Homepage

  • Beachcam Spot Report* 2 a 6 de Maio
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Semana a abrir com mais swell, menos vento e mais sol! Vamos ver onde apanhar umas nos primeiros dias de Maio?
  • O fim de semana foi como previsto, sem ondas e com vento mas com muito sol que fez as delícias dos veraneantes da Primavera com passeios bem agradáveis nas praias de norte a sul. Os kiters e windsurfers tiveram um fim de semana em cheio quase que antecipando as características nortadas de Verão. Vamos ver como será a primeira semana de Maio que, para já, promete mais ondas e menos vento com sol na primeira metade da semana e mais nublado na segunda acompanhada de alguns chuviscos mais a norte. 

    NORTE

    2ªfeira: A ondulação vira logo para Oeste mas ainda com menos de 1m e 12 segundos de período. O vento entra fraco de ENE de manhã e de NO de tarde mas em afectar muito as ondas. Prevemos ondas com mais de 0,5m e bastante consistentes: Leça, Barra, Matosinhos, Mariana e Moledo são spots a checar mas outros irão certamente funcionar e com melhores condições na maré mais vazia. 

    3ªfeira: O swell vira um pouco mais a ONO mas a subir de 1 a 1,4m e com menos período de apenas 11 segundos, subindo para 14 ao fim da tarde. O vento é ainda fraco de ENE de manhã e de NO de tarde. As ondas não devem alterar muito e não chegarão a 1m nas marés mais vazias em todo o litoral norte com uma subida na consistência de tarde. 

    4ªfeira: Swell e período ambos a descer com 1m de ONO e 11 segundos. Praticamente sem vento com brisas de leste de manhã e de No de tarde, as ondas rondarão 0,5m e alguns sets maiores mas surráveis na maré mais vazia. Leça, Barra, Mariana e Moledo serão os destaques. Céu mais nublado e possíveis chuviscos. 

    5ªfeira: Nova subida do swell de 1 a 1,5m de Oeste com 15 a 12 segundos de periodo. Ainda com vento fraco indefinida de manhã e de No de tarde, as ondas estarão ainda muito surráveis nas marés mais vazias em todo a zona norte. Alguma chuva fraca ou chuviscos ocasionais. 

    6ªfeira: Ainda consistente de ONO com 1,5/1,7m  e 12/11 segundos de período as ondas estarão muito surráveis com quase 1m e alguns sets maiores: Espinho, Barra, Mariana, Moledo entre outros spots a funcionar relativamente bem e melhor na maré mais vazia. 

    CENTRO

    2ªfeira: Swell ainda pequeno com 1,5m de NNO, 7 segundos de período e sem condições para surfar na maioria dos spots. Com vento de NE de manhã haverá algum surf a norte de Cascais: Guincho, Ericeira, Supertubos com pouco mais de 0,5m surfável nas marés mais vazias. Entrada de mais vento de norte de tarde com condições para windsurf e kite nos locais habituais. 

    3ªfeira: Mar a entrar um pouco maior de NNO mas a virar gradualmente mais para NO com quase 2m e apenas 8 segundos de período, subindo até aos 14 de tarde. O vento mantém-se fraco de NE de manhã com condições ainda muito surráveis a norte de Cascais nos spots referidos para ontem. 

    4ªfeira: Ondulaçaão sólida de NO com 2 a 1,5m e 13 a 111 segundos de período. Podemos prever condições bastante razoáveis para surfar em todos os spots mas com destaque para Guincho, Peniche na Baía e Lagide devido ao vento fraco de SE/Sul de manhã. Não excluímos contudo os outros spots pois o vento é fraco e haverá ondas surráveis com mais de 0,5m desde a Caparica e linha do Estoril nas maré mais vazias. Ericeira, Sta Cruz, e Figueira da Foz são também boas opções, sem excluir Nazaré com mais de 1,5m. Algumas nuvens mais escuras e chuviscos.

    5ªfeira: Subida de swell e período com mais de 1,5m de NO e 15/14 segundos de período. O vento entra ainda fraco de NE/SE de manhã e de Sul com mais intensidade de tarde. Guincho e Peniche norte serão novamente os destaques com mais de 1m offshore mas outros spots poderão também funcionar de manhã com side offshore. Algumas nuvens mais escuras e chuviscos.

    6ªfeira: Swell ainda consistente de NO com 1,5 a 2m e 12 segundos de período. Ondas muito surfáveis com 0,5/1m na Caparica, mais pequeno na Linha e Carcavelos e acima de 1m a norte de Cascais. Talvez o melhor dia da semana apesar das nuvens e alguma chuva fraca no Guincho e norte de Peniche devido ao vento Oeste fraco de tarde. 

    SUL

    2ª e 3ªfeira: Praticamente sem swell, não prevemos ondas a entrar mas com temperaturas muito agradáveis acima dos 20. Mais vento na 2af e brisas na 3af, estarão dias agradáveis para passear na praia e apanhar uns raios de sol. 

    4ªfeira: Entrada de swell de NO com pouco mais de 2m a baixar para 1,5m e 12 segundos de período serão suficientes para surf nas costas alentejana e Vicentina com ondas a rondar 1m sólido em todos os spots. Vento forte de SE de manhã mas a diminuir de intensidade para a tarde. Offshore garantido e boas condições desde S Torpes a Sagres. Dia cinzento mas sem chuva prevista. 

    5ªfeira: Swell consistente de No com 1,5m e 15 a 13 segundos de período, atrapalhados apenas pelo vento fraco de sul, afetando pouco as ondas que se manterão surfáveis em todas as costas alentejana e Vicentina, desde S Torpes a Sagres. Ondas acima de 1m a descer para a tarde. Destaque para Tonel e Beliche, Carrapateira, Amado e Arrifana, S Torpes e Porto Covo. Céu pouco nublado ou limpo.  

    6ªfeira: Swell a estabilizar em 1,5m de NO com 12 segundos de período. Ondas a rondar 1m nos sets, muito surfavel de manhã praticamente sem vento, aumentando de brisas a fraco de Sul afetando um pouco as ondas apesar de sempre surráveis. Dia praticamente limpo e muito agradável.

    Boa semana e bom surf.

    LM

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de percetibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

Tags
  • beachcam
  • spot report
  • Maio
  • Surf
  • bodyboard
  • ondas
  • Previsão Ondas
  • swell
  • periodo
  • Surf Spots
  • norte
  • sul
  • centro
pub
similar News
similar
novembro 30
Cientistas querem estudar profundezas dos oceanos durante uma década
novembro 30
Vai nascer em Espanha a maior praia artificial da Europa
novembro 30
Portugal é o país da União Europeia mais perto de atingir as metas climáticas para 2030
novembro 30
Windsurf: Oficializado o recorde mundial do Guinness da maior onda surfada por uma mulher
novembro 30
Cabo Verde bate recorde de ninhos de tartarugas registados num ano
novembro 30
Luz verde ao processo de 6 jovens portugueses contra 33 países por causa das alterações climáticas
novembro 27
Cordão dunar entre as praias de Quiaios e Murtinheira vai ser reforçado
pub