Homepage

  • Beachcam Spot Report* 7 8 e 9 Janeiro
    06 janeiro 2017
    arrow
    arrow
  • Vêm aí uns bons dias no que toca a matéria de ondas! Vamos descobrir onde e quando?
  • O início do ano começou da melhor maneira, com boas ondas, bons ventos e melhores momentos. O fim de semana que se avizinha, o primeiro do ano, também não vai desiludir. Muito antes pelo contrário!

    NORTE

    Sábado: Com pouco vento leste previsto para este Sábado durante praticamente todo o dia, com excepção depois do almoço ao virar para nortada, esperam-se boas condições em melhores ondas por toda a Região Norte do país. Ondas a rondar 1m de altura, com sets maiores, por Moledo, Vila Praia de Âncora, praias de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira maior. Matosinhos a funcionar com qualidade, na melhor maré, a rondar 0,5m com sets maiores. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar 1m de altura, com sets maiores. Dia de céu limpo, muito convidativo a levar a famíla e amigos à praia.

    Domingo e Segunda feira: Dias idênticos no que toca ao comportamento do vento, com mais intensidade prevista para segunda, mas com brisa leste pela manhã a virar nortada à hora de almoço. Com a ondulação a descer e a inclinar-se ligeiramente para NO, esperam-se alguns cm's e qualidade a menos nas ondas na praia. Sugestões de ontem a servirem também para estes dois dias mas com Leça da Palmeira a ganhar algum destaque devido à orientação do swell.   

    CENTRO

    Sábado: Melhor dia para surfar. Com brisa Leste a permitir offshore até à hora de almoço e a virar para Norte durante a tarde, esperam-se condições alinhadas por essas praias fora. Ondas a rondar 0,5m pelas praias do Meco e Fonte da Telha, maior pela Costa de Caparica desde as praias aos pontões. Algumas ondas marrecas até 0,5m pela Linha de Cascais/Estoril. Melhores e maiores ondas pelo Guincho até 1m sob vento favorável. Tamanho ligeiramente maior por Sintra com Praia Grande, Pequena e todos os picos até à Ericeira a funcionarem dentro das mesmas medidas. Bom também pela região da Ericeira, desde a Foz do Lizandro, São Julião, passando pelo Reef, Matadouro, Ribeira D'Ilhas, Pedra Branca, etc, sempre com ondas a rondar até 1m. Mais a norte, picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruz e Areia Branca com ondas ligeiramente maiores. Destaque também para os spots com vento offshore e side-offshore por Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas a rondar 1m, nos sets maiores como Lagido, maior nos Belgas, Almagreira e picos até ao Cabo Carvoeiro, sempre dentro do mesmo tamanho. Foz do Arelho e São Pedro de Moel maiores como sempre, com ondas a chegarem aos 1,5m. Canhão da Nazaré com bombocas clássicas na Praia do Norte a rondar os 2,5m de altura. Beach breaks na Praia da Vila da Nazaré com alguns picos até 0,5m. Último destaque vai para toda a região e picos da Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 1m de altura, para cima, com muita qualidade nas praias envolventes. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1m e menos vento.

    Domingo: Ondulação a sofrer ligeiras alterações a trazer resultados nada positivos para o surf. Agora com uma inclinação de NO e com uma descida do tamanho até 1m, prevemos ondas nos mesmos spots de ontem mas agora com metade do tamanho, ou ligeiramente maiores. Vento a comportar-se da mesma maneira que Sábado, mas a aumentar a intensidade da parte da tarde com a Nortada. Melhor pela manhã nos spots mas expostos

    Segunda feira: Dia complicado no que toca a condições favoráveis para surf. Com a ondulação ainda muito inclinada a Norte e uma Nortada intensa durante todo o dia, contas difíceis na escolha dos spots com o Cabedelo na Figueira da Foz a ser a melhor opção com offshore. Mesmo assim, ondas idênticas a Domingo até ao fim da manhã, com esperança na entrada de novo swell a trazer melhorias em toda a costa pela tarde. Bom para Kite e Windsurf.  

    SUL

    Sábado: Costa Alentejana e Vicentina, a beneficiarem dum vento leste ao longo do fim de semana a permitir um offshore daqueles à antiga. Boas ondas em praticamente todos os spots ao largo da Costa Ocidental com ondas a rondar 1,5m nas praias de Sagres, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, Mte. Clérigo com Amoreira e Odeceixe um pouco maiores e desordenados. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar até 1,5m, spots Vila Nova Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo até 1m. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente bem mais pequenos. Algumas ondas ainda pela Costa Sul, com surf um pouco pequeno, mas divertido. Sotavento e Barlavento algarvios com ondas desde 0,5m perto de Vila Real de Santo António, Tavira, a aumentar por Faro, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, a crescer mais por Portimão, Lagos, Praia da Luz, ainda maior e a rondar 1,5m pelos picos de Sagres. Melhor período para surfar será certamente pela manhã, com menos vento, que roda para nortada da parte da tarde.

    Domingo: Quebra na ondulação, ao descer cerca de 0,5m e a inclinar-se mais a ONO, tirando até perto de meio metro ao tamanho de ondas na praia. Mesmos destaques de ontem a funcionarem sob as mesmas condições de vento. Algumas nuvens no céu.

    Segunda feira: Dia muito afetado pelas mudanças do vento, agora a soprar moderado a forte de norte durante todo o dia, e da ondulação, também ela a entrar de NO. Não prevemos boas condições para surf nesta Região. Ondas a rondar 0,5m em praticamente todas as praias da Costa Alentejana e Vicentina, salvo Amoreira e Odeceixe com ondas a rondar 1m. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume   

    Divirtam-se, sempre com respeito pelo Mar, bem como uns pelos outros. Bom fim de semana e boas ondas para todos!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • spot report
  • report
  • Beachcam Spot Report
  • Surf Report
  • Previsão Surf
  • ondas
  • portugal
  • norte
  • centro
  • sul
  • algarve
  • alentejo
  • porto
  • lisboa
  • bodyboard
  • Peniche
  • ericeira
  • Santa Cruz
  • praia grande
  • fim de semana
  • janeiro
  • 2017
pub
similar News
similar
setembro 24
Projeto de salvamento aquático da AESDP e ISN a caminho de Sagres
setembro 25
Guincho vai receber o Campeonato Nacional de Kitesurf da FPKite
setembro 25
Equipa lusa do The Climate Reality Project promove ação de limpeza de praias
setembro 25
Projeto 'The Unwanted Shapes' vai estar presente no MEO Portugal Cup of Surfing
setembro 25
Primeira fim de semana de outono terá sol e pequena subida de temperatura
setembro 27
Vasco Ramalheira, da prancha dividida na Costa Nova aos Jogos Olímpicos de Tóquio
setembro 25
Dezenas de portugueses na luta pelo título europeu júnior em Espinho
pub