Homepage

  • Beachcam Spot Report* 5 a 13 de Janeiro
    09 janeiro 2017
    arrow
    arrow
  • Semana promete ondas pelo Norte, Centro e Sul do país. Vamos descobrir onde?
  • Os dias de Lestadas acabaram e o vento Norte "Nortadou" nada em aparecer. Já estamos habituados. Boas notícias para uns, más para outros, o importante é que as ondulações não param mesmo de entrar e ninguém vai ficar de braços a abanar, pois nesta semana que aí vem vai haver surf para todos!

    NORTE

    Segunda feira: Consulta aqui o report para hoje.

    Terça feira: Dia cinzento e com muito vento logo desde cedo a afetar o surf durante o dia, que só estará mesmo acessível sob condições mínimas em modo matinal, em ondas até 1m pela costa fora, maior nos spots mais expostos. Bom para Kite e Windsurf nos locais do costume.

    Quarta feira: Ainda com algum vento norte previsto, mar agitado a não oferecer muita qualidade às ondas, que andarão a rondar 1,5m pelas praias do Norte, com Matosinhos mais alinhado devido ao vento em ondas até 1m.

    Quinta feira: Brisa de Leste a permitir offshore logo desde cedo até perto do almoço, a virar Nortada para a tarde. Boas ondas até 1m de altura, com sets maiores, por Moledo, Vila Praia de Âncora, praias de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim significativamente mais pequenos, Azurara, Mindelo dentro dos mesmos valores e Leça da Palmeira maior. Matosinhos a funcionar na melhor maré, a rondar 0,5m com sets maiores. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar 1m de altura, com sets maiores. Mar a subir da parte da tarde.

    Sexta feira: Vento e ondulação a aumentarem, com a Nortada a ganhar alguma intensidade e a ondulação a subir até aos 2.3m. Surf muito condicionado nas mesmas praias de ontem mas agora a funcionar com alguns cm's a mais no tamanho de onda, cerca de 0,5m a 1m nos spots mais expostos. Matosinhos e Espinho são a sugestão do dia. Bom para Kite e Windsurf.

    CENTRO

    Segunda feira: Consulta aqui o report para hoje.

    Terça feira: Muita Nortada prevista para esta terça feira, com o mar a subir até aos 2,3m de NO ao longo do dia a formar ondas de cerca de 1m a 1,5m e a dificultar as contas para bom surf na Costa Ocidental salvo opções com offshore como Porto Batel, Supertubos e Cabedelo na Figueira da Foz. Linha de Cascais a merecer um surf check ao final do dia. Apesar de cinzento e da probabilidade da queda de chuva, dia excelente para os amantes de desportos de vento.

    Quarta feira: Ainda com a Nortada a predominar o dia em termos de vento, ondas razoáveis apenas nos locais com offshore de ontem, Linha do Estoril e Cascais com alguma agitação pelos picos na melhor maré e praias da margem sul como Caparica. Fonte da Telha, Meco, etc, com algumas ondas surfáveis no período com menos vento. Ondas a fechar e a rondar 2m pelas praias mais expostas

    Quinta feira: Provavelmente, melhor dia em termos de condições para surf. Brisa oriunda de NE a permitir side offshore pela manhã e a virar Nortada fraca da parte da tarde, em ondas a rondar 0,5m, com sets maiores pelas praias do Meco e Fonte da Telha, maior ainda pela Costa de Caparica desde as praias aos pontões. Algumas ondas marrecas até 0,5m pela Linha de Cascais/Estoril. Melhores e maiores ondas pelo Guincho a rondar 1m e tamanho ligeiramente maior por Sintra com Praia Grande, Pequena e todos os picos até à Ericeira a funcionarem dentro das mesmas medidas. Bom também pela região da Ericeira, desde a Foz do Lizandro, São Julião, passando pelo Reef, Matadouro, Ribeira D'Ilhas, Pedra Branca, etc, sempre com ondas até 1,5m. Mais a norte, picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruz e Areia Branca com ondas ligeiramente maiores. Destaque também para os spots com vento offshore e side-offshore por Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas a rondar 1,5m, nos sets maiores com o Lagido bem mais pequeno. Maior nos Belgas, Almagreira e picos até ao Cabo Carvoeiro, sempre dentro do mesmo tamanho. Foz do Arelho e São Pedro de Moel maiores como sempre, com ondas a chegarem aos 3m. Canhão da Nazaré a disparar ondas na Praia do Norte a rondar os 5m de altura. Beach breaks na Praia da Vila da Nazaré com alguns picos até 0,5m. Último destaque vai para toda a região e picos da Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 1m de altura, para cima, com muita qualidade nas praias envolventes. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas a rondar 1m e menos vento.

    Sexta feira: Mar a subir e Nortada a voltar para estragar as contas de bom surf na Região Centro. Destacamos novamente as praias com possibilidade de offshore mencionadas anteriormente, Linha de Cascais/Estoril/Oeiras com ondas por São Pedro, Parede, Carcavelos....

    SUL

    Segunda feira: Consulta aqui o report para hoje.

    Terça e Quarta feira: Muita ventania e dias nublados previstos para estes dois dias, com Nortada intensa a estragar os planos para bom surf ao largo da Costa Ocidental. Surf somente pelos spots mais abrigados, perto de 1m na Terça e a rondar 1,5m na Quarta. Destaque para os picos a Sul e Sudeste de Sagres, com offshore e ondas a rondar 1m. Bom para os amantes de vento darem um saltinho até ao seu spot favorito

    Quinta feira: Finalmente alguma calmia pela Costa Alentejana e Vicentina, a beneficiarem dum vento Leste bem cedinho a permitir um offshore matinal, a rodar para brisa Oeste pela tarde. Boas ondas em praticamente todos os spots ao largo da Costa Ocidental com ondas até 1,5m nos sets maiores pelas praias de Sagres, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, mais pequeno a rondar 1m pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana e Mte. Clérigo. Amoreira e Odeceixe com ondas um pouco maiores e desordenadas. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar a rondar 1m , mais pequeno pelos spots Vila Nova Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo acima de 0,5m. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente bem mais pequenos. Surf divertido pelo Sotavento Algarvio a dar algumas ondas somente pela parte da tarde, a rondar 0,5m desde Vila Real de Santo António até à Quarteira/Vilamoura.

    Sexta feira: Mesmos destaques de Quinta da Costa Alentejana e Vicentina, a servirem de cábula para hoje. Com uma brisa de Norte a não dever afetar muito o surf, esperamos ondas de tamanho moderado, agora com o mar a subir e ondas cerca de 0,5m maiores que ontem

    Tenham cuidado com o mar e com o frio, protejam-se bem esta semana dos agentes da Natureza e protejam  ainda melhor as nossas lindas praias. Boa semana e boas ondas! 

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • Janeiro
  • 2017
  • Norte
  • Sul
  • Centro
  • Portugal
  • Surf
  • Report
  • Ondas
  • swell
  • Ondulação
  • Previsão Ondas
  • Previsão Surf
  • windguru
  • fnmoc
  • Beachcam Spot Report
  • nortada
  • vento
  • Offshore
pub
similar News
similar
novembro 30
Cientistas querem estudar profundezas dos oceanos durante uma década
novembro 30
Vai nascer em Espanha a maior praia artificial da Europa
novembro 30
Portugal é o país da União Europeia mais perto de atingir as metas climáticas para 2030
novembro 30
Windsurf: Oficializado o recorde mundial do Guinness da maior onda surfada por uma mulher
novembro 30
Cabo Verde bate recorde de ninhos de tartarugas registados num ano
novembro 30
Luz verde ao processo de 6 jovens portugueses contra 33 países por causa das alterações climáticas
novembro 27
Cordão dunar entre as praias de Quiaios e Murtinheira vai ser reforçado
pub