Homepage

  • Portugueses vencedores no Totally Crustaceous Tour na Caparica!
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Realizou-se esta terça-feira a 3ª etapa do Volcom Totally Crustaceous Tour (TCT) Rumblefish Series na Praia do Marcelino, Costa de Caparica.
  • Realizou-se esta terça-feira a 3ª etapa do Volcom Totally Crustaceous Tour (TCT) Rumblefish Series na Praia do Marcelino, Costa de Caparica.

    Depois do adiamento do dia anterior devido às condições do mar, a prova teve de ser disputada com recurso a palanque duplo de forma a ser terminada em apenas um dia já que contou com cerca de 130 inscritos. Na Praia do Marcelino as ondas estiveram com 1,5m tendo sido o palco da competição das categorias Juniors (até 16 anos) e Pro-Am (até aos 20 anos). Já logo ao lado, na Praia do Norte, as ondas de 0,5m no inside receberam os Squids (até 10 anos), Groms (até aos 13) e as Girls (até aos 20 anos).

    Miguel Blanco, Guilherme Ribeiro e João Mendonça foram os surfistas vencedores das categorias Pro-Am, Groms e Squids, respectivamente. Blanco conquistou a sua segunda vitória consecutiva neste circuito ficando à frente de Leon Glatzer (2º), Charly Quivront (3º) e Kalani da Silva (4º). Com um surf muito sólido, o surfista português fechou com chave d’ouro a sua prestação no campeonato com uma onda de 9,37 pontos em 10 possíveis na final. Este resultado significa que tem lugar garantido na final mundial do Volcom TCT que se realiza entre 14 a 17 de Junho em Lower Trestles, na Califórnia.

    “O meu objectivo era alcançar a qualificação para a Califórnia”, afirmou o campeão. “É alto campeonato com prize-money em que vou ter oportunidade de surfar em Trestles com apenas mais três surfistas e com tudo pago. O mar estava exigente, optei por ir sempre lá para fora e pelos vistos a táctica resultou e não podia estar mais contente. Estou feliz com o meu novo patrocinador e isso permite concentrar-me apenas na competição e os resultados vão começar a aparecer”, assegurou.

    Frederico Magalhães, Francisco Duarte e João Maló chegaram às meias-finais nesta categoria.

    Quem também vai estar em Trestles é Afonso Antunes que terminou em 2º lugar nos Groms atrás de Guilherme Ribeiro, seguido de Adur Amatriain (3º) e Martim Paulino, em 4º. Com este resultado, o filho do ex-tricampeão nacional João Antunes vai repetir a presença em Trestles onde terminou em 4º lugar no ano passado.

    Nos Juniors a vitória sorriu a Lenni Jensen, com o português Simão Penha em 2º lugar, Yael Pena Suarez em 3º e Diego Suarez Diaz em 4º.

    João Mendonça venceu em Squids deixando em 2º lugar Mário Molina, Matias Canhoto em 3º e André Ramos em 4º.

    Nas Girls, Ariane Ochoa destacou-se da concorrência e subiu ao lugar mais alto do pódio depois de conquistar a vitória. Leticia Canales ficou em 2º, a local Inês Bispo em 3º e Malania Diaz em 4º.

    O circuito irá agora seguir para a derradeira etapa em Hossegor, França, onde mais surfistas portugueses poderão conquistar um lugar para competir na Califórnia.

    Esta prova marcou a estreia da ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) na organização de eventos a nível internacional com o objectivo de trazer os melhores atletas às ondas de um dos principais palcos do surf nacional.

     “O campeonato foi um sucesso”, começou por dizer o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Tivemos mais de 130 inscritos, os surfistas deram um bom espectáculo de surf e a Volcom também ficou satisfeita. Os atletas locais estiveram em destaque e vamos ter o Afonso Antunes novamente na Califórnia e veremos se o Martim Paulino também consegue alcançar a qualificação em Hossegor. Tudo indica que em 2017 iremos ter novamente este campeonato na Caparica. A organização, os patrocinadores e os surfistas estão de parabéns”, concluiu.

    Já o Event Manager da Volcom, Jebrane Desigaud salientou que, “Todos os jovens divertiram-se a surfar. É como ter um evento familiar que dá oportunidade aos mais jovens de competirem na mesma prova com surfistas mais experientes. Foi uma prova especial devido à grande adesão de atletas e às condicionantes do mar e do tempo mas no final conseguimos finalizar da melhor forma. Gostámos do ambiente da Costa de Caparica onde fomos bem recebidos e a organização fez um bom trabalho. Agora seguimos para Hossegor antes da grande final em Trestles”, concluiu.

    Resultados finais: 

    Pro-AM

    1º Miguel Blanco – 15.20 pontos

    2º Leon Glatzer – 12.10

    3º Charly Quivront – 11.90

    4º Kalani da Silva – 9.33

    Girls

    1º Ariane Ochoa – 14.10 pontos

    2º Leticia Canales – 11.87

    3º Inês Bispo – 7.90

    4º Malania Diaz – 7.80

    Juniors

    1º Lenni Jensen – 10.46 pontos

    2º Simão Penha – 8.04

    3º Yael Pena Suarez – 7.76

    4º Diego Suarez Diaz – 6.47

    Groms

    1º Guilherme Ribeiro – 12.70 pontos

    2º Afonso Antunes – 11.76

    3º Adur Amatriain – 10.70

    4º Martim Paulino – 9.40

     

    Squids

    1º João Mendonça – 8.87 pontos

    2º Mário Molina – 8.50

    3º Matias Canhoto – 6.37

    4º André Ramos – 4.26

     

    O Volcom TCT Rumbefish Series teve como principal patrocinador a Volcom e contou com o apoio da Matta Shapes, Almada Forum, Marcelino Beach Club, Bubble Gum Wax e Jam Traction.

Tags
  • ascc
  • totally crustaceous tour
  • Volcom Totally Crustaceous Tour
  • caparica
  • Costa de Caparica
  • Almada
  • Afonso Antunes
  • Miguel Blanco
  • Guilherme Ribeiro
  • João Maria Mendonça
  • Surf
similar News
similar
maio 31
Portugal tem 'bom início' de campanha no Mundial ISA de El Salvador
maio 18
A pensar nos tubos olímpicos de Teahupoo, França anuncia convocatória para o Mundial ISA
maio 31
Recorde de nações presentes e elenco com muito CT no Mundial ISA de El Salvador
maio 31
Concessionários querem regras 'bem definidas' de proibição de fumar na praia
maio 31
Câmara Municipal de Almada promove visita guiada ao património natural da Caparica
maio 31
'Sala de visitas do surf português' é o próximo destino da Liga MEO Surf 2023
maio 30
Portugueses já conhecem adversários da ronda inaugural do Mundial ISA de El Salvador