados nada positivos para o surf. Agora com uma inclinação de NO e com uma descida do tamanho até 1m, prevemos ondas nos mesmos spots de ontem mas agora com metade do tamanho, ou ligeiramente maiores. Vento a comportar-se da mesma maneira que Sábado, mas a aumentar a intensidade da parte da tarde com a Nortada. Melhor pela manhã nos spots mas expostos

    Segunda feira: Dia complicado no que toca a condições favoráveis para surf. Com a ondulação ainda muito inclinada a Norte e uma Nortada intensa durante todo o dia, contas difíceis na escolha dos spots com o Cabedelo na Figueira da Foz a ser a melhor opção com offshore. Mesmo assim, ondas idênticas a Domingo até ao fim da manhã, com esperança na entrada de novo swell a trazer melhorias em toda a costa pela tarde. Bom para Kite e Windsurf.  

    SUL

    Sábado: Costa Alentejana e Vicentina, a beneficiarem dum vento leste ao longo do fim de semana a permitir um offshore daqueles à antiga. Boas ondas em praticamente todos os spots ao largo da Costa Ocidental com ondas a rondar 1,5m nas praias de Sagres, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, Mte. Clérigo com Amoreira e Odeceixe um pouco maiores e desordenados. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar até 1,5m, spots Vila Nova Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo até 1m. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente bem mais pequenos. Algumas ondas ainda pela Costa Sul, com surf um pouco pequeno, mas divertido. Sotavento e Barlavento algarvios com ondas desde 0,5m perto de Vila Real de Santo António, Tavira, a aumentar por Faro, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, a crescer mais por Portimão, Lagos, Praia da Luz, ainda maior e a rondar 1,5m pelos picos de Sagres. Melhor período para surfar será certamente pela manhã, com menos vento, que roda para nortada da parte da tarde.

    Domingo: Quebra na ondulação, ao descer cerca de 0,5m e a inclinar-se mais a ONO, tirando até perto de meio metro ao tamanho de ondas na praia. Mesmos destaques de ontem a funcionarem sob as mesmas condições de vento. Algumas nuvens no céu.

    Segunda feira: Dia muito afetado pelas mudanças do vento, agora a soprar moderado a forte de norte durante todo o dia, e da ondulação, também ela a entrar de NO. Não prevemos boas condições para surf nesta Região. Ondas a rondar 0,5m em praticamente todas as praias da Costa Alentejana e Vicentina, salvo Amoreira e Odeceixe com ondas a rondar 1m. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume   

    Divirtam-se, sempre com respeito pelo Mar, bem como uns pelos outros. Bom fim de semana e boas ondas para todos!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • spot report
  • report
  • Beachcam Spot Report
  • Surf Report
  • Previsão Surf
  • ondas
  • portugal
  • norte
  • centro
  • sul
  • algarve
  • alentejo
  • porto
  • lisboa
  • bodyboard
  • Peniche
  • ericeira
  • Santa Cruz
  • praia grande
  • fim de semana
  • janeiro
  • 2017
pub
similar News
similar
março 30
Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 já têm nova data
março 30
Camada de ozono acima da Antártida está a recuperar e já travou mudanças preocupantes
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura (Vídeo)
março 30
COI mantém qualificação de Tóquio’2020 para 2021
março 30
Clube de Surf de Faro lança Surf & Fitness em Casa
março 30
Empresários de Cascais lançam iniciativa que pode ajudar as escolas de surf
março 30
Municípios de Albufeira e Loulé condicionam acesso às praias