Homepage
- Semana marcada pelas boas ondulações e períodos offshore, consulta já aqui as nossas previsões para saber mais.
-
-
Foi um fim de semana com boas ondas de Norte a Sul do país, com surf para todos, muito sol, vento e algum frio. Pois bem, esta semana a história repete-se e o sol, vento, frio e ondas estão de volta, cada um mais intenso que o anterior. Vamos descobrir porquê?
NORTE
Segunda feira: Consulta aqui o report para hoje ou as nossas livecams para ver o mar!
Terça feira: Com pouco vento e ainda menos swell, vai ser um dia estranho pela Região Norte. Ondas marrecas até 0,5m pelas praias viradas mais a Oeste pela manhã e a aumentar de tamanho a partir da hora de almoço a ficar a rondar o meio metrão com 17 segundos de período pelas praias de Espinho, maior em Leça da Palmeira e mais pequeno mas surfável pelos pontões e beachbreaks até Moledo.
Quarta e Quinta feira: Comportamentos idênticos no que toca à direcção de vento para estes dois dias, com o vento sempre a soprar de Leste no sentido do mar e a permitir offshore, mas muito mais intenso no primeiro dia do que no segundo, inclusivé a baralhar as contas de bom surf. Ondulação a cair de 1m na Quarta para 0,8m na Quinta, sempre a formar ondas de tamanho residual a rondar 0,5m com sets maiores. Todos os picos da região a funcionar. Bom para Kite e Windsurf. Dias com temperaturas muito baixas, protejam-se bem.
Sexta feira: Quem espera, sempre alcança. Vai ser aqui que vamos encontrar o melhor dia da semana para surfar na Região Norte do nosso país. Com uma brisa de leste a soprar desde manhã a permitir offshore e a virar para Nortada fraca da parte da parte, esperamos boas ondas a rondar 1m, com sets maiores, por Moledo, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho para Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira maior. Matosinhos a funcionar na melhor maré, a rondar 0,5m nos sets. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas até 1m.
CENTRO
Segunda feira: Consulta aqui o report para hoje ou as nossas livecams para ver o mar!
Terça feira: Ondulação com tamanho diminuto e muito inclinada a Norte a passar praticamente ao lado da Costa Ocidental, a formar ondas surfáveis apenas nos spots mais expostos. Ondas até 0,5m pela Praia Grande, picos de Santa Cruz, Peniche, maior pela Foz do Arelho, Praia do Norte e São Pedro de Moel.
Quarta feira: Surf muito condicionado pelo vento a soprar intenso vindo de leste e a formar um vendaval de offshore por todo o lado, talvez até demasiado para o surf. Ondas a rondar 1m, com sets maiores, a Norte do Cabo Raso, ligeiramente mais pequeno e com mais qualidade a Norte do Cabo Carvoeiro e ainda mais pequeno, agora a rondar o meio metrão pela Margem Sul. Melhores condições sob menos vento ao final da tarde, sobretudo desde a Região de Peniche até à Figueira da Foz, Aveiro, Ovar. Bom dia para os praticantes de Kite e Windsurf.
Quinta feira: Muto frio desde cedo em condições ainda algo afetadas pelo vento Leste, que hoje vira para Nortada à tarde, sobretudo na Grande Lisboa até Peniche mas com toda a região Norte a rolar sob melhor cenário. Prevemos ondas a rondar 0,5m pela Caparica, ligeiramente maior pelo Guincho, a crescer novamente na Praia Grande e a estender-se dentro das mesmas medidas pelos picos até à Ericeira e picos de Santa Cruz. Bem mais pequeno mas surfável pela Região de Peniche, a rondar 1m pela Foz do Arelho, maior na Praia do Norte, da Nazaré e ainda 1m por São Pedro de Moel. Ondulação a cair em tamanho mas não na qualidade por toda a Região da Figueira da Foz, bem como mais a Norte.
Sexta feira: Pelo menos em termos de ondulação, melhor dia da semana nas previsões para surf. Com brisa Norte a soprar ao longo do dia euma ondulação de 1,5m de altura orientada a Oeste, esperamos boas ondas de cerca de 0,5m pelas praias do Meco com Fonte da Telha a funcionar em tamanhos similares. Toda a Costa de Caparica com ondas até 1m, nos sets maiores, desde as praias aos pontões, passando ainda pela famosa Cova do Vapor mais pequena, algo desordenada, mas que deve dar para andar. Pouco surf pela Linha, salvo umas marrecas pelos picos de Cascais, Estoril e claro Carcavelos, sempre nas melhores marés. História diferente na praia do Guincho com ondas chegar a 1,5m, tamanho idêntico e também com qualidade pela Praia Grande, com picos até à Ericeira a funcionar dentro das mesmas medidas. Surf ligeiramente mais pequeno mas divertido e com oprtunidades de fundo de pedra, pela região da Ericeira, desde a Foz do Lizandro, São Julião, passando pelao Reef, Matadouro, Ribeira D'Ilhas mais pequena, Pedra Branca, etc, sempre com boas ondas a rondar 1m com sets maiores. Mais a norte, picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruz, Santa Rita e Areia Branca com ondas ligeiramente maiores. Destaque especial para os spots com vento offshore e side-offshore por Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas consistentes até 1m. Lagido, Belgas, Almagreira e picos até ao Cabo Carvoeiro com boas ondas, sempre dentro do mesmo tamanho. Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 2m, com o Canhão da Nazaré a formar ondas na Praia do Norte a rondar os 3m de altura. Destaque também para a Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 1m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1m e menos vento, com Praia do Labrego e Barra mais pequenas.
SUL
Segunda feira: Consulta aqui o report para hoje ou as nossas livecams para ver o mar!
Terça feira: Dia de surf nulo ou minúsculo para quem o encontrar. Com a ondulação a entrar apenas com 0,7m de altura, vinda de NO, surf a chegar a 0,5m pelas praias mais expostas como a Norte de Sagres, Amado, Arrifana, Amoreira, Odeceixe e Zambujeira.
Quarta e Quinta feira: Contas complicadas para encontrar bom surf devido ao muito frio e vento previstos para estes dois dias. Com o vento a soprar forte pela manhã vindo de Leste, a rodar para sensação de Nortada (NE) da parte da tarde e manter-se até ao final da semana, alguma dificuldade em encontrar picos onde o mar esteja em plena qualidade. Prevemos ondas a rondar 1m por praticamente todos os spots da Costa Vicentina e mais pequenos pela Costa Alentejana. Bom para Kite e Windsurf nos locais do costume.
Sexta feira: Finalmente, mais paz e calmia pela Costa Alentejana e Vicentina a beneficiarem duma pequena redução da intensidade do vento. Com o tamanho da ondulação nos 1,5m e 15 segundos de período, esperamos ondas razoáveis em praticamente todos os spots ao largo da Costa Ocidental Sul a rondar 1m com sets maiores pelas praias de Sagres, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, mais pequeno a rondar 1m pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana e Mte. Clérigo. Amoreira e Odeceixe com ondas um pouco maiores e desordenadas. Surf também no SW Alentejano com Zambujeira do Mar a rondar 1m, com sets maiores e mais pequeno pelos spots Vila Nova Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo acima de 0,5m. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente bem mais pequenos.
Vistam-se a rigor para o frio que aí vem e olhem uns pelos outros dentro de água. Tenham uma boa semana com boas ondas, bons ventos e melhores momentos!
* Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.
Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram<
-
