Homepage

  • Beachcam Spot Report* 28 e 29 de Janeiro
    27 janeiro 2017
    arrow
    arrow
  • Previsões para o último fim de semana do mês! Já sabem onde vão estar as melhores ondas?
  • Fim de semana atípico em termos de ondas, mas com boas oportunidades para quem as quiser aproveitar  todos os momentos que a Natureza nos proporciona. Não vá vir aí a GALP ou a ENI e ainda nos tramam os planos. Para sempre. Ora vamos a isto:

    NORTE

    Sábado: Apesar do vento não querer ajudar o surf ao longo do dia, a soprar de Oeste pela manhã e a rodar para Sul pela tarde, ondas a rondar 2,5m, com sets maiores, por Moledo, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho para Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira maior. Matosinhos a funcionar na melhor maré, até 1,5m nos sets maiores. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar 2m. 

    Domingo: Substituição de última hora no swell, a ter lugar pelo meio da manhã e a dar lugar à entrada de uma nova ondulação, agora de baixo período (a rondar os 8 segundos) e orientada de OSO. Muito vento Sul previsto para o período da manhã, com calmia prevista para a tarde. Mesmos spots de ontem a funcionarem para hoje, mas com cerca de menos 0,5m ou mais nos sets

    CENTRO

    Sábado: Não vai ser fácil encontrar boas condições para surf durante este sábado na Região Centro. Com o vento a soprar fraco mas de Oeste durante toda a manhã e a rodar para Sudoeste da parte da tarde, nem a ondulação irá ajudar nas surfadas ao entrar pela manhã com 3.7m de NO e a cair para 2.7m também de NO ao final do dia. Destaque para a Linha de Cascais/Estoril/Oeiras, com ondas a rondar 1m desde os picos da Vila de Cascais, passando pelo Estoril, Parede, Carcavelos e claro, mais pequeno e divertido pelos spots de Oeiras. Na Costa Ocidental, prevemos ondas a rondar 1m por Sesimbra, 2m pela Costa de Caparica e maiores a Norte do Cabo Raso, a chegarem aos 3m nos spots mais expostos, algo desordenadas pelo vento e de difícil acesso. Algumas ondas pelos spots mais abrigados em Peniche, até 1,5m, como por exemplo: Molhe Leste. Nazaré a disparar balas do Canhão em ondas até 6m pela Praia do Norte. Os mais corajosos vão querer espreitar o Guincho ao final do dia, protegido do vento e a rondar 2 metrões. Muito, mas mesmo muito cuidado com o mar.  

    Domingo: Vento Sul a soprar durante todo o dia e com mais intensidade comparativamente com Sábado. Ondulação ainda a entrar de ONO mas com valores menos animalescos e mais estável que ontem. Prevemos ondas razoáveis de tamanho residual em praticamente todos os spots da Costa Centro. Ondas a rondar 0,5m pelas praias de Sesimbra, maiores a rondar 1m nos sets maiores pelo Meco e Fonte da Telha com tamanhos similares por toda a Costa de Caparica até 1,5m. Algum surf sob onshore pela Linha, em ondas marrecas de meio metrão picos de Cascais, Estoril e claro Carcavelos, sempre nas melhores marés, com picos de Oeiras a rolar, mas ainda mais pequenos. Guincho a ser dos poucos que não sai prejudicado com o vento, com ondas chegar aos 2m em sideoffshore. Tamanho idêntico ou maior pela Praia Grande, com picos até à Ericeira a funcionar dentro das mesmas medidas. Surf ligeiramente mais pequeno mas com oportunidades de fundo de rocha, por todos os picos da região da Ericeira. Mais a norte, spots até Santa Cruz e arredores com ondas ligeiramente maiores. Peniche, desde Supertubos até ao Baleal, com ondas consistentes até 1,5m. Lagido, Belgas, Almagreira e picos até ao Cabo Carvoeiro com boas ondas, ligeiramente mais pequenas. Foz do Arelho e São Pedro de Moel para os duros até 3m, com o Canhão da Nazaré a formar ondas na Praia do Norte até aos 4m de altura. Mais vento a Norte da Região da Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 1,5m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas a rondar 1,5m e menos vento, com Praia do Labrego e Barra mais pequenas.

    SUL

    Sábado: Com a nova ondulação a descer dos 3.7m até aos 2.8m pelo final do dia e a rodar de ONO para NO, algumas ondas desordenadas pelo vento (quer irá soprar fraco, de Oeste), algo ariscas, mas surfáveis por praticamente todos os spots da Costa Alentejana e Vicentina. Destaque para locais mais abrigados como Sines (São Torpes) e Milfontes (Porto das Barcas) por exemplo, ou mais abaixo, nas praias a Sudeste da Península de Sagres. Algumas ondas também pelo Sotavento e Barlavento algarvios, sempre entre a rondar os 0,5m, com algumas até 1m de altura.

    Domingo: Só uma palha ou outra é que se irá mexer devido ao vento, que irá soprar bastante fraco ao longo do dia em toda a região. Com o vento a vir de Sul pela manhã e a rodar para Oeste da parte da tarde, prevemos que as ondas não se vão deixar afetar muito por este percalço de onshore fraquinho. Ondas até 1,5m pelas praias da Costa Alentejana e Vicentina com destaque para as praias desta última zona a formarem melhores ondas, sob vento sideoffshore pela manhã. Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, tudo com boas ondas.

    Tenham um bom fim de semana com melhores ondas!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: MagicSeaWeed.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Previsão Ondas
  • Ondulação
  • swell
  • ondas
  • surf
  • bodyboard
  • norte
  • sul
  • centro
  • portugal
pub
similar News
similar
setembro 29
Presença de Alex Botelho marcou formação 'Surf & Rescue' em Sagres
setembro 29
Tomás Lacerda e Ângela Fernandes vencem o Nacional de SUP Wave
setembro 29
MEO Portugal Cup of Surfing está ON em Ribeira d’Ilhas
setembro 29
Quarta-feira é dia de 'Surf para Todos' na Praia de Matosinhos
setembro 29
Drones podem vir a recolher lixo das praias portuguesas após 2022
setembro 29
Matosinhos encerra primeiro ciclo das formações 'Surf & Rescue'
setembro 29
Tomás Lacerda e Verónica Silva são campeões nacionais de SUP Race Técnico
pub