Homepage
- Semana a entrar com vento forte e chuva, doze distritos estão sob aviso amarelo.
-
-
De acordo com a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta segunda-feira, o território nacional está a ser afetado pela "passagem de uma superfície frontal fria de atividade fraca", que já passou nas regiões do norte e centro de Portugal, atravessando, até meio da manhã a região do sul.
"Prevê-se que, na sua passagem, ocorra chuva e depois da sua passagem a chuva passará a aguaceiros na região a norte do sistema Montejunto/Estrela, que poderão ser mais intensos e de granizo", explicou a meteorologista, garantindo que a partir do meio da tarde diminuem de frequência.
Previsão de ondas para esta semana
Maria João Frada destacou que esta segunda-feira vai ser sobretudo um dia "com muito vento", que soprará de moderado a forte, com rajadas que podem atingir os 80 quilómetros hora de modo geral e em todo o território nacional.
Já em relação às temperaturas, as máximas rondam os 12 a 14 graus Celsius a nível nacional, com exceção da costa sul do Algarve, onde podem atingir os 16 graus, enquanto nas zonas das serras do norte e centro não ultrapassarão os 10 graus.
A meteorologista adiantou que a precipitação está a ocorrer sob forma de neve nas terras altas do norte e do centro, em cotas abaixo dos mil metros de altitude e, gradualmente, depois com o decorrer do dia, a cota de neve irá ficar acima dos mil metros de altitude.
Para terça-feira, Maria João Frada aponta que o dia ainda será de muito vento, sobretudo no litoral do continente e nas terras altas, com rajadas que podem atingir os 70 quilómetros/hora.
"O vento tende depois a diminuir de intensidade e o dia será de céu pouco nublado ou limpo com mais nebulosidade nas regiões a norte do sistema Montejunto/Estrela durante a tarde. As temperaturas mínimas vão descer muito perto dos zero graus no interior norte e centro e haverá formação de gelo ou geadas em especial nas regiões do interior", precisou.
Doze distritos sob aviso amarelo
De acordo com o instituto, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar,entre as 09.00 horas e as 18.00 horas sob aviso amarelo por causa do vento, sendo esperadas rajadas de 80 quilómetros hora em especial no litoral.
Já os distritos de Bragança, Vila Real e Braga estão sob aviso amarelo, entre as 03.00 horas e as 09.00 horas, devido à queda de neve prevista acima de 600/800 metros, em especial nas serras junto à fronteira com Espanha.
Os distritos de Coimbra, Lisboa e Leiria estão também sob aviso amarelo devido à agitação marítima, dada a previsão de ondas de noroeste com quatro a 4,5 metros.
Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
-
