Homepage

  • Baleia deu à costa à praia em Viana do Castelo
    13 janeiro 2017
    arrow
    arrow
  • Foram realizadas inúmeras tentativas para fazer regressar a baleia à água
  • Ontem, 12 de janeiro, cerca das 11h30, deu à costa, ainda com vida, na praia do Paçô, uma baleia-comum bebé (Balaenoptera physalus). De imediato foram acionados os meios da Capitania do Porto, do Comando-local da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo para tentar salvar a baleia.

    Foram realizadas inúmeras tentativas para fazer regressar a baleia à água, no entanto, sem sucesso, vindo a mesma a morrer cerca das 13h30, A baleia apresentava vários ferimentos, próprios do embate nos afloramentos rochosos locais.

    Mais tarde procedeu-se, através dos departamentos competentes das Universidades de Braga e Aveiro, à recolha de amostras para análise, bem como contactos com a Câmara Municipal de Viana do Castelo para retirada da carcaça.​

    Esta baleia, também chamada de baleia fin e rorqual-comum, trata-se de um mamífero marinho que pertence à família dos balenopterídeos, da ordem dos cetáceos.​

    Vídeo do momento:

    Segundo Rodrigo Dias: "A filmagem só foi feita depois de duas horas de luta sem ajuda! E também depois de saber que tratando-se de uma baleia muito jovem e que ainda mamava não teria hipótese de sobrevivência por não ter mãe por perto!!!"

    Outro utilizador levanta ainda a questão: "Para quando a criação de meios eficazes para actuarem em situações destas?... Tanto dinheiro dos nossos impostos mal gastos, e para se criarem equipas de intervenção rápida em casos destes não existem verbas???... :( :( :'( "

    Fonte e Fotografias por Autoridade Marítima Nacional

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Vida Animal
  • Autoridade Marítima Nacional
  • baleia
  • baleia comum
  • praia
  • viana do castelo
pub
similar News
similar
setembro 18
Associação Sealand limpa Praia da Mexilhoeira
setembro 18
Carro de GMcNamara não foi furtado. Perdeu mala em Cascais e oferece 1000€ a quem encontrar o disco externo
setembro 18
Dois golfinhos mortos deram à costa em praias do Norte
setembro 18
As nações já qualificadas para Tóquio e os surfistas em risco
setembro 17
Cliff Diving Series: Campeões vitoriosos na despedida de 2019
setembro 17
Nuno Vitorino vs Tomás Valente – um heat nunca visto!
setembro 17
Circuito de Bodyboard 2019 - Restaurante O Sacas encerra em grande