Homepage

  • Preparado para a neve e o frio?
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Quinze distritos estão sob Aviso Amarelo, esta quarta-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
  • Quinze distritos estão sob Aviso Amarelo, esta quarta-feira, devido à previsão de queda de neve e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra estão sob Aviso Amarelo devido ao vento moderado a forte de norte com rajadas até 80 quilómetros por hora (entre as 12 horas e as 18 horas desta quarta-feira) e por causa da queda de neve acima dos 400/600 metros (entre as 12 horas desta quarta-feira e as 00:00 de quinta-feira).

    Sob Aviso Amarelo estão também os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à queda de neve acima dos 400/600 metros entre as 15 horas desta quarta-feira e as 00:00 de quinta-feira.

    Os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob Aviso Amarelo por causa do vento moderado a forte de norte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora entre as 15 horas e as 21 horas desta quarta-feira.

    O Aviso Amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

    Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para esta quarta-feira, nas regiões do norte e centro, céu em geral muito nublado, com abertas no interior até meio da manhã, períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir do meio da manhã, passando a aguaceiros durante a tarde e possibilidade de ocorrência de trovoada.

    A previsão aponta também para queda de neve acima de 1600 metros, descendo gradualmente a cota para os 400/600 metros a partir do meio da tarde.

    Está também previsto vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se moderado a forte de norte/noroeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral e terras altas, a partir do final da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

    No sul, prevê-se céu em geral muito nublado, com abertas até final da manhã, períodos de chuva, em geral fraca, no litoral oeste e no Alto Alentejo a partir do final da manhã, passando a regime de aguaceiros fracos a partir do final da tarde, que poderão ser na forma de neve acima dos 600/800 metros no final do dia.

    A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se moderado a forte de norte/noroeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral oeste e terras altas, a partir do meio da tarde, e neblina ou nevoeiro matinal.

    Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 10 e 18 graus Celsius, no Porto entre 12 e 15, em Vila Real entre 05 e 15, em Bragança entre 04 e 16, em Viseu entre 07 e 14, na Guarda entre 05 e 13, em Coimbra entre 09 e 17, em Castelo Branco entre 07 e 19, em Santarém entre 07 e 21, em Évora entre 06 e 19, em Beja entre 08 e 20, em Faro entre 10 e 18, no Funchal entre 14 e 19, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo entre 09 e 15 e em Santa Cruz das Flores 09 e 16.

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

     

Tags
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • meteo
  • meteorologia
  • Previsão do tempo
  • frio
  • neve
  • temperaturas
pub
similar News
similar
janeiro 23
Surf to Win apresenta equipa oficial para 2020
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 22
Tempestade Glória provoca ondulação inédita no Mediterrâneo
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos
janeiro 23
O ornitorrinco pode desaparecer devido à ocupação humana
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas