Homepage

  • Sistema renovável vai tornar Ilha Graciosa independente energicamente
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Este sistema, que irá definir novos padrões nesta área para as ilhas em todo o mundo, permitirá a redução de gases responsáveis pelo efeito de estufa
  • O grupo bracarense DST vai construir o primeiro sistema mundial de energia híbrida na ilha Graciosa, no arquipélago dos Açores, que permitirá à ilha tornar-se praticamente independente de fontes de energia não renováveis, eliminando quase por completo o recurso a combustíveis fósseis.

    O projecto prevê de um investimento de €24 milhões, sendo que €15 milhões destes serão responsabilidade do grupo DST. Mal esteja operacional, ele vai levar a que mais de 65% da energia utilizada na ilha seja proveniente de fontes renováveis, como o sol e o vento. A gestão desta energia será feita por um sistema de software desenvolvido pela empresa alemã Younicos, que permite prescindir da central térmica convencional para a regulação da energia, suportado ainda por um sistema de baterias que possibilitará o fornecimento ininterrupto de energia, independentemente da sua proveniência.

    Este sistema, que irá definir novos padrões nesta área para as ilhas em todo o mundo, permitirá a redução de gases responsáveis pelo efeito de estufa, resultantes da queima de combustíveis fósseis, com claras vantagens em termos ambientais e de segurança. Terá ainda um impacto positivo na qualidade de vida das populações, bem como na factura económica, uma vez que irá reduzir drasticamente a importação de combustíveis. O projecto, pioneiro na ilha Graciosa, assume-se como uma montra a nível mundial para o desenvolvimento de soluções capazes de proporcionarem qualidade de vida às comunidades, sem descurar o necessário equilíbrio ambiental.

    “[Este projecto] coloca a nossa empresa na vanguarda das soluções ambientalmente sustentáveis em termos de produção de energia, através de um sistema completamente inovador a nível mundial e que nos exige todo o know-how e capital de inovação tecnológica que fomos acumulando”, explicou em comunicado José Teixeira, presidente do Conselho de administração do grupo DST.

    “Estarmos associados a um projecto que se tornará uma referência mundial para o aproveitamento energético neste tipo de territórios é não só um motivo de orgulho mas também, fundamental, para a oferta de novas soluções ao mercado”, concluiu.

    As empresas do grupo de José Teixeira envolvidas nesta empreitada – DST, DTE a DST Renováveis – têm a seu cargo o desenvolvimento e construção das infraestruturas projectadas ao nível da construção civil, em simultâneo com os trabalhos de instalação das redes eléctricas e equipamentos que fazem parte de todo o sistema a instalar, englobando os equipamentos de média e baixa tensão a incorporar quer na central de baterias, com uma capacidade de 2,6 MW, quer na subestação do parque eólico, com uma capacidade instalada de 4,5 MW.

    O projecto contempla ainda o desenvolvimento e instalação de um parque fotovoltaico, que integra o sistema de energia híbrido a construir, com uma capacidade instalada de 1 MW.

    A obra implica ainda o desenvolvimento de trabalhos da especialidade de aquecimento, ventilação e ar condicionado, telecomunicações e sistema automático de detenção e extinção de incêndios.

    “Há um enorme potencial em Portugal, e não só, para este tipo de soluções de armazenamento altamente sofisticadas e modelos de negócio inovadores”, explicou James McDougall, CEO da Younicos. “[Acredito] que os sistemas de energia renovável híbrida e limpa e as microrredes podem substituir a quantidade economicamente ideal do combustível convencional, criando assim uma tripla situação vencedora, quer para os habitantes da ilha e investidores externos, quer para o próprio planeta.”

    Fonte: GreenSavers

     

Tags
  • Ilha Graciosa
  • Açores
  • Energias renováveis
  • Sustentável
  • Sustentabilidade
  • energia híbrida
similar News
similar
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias