Homepage

  • Beachcam Spot Report* 2 a 6 de Janeiro
    03 janeiro 2017
    arrow
    arrow
  • Os primeiros dias do ano vão estar recheados de ondas. Vamos ver onde apanhá-las?
  • Quem é vivo, sempre aparece!

    Depois da azáfama da passagem de ano e consequente temporal, eis o primeiro report do ano cheio de ondas para todos e um pouco por todo o lado. Preparados para as primeiras surfadas do ano?

    NORTE

    Terça feira: Algum surf durante o dia. Verifiquem as nossas livecams e reports para saber mais.

    Quarta feira: Ainda com muita ondulação vinda de sul, mas agora com menos tamanho, esperam-se algumas ondas pelas praias a norte de Leça da Palmeira até Moledo, sempre a rondar 1m. Mais pequeno mas ainda surfável (apesar do vento sideonshore) por Matosinhos. Algumas ondas até 1,5m nos sets maiores por Espinho e praias envolventes.

    Quinta e Sexta feira: Dias idênticos no que toca às condições de vento e ondulação na praia, com pouco vento leste até depois de almoço a permitir offshore e a virar para norte até ao final da tarde. Ondas ondas a rondar 1m, com sets maiores, por Moledo, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira maior. Matosinhos a funcionar com qualidade, na melhor maré, a rondar 0,5m com sets maiores. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar 1m, com sets maiores.

    CENTRO

    Terça feira: Algum surf durante o dia. Verifiquem as nossas livecams e reports para saber mais.

    Quarta feira: Finalmente o vento a acalmar e a permitir condições mais favoráveis para o surf. Com a ondulação ainda muito orientada de Sul, com 1,6m de altura, esperamos algumas ondas até 1,5m por Sesimbra, praias do Meco e Fonte da Telha a rondar o mesmo tamanho com a Costa de Caparica ligeiramente maior. Linha de Oeiras/Estoril/Cascais, tudo até 1,5m com onshore por Caxias, Paço de Arcos, Santo Amaro, Torre, maior por Carcavelos, Parede, São Pedro do Estoril, etc. Guincho com boas ondas a rondar 1m de altura a aguentar devido ao vento moderado de SE. Região de Sinta, Ericeira, Santa Cruz, tudo com ondas a rondar 1,5m mas com algum vento. Melhor opção nos picos de Peniche e Nazaré até 3m mas alinhada pelo vento. Região Centro Norte com boas ondas a partir das 12h00, com menos vento e ondas a rondar 1,5m pela região da Figueira da Foz, Buarcos, Quiaios, Murtinheira, Lavos, Aveiro e Ovar. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume

    Quinta e Sexta feira: Com comportamentos semelhantes no que toca ao tamanho da ondulação e direcção do vento (leste até à hora de almoço a permitir offshore, a virar para norte da parte da tarde) prevemos boas ondas a rondar 1,5m ao longo da Costa Ocidental Centro. Ondas de cerca de 0,5m pelas praias da Foz e Bicas com Fonte da Telha a funcionar em condições muito similares mas com ondas maiores. Toda a Costa de Caparica com ondas alinhadas a rondar 1m com sets maiores, desde as praias aos pontões, passando pela famosa Cova do Vapor. Picos na Linha do Estoril/Cascais com ondas a rondar 0,5m. Guincho com ondas desordenadas a rondar 1,5m, tamanho similar pela Praia Grande com os picos até à Ericeira a funcionarem dentro das mesmas medidas. Surf´s up pela região da Ericeira, desde a Foz do Lizandro, São Julião, passando pelo Reef, Baía dos Coxos, Matadouro, Ribeira D'Ilhas, Pedra Branca, etc, sempre com ondas a rondar 1,5m. Mais a norte, picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruz e Areia Branca com ondas ligeiramente maiores e mais desordenadas. Região de Peniche a funcionar, como sempre, desde Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas consistentes desde 1m a 1,5m. Lagido, Belgas, Almagreira e picos até ao Cabo Carvoeiro com boas ondas, sempre dentro do mesmo tamanho. Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 2m ou maior, com o Canhão da Nazaré a originar ondas na Praia do Norte a rondar os 2,5m de altura. Beach breaks na Praia da Vila da Nazaré com alguns picos até 1m. Destaque também para a Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 1m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1m e menos vento. Para sexta, ligeira caída no tamanho das ondas na praia, a tirar uns 10/20cm's nos sets e algum vento moderado soprando de leste pela manhã.

    SUL

    Terça feira: Algum surf durante o dia. Verifiquem as nossas livecams e reports para saber mais.

    Quarta feira: Com a ondulação ainda a entrar de SO, mas agora com 1.6m de altura e 8 segundos de período, prevemos algumas ondas em mar desordenado, sob vento Sul, em praticamente toda a Costa Alentejana e Vicentina, sempre a rondar 1m e maior nas praias mais expostas. Destaque para os picos a Norte da Península de sagres com side offshoreCosta Sul a beneficiar bastante do sueste pelo Barlavento ao Sotavento Algarvio, apenas com a brisa sideonshore a não permitir condições mais alinhadas. Surf em ondas a rondar 1m de altura, para cima desde Vila Real de Santo António, Manta Rota, Altura, Cabanas, Tavira, maior para Faro, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, Olhão, Carvoeiro, Armação Pêra, Ferragudo, a aumentar novamente de tamanho perto de Portimão, Lagos, Praia da Luz e praias a chegar a Sagres ainda maiores, até perto dos 2m, como o Burgau, Salema, melhor no Zavial, etc. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Quinta e Sexta feira: Com excepção do vento mais intenso e um aumento na ondulação de cerca de 0,5m para sexta, mesmos destaques a funcionarem para estes dois dias na Costa Alentejana e Vicentina. Boas ondas pelas praias da península de Sagres, sempre a rondar 1,5m, com alguns sets maiores, pelo Tonel, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, mais pequeno pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, algo maior e mais desordenado na Amoreira e Odeceixe. Zambujeira do mar dentro dos mesmos valores e spots da Costa Alentejana como Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Almograve, picos a sul e norte de Vila Nova de Milfontes, como as Barcas, Malhão, Aivados, etc, a mesma coisa para os picos de Porto Covo, como Burrinho, L-Point, Vieirinha até 1,5m, com São Torpes mais pequeno. Até 1,5m pela Praia do Norte em Sines e pelos picos mais a Norte, em direção a Setúbal, como Santo André (Vacaria), Melides, Carvalhal, Comporta, Tróia, etc, a funcionarem com qualidade mas com menos uns cm's nos sets. Costa Sul apenas com ondas pela manhã de quinta, desde Vila Real de Santo António até Tavira, com 0,5m de altura.

    Aproveitem o início do ano para refletir, para se focarem nos objetivos e para nos ajudar a proteger as nossas praias. Bom ano a todos!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • beachcam
  • surf spot
  • surf
  • bodyboard
  • ondas
  • swell
  • Previsão Surf
  • Previsão Ondas
  • 2017
  • Offshore
pub
similar News
similar
agosto 19
Julho foi o mês mais quente de sempre no Alasca
agosto 19
Australiano concebe drone para evitar ataques de tubarões a surfistas
agosto 19
Água do mar tem estado mais fria no Algarve do que no Minho
agosto 19
Dugongo mais famoso do mundo morre com plástico no estômago
agosto 19
Temperaturas vão subir e as noites serão 'tropicais'
agosto 19
Buondi Girls Session animou Praia de Carcavelos
agosto 16
Inscrições abertas para curso de Treinadores de Surfing Grau I