Homepage
- O fato da tripulação japonesa tentar encobrir os seus arpões e a baleia morta no convés, apenas demonstra que eles sabem, que o que estão a fazer é errado
-
-
O Sea Shepherd apanhou em flagrante, a frota de caça japonesa com uma baleia morta, na zona do Santuário Australiano.
As imagens foram captadas quando o baleeiro navegava dentro do santuário australiano de baleias, perto da Antártida."A Austrália opõe-se a todas as formas de caça da baleia, comercial e a chamada 'científica'", disse Frydenberg, em comunicado.
Depois de cinco semanas a patrulhar o Oceano Antártico, o helicóptero do MY Steve Irwin - uma embarcação de 59 metros da Sea Shepherd Conservation Society, é utilizado nas suas ações e campanhas contra a prática de caça à baleia além de outras atividades do grupo - localizou a embarcação de caça de baleias ilegal japonesa no Santuário Australiano de Baleias com uma baleia-minke morta no seu convés, a primeira a ser documentada desde que o Tribunal Internacional de Justiça decidiu proibir as suas operações baleeiras no Oceano Antártico em 2014.
Quando o helicóptero se aproximou, a equipe do Nisshin Maru rapidamente tentou esconder a baleia assassinada, com uma lona, enquanto os Yushin Maru e Yushin Maru # 2 rapidamente tapavam os seus arpões. "O fato da tripulação japonesa tentar encobrir os seus arpões e a baleia morta no convés, apenas demonstra que eles sabem, que o que estão a fazer é errado. Eles sabem que estão a desrespeitar a decisão do Tribunal Internacional de Justiça e do Tribunal Federal Australiano. Como pode o governo australiano ignorar estas ações quando a maioria dos australianos condena o que está a acontecer? "- Capitão Wyanda Lublink O helicóptero retransmitiu a posição da frota baleeira para o MV Steve Irwin, que segue agora em um curso de intercepção com o navio-fábrica. Não serão mortas mais baleias hoje!
O Governo da Austrália entretanto reagiu, tendo condenado o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação das imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda decepção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.
Fonte - Sea Shepherd Global / Fotos - Glenn Lockitch
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
