Homepage

  • Beachcam Spot Report* 23 a 27 Janeiro
    23 janeiro 2017
    arrow
    arrow
  • Semana com ondas de Norte a Sul do país, desde o Algarve até ao Minho, passando pela Linha de Lisboa!
  • Felizmente, a Mãe Natureza e o São Pedro têm consultado os nossos reports e não nos têm deixado ficar mal em matéria de ondas, com boas sessões ao largo de todo o país, durante os últimos dias. Ao que parece, o mar vai subir duas vezes esta semana e as ondas vão aparecer por aqui e por ali, com ventos favoráveis e outros menos. Vamos descobrir onde?

    NORTE

    Segunda feira: Algumas oportunidades de surf. Consulte as nossas livecams e reports para saber mais.

    Terça e Quarta feira: Dias idênticos no que toca aos melhores spots para surfar, com alguma qualidade espalhada por quase todas as praias e pontões da região. Boas ondas a rondar 2m por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho para Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, com Mindelo e Leça da Palmeira maiores. Matosinhos a funcionar na melhor maré, a rondar 1m com alguns sets maiores. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar 1,5m, também com alguns sets maiores. O vento irá soprar fraco de leste, a permitir offshore, na terça até meio da tarde, com uma virada prevista para oeste ao longo da tarde. Na quarta iremos verificar uma pequena descida de ondulação, a reitrar alguns cm's às ondas na praia, bem como o vento de Sudeste irá rodar para Sul no decorrer do dia.

    Quinta feira: Com muito vento Sul e a ondulação a atingir o pico a meio do dia nos 4,4m de altura, não prevemos condições para surf na Região Norte. No entanto, boa oportunidade para todos os amantes de desportos de vento! Céu cinzento e alguma chuva prevista.

    Sexta feira: Ainda com muita ondulação e vento durante praticamente todo o dia, pequena janela de oportunidade durante a manhã de sexta, com menos vento (ainda de Sul) e ondas a rondar 2,5m em praticamente todas as praias da Costa Ocidental Norte, com Matosinhos e praias mais a Sul a aguentarem as condições durante todo o dia, sob offshore com ondas até 1,5m. Vento a intensificar-se e a rodar para Norte a meio do dia.

    CENTRO

    Segunda feira: Algumas oportunidades de surf. Consulte as nossas livecams e reports para saber mais.

    Terça e Quarta feira: Vai ser durante estes dois dias que iremos encontrar as melhores condições pela Costa Ocidental Centro, com menos vento e por vezes até favorável a originar offshore nalguns spots. Nova ondulação a entrar pela manhã de terça adentro, orientada a ONO com 2,3m e elevado período (17 segundos) a formar boas ondas por essa costa fora. Esperam-se boas ondas a rondar 1m pelas praias de Sesimbra, maiores até 1,5m nos sets maiores pelo Meco e Fonte da Telha com tamanhos similares por toda a Costa de Caparica com ondas até 1m, nos sets maiores, desde as praias aos pontões, passando pela famosa Cova do Vapor mais pequena e um pouco desordenada. Algum surf sob offshore pela Linha, em ondas até 1m pelos picos de Cascais, Estoril e claro Carcavelos, sempre nas melhores marés, com picos de Oeiras a rolarem, mas mais pequenos. Guincho algo afetado pelo vento e com ondas chegar aos 2m, tamanho idêntico ou maior pela Praia Grande, com picos até à Ericeira a funcionar dentro das mesmas medidas. Surf ligeiramente mais pequeno mas com oportunidades de fundo de rocha, por todos os picos da região da Ericeira. Mais a norte, spots até Santa Cruz e arredores com ondas ligeiramente maiores. Destaque especial para os spots com vento offshore e side-offshore por Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas consistentes até 2m. Lagido, Belgas, Almagreira e picos até ao Cabo Carvoeiro com boas ondas, ligeiramente mais pequenas. Foz do Arelho e São Pedro de Moel para os duros até 3m, com o Canhão da Nazaré a formar ondas na Praia do Norte até aos 5m de altura. Destaque também para a Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 1,5m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas a rondar 1,5m e menos vento, com Praia do Labrego e Barra mais pequenas. Nortada prevista para terça feira, com o vento a rodar para Sul na quarta. Ondulação a cair de tamanho e a diminiur o período para quarta, a retirar algum tamanho e qualidade às ondas.

    Quinta feira: Condições muito adversas para surf em toda a Região Centro. Com vento forte de Sul previsto durante todo o dia e a ondulação a atingir os 3,6m de altura, ondas difíceis se esperam por essas praias fora. Não destacamos nenhum spot em particular salvo um surf check pelo Molhe Leste e Baía de Peniche com ondas até 2m à tarde, período com menos vento. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais

    Sexta feira: Último dia da semana a ser novamente um pouco tricky, no que toca a bons spots para surfar. Muito vento previsto mas agora sob forma de Nortada, com o swell ainda a entrar com 3,4m de ONO e a ser substituido por nova ondulação ao final da manhã, agora orientada a NO com 4,2m de altura e 18 segundos de período. Ondas a rondar 1,5m, com alguns sets maiores, pelos picos da Arrábida e Sesimbra mas sob vento Norte a permitir offshore. Igual sorte pela Linha de Cascais/Estoril/Oeiras com ondas de uma ponta a outra, desde 2,5m por Cascais, mais pequeno pelo Mte. Estoril, Tamariz, Azarujinha, Poça, São João, 2m pelos expressos de São Pedro do Estoril, Bafureira, Avencas, mais pequeno pela Parede e a subir novamente por Carcavelos. Ondas a rondar 1m / 1,5m pela Torre, Inatel, Santo Amaro, Saisa, Escadinhas, Paço de Arcos e até 1m nos maiores sets pelos picos até Caxias. Algumas marrecas até 0,5m pela Cruz Quebrada e Dafundo. Último destaque para a matinal por Supertubos e Cabedelo a funcionarem sob offshore pela manhã em ondas até 2,5m

    SUL

    Segunda feira: Algumas oportunidades de surf. Consulte as nossas livecams e reports para saber mais.

    Terça e Quarta feira: Com apenas alguma diferença no tamanho e período de ondulação (a diminuirem para quarta) e comportamento do vento, esperam-se condições bem semelhantes para estes dois dias a meio da semana. Boas ondas a rondar 2m pelas praias e picos de Sagres, mais pequeno na Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana e Mte. Clérigo. Amoreira e Odeceixe com ondas um pouco maiores, mas mais desordenadas. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar a rondar 2m, com sets maiores e mais pequeno agora até 2m pelos spots a Sul e Norte de Vila Nova Milfontes, Malhão, Aivados, spots Porto Covo e beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo a rondar 1,5m. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente bem mais pequenos. Nortada ligeira na terça, a rodar para NO depois de almoço e pequena oportunidade de offshore matinal devido ao vento leste na quarta feira, mas a virar para Sul ainda durante a manhã.

    Quinta feira: Muito vento previsto para esta quinta feira, com o surf a ser muito afetado. Ondas a rondar 1,5m a subirem para 2,5m em quase todos os picos mais expostos da Costa Alentejana e Vicentina e até 1m nos sets maiores no Barlavento e Sotavento algarvios.

    Sexta feira: Dia praticamente impossível de surfar na Costa Alentejana e Vicentina, com muito vento e ondulação previstas. Costa Sul Algarvia a ser única excepção, com ondas surfáveis a rondar 1,5m nos sets maiores desde os picos de Lagos a diminuir de tamanho até Tavira, tudo a rolar sob vento NO a permitir offshore. Picos mais abrigados a Sul de Sagres com vagalhos a rondar 2,5m. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    Respeitem o Mar e cuidem uns dos outros dentro de água. Boa semana e boas ondas!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • janeiro
  • 2017
  • xxl
  • Ondulação
  • swell
  • FNMOC
  • ondas
  • Previsão Ondas
  • surf
  • Previsão Surf
  • windguru
  • previsão da semana
  • beachcam
  • norte
  • sul
  • centro
  • Portugal
  • Offshore
  • Cabedelo
  • Supertubos
  • nortada
  • linha
  • Carcavelos
  • Costa de Caparica
  • oeiras
  • estoril
  • alentejo
  • algarve
  • Peniche
  • nazaré
  • figueira foz
  • ericeira
pub
similar News
similar
outubro 08
Peniche recebe o Rip Curl GromSearch 'Second Chance' 2019
outubro 11
Domingo chuvoso e descida da temperatura no fim de semana
outubro 12
Liga MEO Surf: André Ferreira vence o último Fantasy Surfer do ano
outubro 08
Liga MEO Surf: Portugal Surf Awards coroou os melhores de 2019
outubro 09
Nacional de Surf Esperanças Sub-14 encerra Wave Series 2019
outubro 09
Comissão de Notáveis do Capítulo Perfeito escolhe surfistas
outubro 11
Mais de 50 surfistas inscritos no Nacional de Esperanças Sub-14