Homepage

  • Chuva regressa no fim de semana em todo o país
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • O fim de semana será marcado pelo regresso da chuva em Portugal continental, apesar de na sexta-feira o sol espreitar um pouco por todo o país...
  • O fim de semana será marcado pelo regresso da chuva em Portugal continental, que será de neve nas terras altas, apesar de na sexta-feira o sol espreitar um pouco por todo o país, disse ontem o IPMA.

    Em declarações à agência Lusa, Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explicou que na sexta-feira a chuva dará tréguas, embora seja já esperada para sábado, domingo e também para segunda-feira.

    «Sexta feira irá haver uma melhoria gradual das condições meteorológicas, com algumas nuvens e alguma precipitação», declarou, explicando que esta têndencia muda a partir de sábado.

    Relativamente ao fim de semana, tanto sábado como domingo, serão marcados pelo regresso da chuva, que irá evoluir nas primeiras horas do dia [de sábado] do litoral para o interior, e de norte para sul, no domingo mantém-se a ocorrência de precipitação mais intensa no norte e no centro, bem como na segunda-feira, adiantou.

    Quanto ao vento, Ângela Lourenço avançou que sexta-feira já não se fará sentir como na quarta-feira, no entanto, sábado e domingo voltará a soprar moderado a forte, de sudoeste, em especial no litoral e nas terras altas.

    Em relação às temperaturas, a meteorologista explicou que estarão "relativamente baixas", tendo em conta que se está na primavera, com algumas oscilações, mas não muito significativas.

    "No interior e nas zonas montanhosas as [temperaturas] mínimas variam entre os zero e cinco graus, nas restantes regiões entre cinco e sete graus, subindo até aos 12. Já as máximas, serão inferiores aos 20 graus, até segunda-feira, nas regiões do interior norte e centro e nas terras altas não deverão ultrapassar os 12/15 graus", explicou.

    A queda de neve irá regressar também no sábado, mantendo-se durante o fim de semana e até segunda-feira, nas cotas acima dos 1.200/1.400 metros, a confinar-se ao Gerês, Serra da Estrela e Marão/Montemuro.

    A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou na terça-feira passada a população para as previsões de queda de neve e de vento forte a partir de quarta-feira nas regiões do norte e do centro.

    O aviso à população da ANPC surgiu após o contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que previa, desde quarta-feira, queda de neve para as regiões do Minho, norte e centro, podendo atingir repentinamente cotas de 400 a 600 metros.

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

     

Tags
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • ipma
  • meteo
  • meteorologia
  • temperaturas
  • chuva
  • fim de semana
  • abril
  • Previsao tempo
pub
similar News
similar
julho 10
Projeto TransforMAR está de regresso às praias nacionais e vai ajudar 15 IPSS
julho 10
Praia da Parede continua interdita a banhos
julho 10
Fluxo anormal de água atinge acesso da Praia de Carcavelos
julho 10
Novo fim de semana com muito calor a caminho
julho 10
Okahina, a quarta tecnologia de ondas que promete três piscinas em França
julho 09
Os banhos estão interditos na Praia da Parede
julho 10
Praia no Rio de Janeiro? Só depois de haver vacina para a Covid-19
pub