Homepage

  • Beachcam Spot Report* 2 a 6 de Maio
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Semana a abrir com mais swell, menos vento e mais sol! Vamos ver onde apanhar umas nos primeiros dias de Maio?
  • O fim de semana foi como previsto, sem ondas e com vento mas com muito sol que fez as delícias dos veraneantes da Primavera com passeios bem agradáveis nas praias de norte a sul. Os kiters e windsurfers tiveram um fim de semana em cheio quase que antecipando as características nortadas de Verão. Vamos ver como será a primeira semana de Maio que, para já, promete mais ondas e menos vento com sol na primeira metade da semana e mais nublado na segunda acompanhada de alguns chuviscos mais a norte. 

    NORTE

    2ªfeira: A ondulação vira logo para Oeste mas ainda com menos de 1m e 12 segundos de período. O vento entra fraco de ENE de manhã e de NO de tarde mas em afectar muito as ondas. Prevemos ondas com mais de 0,5m e bastante consistentes: Leça, Barra, Matosinhos, Mariana e Moledo são spots a checar mas outros irão certamente funcionar e com melhores condições na maré mais vazia. 

    3ªfeira: O swell vira um pouco mais a ONO mas a subir de 1 a 1,4m e com menos período de apenas 11 segundos, subindo para 14 ao fim da tarde. O vento é ainda fraco de ENE de manhã e de NO de tarde. As ondas não devem alterar muito e não chegarão a 1m nas marés mais vazias em todo o litoral norte com uma subida na consistência de tarde. 

    4ªfeira: Swell e período ambos a descer com 1m de ONO e 11 segundos. Praticamente sem vento com brisas de leste de manhã e de No de tarde, as ondas rondarão 0,5m e alguns sets maiores mas surráveis na maré mais vazia. Leça, Barra, Mariana e Moledo serão os destaques. Céu mais nublado e possíveis chuviscos. 

    5ªfeira: Nova subida do swell de 1 a 1,5m de Oeste com 15 a 12 segundos de periodo. Ainda com vento fraco indefinida de manhã e de No de tarde, as ondas estarão ainda muito surráveis nas marés mais vazias em todo a zona norte. Alguma chuva fraca ou chuviscos ocasionais. 

    6ªfeira: Ainda consistente de ONO com 1,5/1,7m  e 12/11 segundos de período as ondas estarão muito surráveis com quase 1m e alguns sets maiores: Espinho, Barra, Mariana, Moledo entre outros spots a funcionar relativamente bem e melhor na maré mais vazia. 

    CENTRO

    2ªfeira: Swell ainda pequeno com 1,5m de NNO, 7 segundos de período e sem condições para surfar na maioria dos spots. Com vento de NE de manhã haverá algum surf a norte de Cascais: Guincho, Ericeira, Supertubos com pouco mais de 0,5m surfável nas marés mais vazias. Entrada de mais vento de norte de tarde com condições para windsurf e kite nos locais habituais. 

    3ªfeira: Mar a entrar um pouco maior de NNO mas a virar gradualmente mais para NO com quase 2m e apenas 8 segundos de período, subindo até aos 14 de tarde. O vento mantém-se fraco de NE de manhã com condições ainda muito surráveis a norte de Cascais nos spots referidos para ontem. 

    4ªfeira: Ondulaçaão sólida de NO com 2 a 1,5m e 13 a 111 segundos de período. Podemos prever condições bastante razoáveis para surfar em todos os spots mas com destaque para Guincho, Peniche na Baía e Lagide devido ao vento fraco de SE/Sul de manhã. Não excluímos contudo os outros spots pois o vento é fraco e haverá ondas surráveis com mais de 0,5m desde a Caparica e linha do Estoril nas maré mais vazias. Ericeira, Sta Cruz, e Figueira da Foz são também boas opções, sem excluir Nazaré com mais de 1,5m. Algumas nuvens mais escuras e chuviscos.

    5ªfeira: Subida de swell e período com mais de 1,5m de NO e 15/14 segundos de período. O vento entra ainda fraco de NE/SE de manhã e de Sul com mais intensidade de tarde. Guincho e Peniche norte serão novamente os destaques com mais de 1m offshore mas outros spots poderão também funcionar de manhã com side offshore. Algumas nuvens mais escuras e chuviscos.

    6ªfeira: Swell ainda consistente de NO com 1,5 a 2m e 12 segundos de período. Ondas muito surfáveis com 0,5/1m na Caparica, mais pequeno na Linha e Carcavelos e acima de 1m a norte de Cascais. Talvez o melhor dia da semana apesar das nuvens e alguma chuva fraca no Guincho e norte de Peniche devido ao vento Oeste fraco de tarde. 

    SUL

    2ª e 3ªfeira: Praticamente sem swell, não prevemos ondas a entrar mas com temperaturas muito agradáveis acima dos 20. Mais vento na 2af e brisas na 3af, estarão dias agradáveis para passear na praia e apanhar uns raios de sol. 

    4ªfeira: Entrada de swell de NO com pouco mais de 2m a baixar para 1,5m e 12 segundos de período serão suficientes para surf nas costas alentejana e Vicentina com ondas a rondar 1m sólido em todos os spots. Vento forte de SE de manhã mas a diminuir de intensidade para a tarde. Offshore garantido e boas condições desde S Torpes a Sagres. Dia cinzento mas sem chuva prevista. 

    5ªfeira: Swell consistente de No com 1,5m e 15 a 13 segundos de período, atrapalhados apenas pelo vento fraco de sul, afetando pouco as ondas que se manterão surfáveis em todas as costas alentejana e Vicentina, desde S Torpes a Sagres. Ondas acima de 1m a descer para a tarde. Destaque para Tonel e Beliche, Carrapateira, Amado e Arrifana, S Torpes e Porto Covo. Céu pouco nublado ou limpo.  

    6ªfeira: Swell a estabilizar em 1,5m de NO com 12 segundos de período. Ondas a rondar 1m nos sets, muito surfavel de manhã praticamente sem vento, aumentando de brisas a fraco de Sul afetando um pouco as ondas apesar de sempre surráveis. Dia praticamente limpo e muito agradável.

    Boa semana e bom surf.

    LM

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de percetibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

Tags
  • beachcam
  • spot report
  • Maio
  • Surf
  • bodyboard
  • ondas
  • Previsão Ondas
  • swell
  • periodo
  • Surf Spots
  • norte
  • sul
  • centro
pub
similar News
similar
maio 26
Marta Paço e Nuno Vitorino Campeões Europeus
maio 24
Rip Curl Fantasy Surfer - Marcos Charana é o vencedor do Porto Pro
maio 24
Concurso fotográfico Olhos sobre o Mar 2019
maio 24
Espetáculo de surf ao mais alto nível no EuroSurf Adaptive 2019
maio 24
Sunny Garcia está a dar sinais de recuperação
maio 23
Praia dos Coxos com uso limitado na época balnear