Homepage

  • Melhores surfistas juniores do mundo de regresso à Caparica
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Alguns dos melhores surfistas sub-18 do Mundo estarão no Caparica Primavera Surf Fest na primeira etapa europeia do World Surf League Junior Qualifying Series
  • Alguns dos melhores surfistas sub-18 do Mundo estarão no Caparica Primavera Surf Fest na primeira etapa europeia do World Surf League Junior Qualifying Series (WSL), normalmente conhecido como o Pro-júnior europeu. Esta será, competitivamente, a prova rainha do festival e decorre entre os dias 23 e 26 de Março, encerrando o calendário desportivo.

    Este projunior europeu faz parte de uma realidade mais vasta da WSL, que compreende outros cinco circuitos em várias regiões intercontinentais: Australásia, África, Havai, Japão, América do Norte e América do Sul. Os melhores destes circuitos passam então a uma final mundial. Um circuito cujo objectivo é afinar as capacidades competitivas dos melhores jovens surfistas mundiais. Todos com o sonho de chegar ao Championship Tour (CT) Mundial.

    Este ano, em virtude da promoção de muitos dos principais juniores do top mundial ao escalão sénior, mais a mudança regulamentar de sub-20 para sub-18, existe uma verdadeira revolução nos candidatos aos lugares cimeiros do “ranking”.

    Para o surf português, esta mudança traduz-se no afastamento do campeão da etapa portuguesa do projunior de 2015 (que também teve lugar na Caparica no contexto do Caparica Primavera Surf Fest), mas não belisca minimamente a campeã em título do feminino, Teresa Bonvalot e ainda abre a porta a um lote de jovens portugueses, conforme explica o selecionar nacional David Raimundo: “Temos os casos de Jácome Correia, Luís Perloiro, Francisco Almeida, João Moreira, ou Vasco Mónica. Existem já bastantes atletas com bastante nível e o facto de o projunior agora ser sub-18 abre a porta a surfistas que eram sub-16 e este ano estão no primeiro ano de sub-18, a lutarem por lugares mais de topo da tabela e deverá ser, com certeza, um ano muito disputado.”

    Para estas contas, entrarão também os wildcards portugueses: Inês Bispo (16 anos), Guilherme Ribeiro e Afonso Antunes, ambos com 14 anos.

    Inês Bispo, aliás, conquistou no domingo passado uma vitória na segunda etapa do circuito de Esperanças da Grande Lisboa, em Carcavelos, e chegou, recentemente, a uma final do Grom Search Europeu da Rip Curl, disputado em Cabo Verde.

    Inês Bispo – Wild Card da Caparica

    Relativamente à etapa europeia da WSL Junior Qualifying Series, Inês está otimista e embora não arrisque previsões, vai dizendo que aposta forte neste circuito: “Adorei o campeonato do ano passado, a organização foi perfeita e como costumo surfar na Costa da Caparica, penso que pode correr bem. Este ano, como alteraram o circuito para sub-18, tenho apenas mais dois anos para competir e, por isso, quero muito fazer o circuito na íntegra."

    Guilherme Ribeiro – Wild Card da Caparica

    Afonso Antunes e Guilherme Ribeiro dominaram o Volcom Totally Crustaceous, domingo, em Tenerife, nas Canárias, ao tomarem de assalto o primeiro e segundo lugar da competição no escalão sub-13 (groms). Sinal muito positivo para a forma com que chegarão ao projunior do Caparica Primavera Surf Fest.

    Afonso Antunes – Wild Card - defende herança no Caparica Primavera Surf Fest

    Quando Afonso Antunes entrar na água para a etapa do projunior da WSL no Caparica Primavera Surf Fest (17 a 26 de Março, na Praia do Paraíso), vai ter, seguramente, o maior desafio da sua ainda curta carreira de surfista. Afinal, este wildcard da prova joga na sua casa e, mais importante, na casa do seu pai, João Antunes, um dos maiores nomes de sempre do surf nacional.

    Afonso, de 12 anos, é o mais jovem de um grupo de jovens wildcards da Caparica que é ainda composto por Inês Bispo, de 16 anos, e Guilherme Ribeiro, de 13 anos (fará 14 poucos dias antes do início do campeonato).

    Afonso é encarado com a maior curiosidade por aqueles que seguem o surf nacional desde o tempo em que o seu progenitor era um dos nomes grandes do surf Europeu.

    Mas o que esperar, então, deste jovem? “É uma carta fechada”, diz o pai, João, que se por um lado não esconde o enorme orgulho no jovem, também vai tentando colocar algumas reservas no entusiasmo de um miúdo.
    O antigo campeão nacional de surf conta como começou a história do delfim do clã Antunes: “Por volta dos 3 anos, ia connosco para a praia e agarrava-se às pranchas e não saía dali. Quase não ligava aos outros miúdos, só queria brincar com a prancha. Aos 5 anos, apanhou a primeira onda de pé, em Santa Cruz. Mas aos 6 anos é quer percebi, pela primeira vez, o talento. Há uma ‘stance’ na prancha, uma posição natural que ele tinha e não enganava.​

    Teresa Bonvalot “Ela vai varrer…!” …“A Teresa vai ganhar!” diz Miguel Blanco

    Uma explosão imediatamente corrigida com cautela: “Bem, se calhar nem é bom dizer isto assim, mas pode escrever que acho que ela tem muitas possibilidades…”

    Convidado a caracterizar Teresa Bonvalot como surfista e competidora, Miguel não poupa elogios e sublinha que a surfista “da linha” “ainda é muito jovem e vai evoluir ainda muito mais”, juntando-se à massa crítica do surf nacional, unânime em apontar a bicampeã nacional como uma provável futura competidora do principal circuito mundial feminino.

    No final, após alguma insistência nas expectativas de Blanco para o desempenho de Teresa Bonvalot, este abandona as cautelas e afirma convicto: “É claro que a Teresa tem surf para vencer na Caparica e mais, ela vai varrer o Europeu!”

    Mas se no que diz respeito à competição masculina, Miguel Blanco não arrisca prognósticos.

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

     

Tags
  • Costa de Caparica
  • costa da caparica
  • Almada
  • Surf
  • Caparica Surf Fest
  • Caparica Primavera Surf Fest
  • juniores
  • Teresa Bonvalot
  • Inês Bispo
  • Miguel Blanco
  • Afonso Antunes
  • Guilherme Ribeiro
pub
similar News
similar
agosto 22
Microplásticos presentes na água potável não são perigosos para a saúde
agosto 22
E de repente escureceu em São Paulo às três da tarde
agosto 22
Da Nazare para o estágio do Liverpool, Sebastian deu dicas a Klopp
agosto 22
Golfinhos vistos na zona do Baleal
agosto 22
Temperaturas acima dos 30º em quase todo o país
agosto 22
John John manda recado a Slater com Tóquio em causa
agosto 22
Réplica chinesa do Surf Ranch já rola e há mais 5(!) em construção