Homepage

  • Ano começa com muita agitação marítima
    03 janeiro 2017
    arrow
    arrow
  • Cinco barras do continente e dos Açores estão hoje fechadas à navegação e três estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte
  • Segundo a Marinha, as barras do Alvor, Albufeira, Tavira, Vila Real de Santo António, no continente, e a do Corvo, nos Açores, estão fechadas a toda a navegação por causa da agitação marítima forte, prevendo-se ondas que podem chegar aos 4 metros.

    Previsão de ondas para esta semana!

    A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

    Em São Martinho do Porto, a barra está condicionada devido a assoreamento, pelo que a navegação deve ser feita com cautela e a barra praticada apenas na preia-mar.

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo gradualmente para 1,5 a 2,5 metros.

    Na costa sul, prevê-se ondas de sudoeste com 2 a 3 metros, diminuindo gradualmente para 1 a 2 metros.

    Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada no litoral a sul do Cabo Mondego até ao fim da manhã, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde e possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao início da manhã.

    A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até início da manhã e forte com rajadas até 75 quilómetros por hora nas terras altas até meio da tarde e pequena subida de temperatura.

    Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 13 e 16 graus celsius, no Porto entre 09 e 16, em Vila Real entre 05 e 09, em Viseu entre 06 e 12, em Bragança entre 02 e 08, na Guarda entre 04 e 07, em Coimbra entre 12 e 16, em Castelo Branco entre 06 e 10, em Santarém entre 12 e 17, em Évora entre 09 e 16, em Beja entre 11 e 16, em Faro entre 13 e 20, no Funchal entre 16 e 21, em Ponta Delgada entre 06 e 15, na Horta entre 08 e 15 e em Santa Cruz das Flores entre 11 e 14.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Agitação marítima
  • Marinha Portuguesa
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • temperaturas
  • Previsão do tempo
  • ondas
  • Ondulação
  • Portugal
  • meteorologia
pub
similar News
similar
junho 05
Fim de semana chega com temperaturas amenas
junho 05
O mês que passou foi o maio mais quente de sempre
junho 05
Hoje há um eclipse penumbral da Lua
junho 05
Altice Portugal celebra Dia Mundial do Ambiente com criação de Comité de Sustentabilidade
junho 05
A partir de 2022 os cruzeiros não poderão utilizar gasóleo quando atracarem em Lisboa
junho 05
Oceano e alterações climáticas vão a debate no Museu de História Natural
junho 05
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Ambiente!
pub