Homepage

  • Embarcação de pesca encalhada na praia da Arrifana começa a ser removida
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Estão em curso a partir de hoje, os trabalhos de remoção da embarcação que encalhou, no passado dia 4 de abril, na zona rochosa a norte do portinho da Arrifana
  • Estão em curso a partir de hoje, os trabalhos de remoção da embarcação de pesca “Avô Melro”, que encalhou, no passado dia 4 de abril, na zona rochosa a norte do portinho da Arrifana, em Aljezur. Tendo sido entregue ontem o plano de salvamento que foi aprovado, a empresa contratada está no local desde as 8h00 a preparar a embarcação para ser removida, acompanhada de perto por uma equipa do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos.

    ​Aproveitando a maré vazia da manhã, em primeira instância, a embarcação será pronta, tapando eventuais rombos que possam existir no casco. Numa segunda fase, já ao fim da tarde de hoje, serão instalados balões em torno de toda a embarcação, colocadas correntes e preparados pontos de fixação para posteriormente, ser colocado o cabo de reboque.

    Decorrendo estas duas fases sem percalços, estima-se que amanhã à tarde, na altura da maré cheia, o rebocador já conseguirá rebocar a embarcação até à baía da Arrifana, onde um perito da Capitania do Porto de Lagos fará a respetiva vistoria, garantindo que a embarcação está pronta em termos de segurança, para ser levada para Portimão.

    Relembra-se que o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenou no passado dia 4 de abril, a operação de salvamento de seis pescadores da embarcação de pesca “Avô Melro”.

    Tendo sido dado o alerta, foram deslocados para o local, dois agentes da Polícia Marítima por terra, a embarcação Diligente da Estação Salva-vidas de Sagres por mar e, paralelamente, foi ativado o helicóptero da Força Aérea Portuguesa. Tendo sido verificado, pelas 06h40, que não havia condições de segurança para o salva-vidas aproximar da embarcação e efetuar o transbordo dos tripulantes, o meio aéreo EH-101 da Força Aérea iniciou as operações de resgate dos seis ocupantes pelas 07h45, tendo concluído a ação com sucesso, pelas 08h20. Todos os tripulantes, sem necessidade de cuidados médicos, foram transportados para a base aérea do Montijo, em virtude das adversas condições meteorologias na área de operações, que não permitiram uma aterragem do helicóptero, em segurança.

    Nesta operação, foram empenhados dois agentes e uma viatura do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, uma embarcação da Estação Salva-vidas do ISN de Sagres, um helicóptero da Força Aérea Portuguesa e os Bombeiros voluntários de Aljezur.​

    AMN

Tags
  • Avô Melro
  • Arrifana
  • Embarcação
  • encalhado
  • rochas
  • navio
  • Autoridade Marítima
  • Lagos
  • aljezur
  • Pesca
similar News
similar
dezembro 01
Francisco Ordonhas vice-campeão mundial ISA Sub-18
novembro 30
Portugal segue na corrida às medalhas no Rio de Janeiro
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational
novembro 30
Matosinhos Surf School Cup 2023 com regresso marcado para sábado