Homepage

  • Ativistas entregam cruzes 'anti-petróleo' à Câmara de Aljezur
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Ativistas contra a prospeção e exploração de hidrocarbonetos no Algarve entregaram ao presidente da Câmara de Aljezur duas enormes cruzes vermelhas.
  • Membros de um grupo de ativistas contra a prospeção e exploração de hidrocarbonetos no Algarve entregaram ontem ao presidente da Câmara de Aljezur duas enormes cruzes vermelhas com os dizeres «Petróleo e Gás no Algarve: Não obrigado!».

    Polis volta a gerar discórdia no SW Alentejano

    As duas cruzes serão colocadas na fachada da Câmara, a 29 de Abril, segundo a promessa que o autarca José Amarelinho fez aos ativistas.

    O grupo fez ainda questão de apresentar ao presidente da autarquia e também vice-presidente da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve) a sua opinião sobre a eventualidade de vir a ser usado fracking (fraturação hidráulica), bem como sobre as atividades do consórcio Portfuel, a quem o Estado português concessionou a prospeção e eventual exploração de dois blocos na região algarvia, denominados “Aljezur” e “Tavira”.

    No encontro com os ativistas, José Amarelinho, que até posou para a fotografia com as cruzes e os ativistas, falou ainda sobre o acompanhamento que a autarquia aljezurense está a desenvolver, em conjunto com o SEPNA da GNR, dos furos que têm estado a ser feitos em diversos pontos do concelho (e não só), teoricamente para encontrar água, mas que os ativistas desconfiam que sejam já atividades de prospeção de hidrocarbonetos. Esses furos estão a ser feitos pela empresa Domus Verdes Empreendimentos Imobiliários, que subcontratou a empresa Fonseca Furos para os levar a cabo no terreno.

    Mostrando o seu empenho na luta contra a exploração de petróleo e gás natural no Algarve, que considera poder ter «impactos muito negativos na economia da região», em especial no Turismo e na Agricultura, o presidente da Câmara de Aljezur vai falar num sessão de sensibilização para o problema que está agendada para domingo, 10 de Abril, às 15h00, no Pavilhão Multiusos da vila.

    José Amarelinho, eleito pelo PS, é vice-presidente da AMAL, que, no dia 15 de Março, deliberou, por unanimidade, avançar para tribunal para travar a prospeção e exploração de petróleo e gás natural na região algarvia.

    O autarca aljezurense tem sido, aliás, um dos mais vigorosos na contestação à prospeção de hidrocarbonetos, offshore (no mar) e onshore (em terra) no Algarve.

    Sul informação

     

Tags
  • Petróleo
  • aljezur
  • hidrocarbonetos
  • Câmara de Aljezur
  • Gás Natural
  • Algarve
  • alentejo
similar News
similar
maio 30
Houve mais de 200 interações entre orcas e barcos na costa atlântica ibérica em 2022
junho 01
Praias da Caparica estão entre as 20 mais 'instagramáveis' da Europa
junho 02
Chuva e trovoada colocam 12 distritos sob aviso amarelo
junho 02
Portugal vê primeiro surfista cair na repescagem do Mundial ISA de El Salvador
junho 01
Não houve vítimas mortais nas praias portuguesas em maio
junho 01
Trovoada 'frequente e concentrada' deixa seis distritos sob aviso laranja
junho 01
Em plena polémica com a WSL, Medina pensa nos Jogos Olímpicos: 'Quero estar em Paris'2024'