Homepage

  • Baleia deu à costa à praia em Viana do Castelo
    13 janeiro 2017
    arrow
    arrow
  • Foram realizadas inúmeras tentativas para fazer regressar a baleia à água
  • Ontem, 12 de janeiro, cerca das 11h30, deu à costa, ainda com vida, na praia do Paçô, uma baleia-comum bebé (Balaenoptera physalus). De imediato foram acionados os meios da Capitania do Porto, do Comando-local da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo para tentar salvar a baleia.

    Foram realizadas inúmeras tentativas para fazer regressar a baleia à água, no entanto, sem sucesso, vindo a mesma a morrer cerca das 13h30, A baleia apresentava vários ferimentos, próprios do embate nos afloramentos rochosos locais.

    Mais tarde procedeu-se, através dos departamentos competentes das Universidades de Braga e Aveiro, à recolha de amostras para análise, bem como contactos com a Câmara Municipal de Viana do Castelo para retirada da carcaça.​

    Esta baleia, também chamada de baleia fin e rorqual-comum, trata-se de um mamífero marinho que pertence à família dos balenopterídeos, da ordem dos cetáceos.​

    Vídeo do momento:

    Segundo Rodrigo Dias: "A filmagem só foi feita depois de duas horas de luta sem ajuda! E também depois de saber que tratando-se de uma baleia muito jovem e que ainda mamava não teria hipótese de sobrevivência por não ter mãe por perto!!!"

    Outro utilizador levanta ainda a questão: "Para quando a criação de meios eficazes para actuarem em situações destas?... Tanto dinheiro dos nossos impostos mal gastos, e para se criarem equipas de intervenção rápida em casos destes não existem verbas???... :( :( :'( "

    Fonte e Fotografias por Autoridade Marítima Nacional

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Vida Animal
  • Autoridade Marítima Nacional
  • baleia
  • baleia comum
  • praia
  • viana do castelo
pub
similar News
similar
janeiro 23
Surf to Win apresenta equipa oficial para 2020
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 22
Tempestade Glória provoca ondulação inédita no Mediterrâneo
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos
janeiro 23
O ornitorrinco pode desaparecer devido à ocupação humana
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas