Homepage

  • Chuva e queda de neve marcam o fim de semana
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • O fim-de-semana vai ser marcado por períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos e queda de neve acima dos 600/800 metros
  • O fim-de-semana vai ser marcado por períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos e queda de neve acima dos 600/800 metros nas regiões Norte e Centro, adiantou à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

    De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), até terça-feira estão previstos aguaceiros fracos, céu muito nublado e queda de neve, regressando o tempo seco a partir de terça-feira.

    “Para hoje, já estamos a prever céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado durante a manhã, períodos de chuva fraca, passando a regime de aguaceiros, queda de neve acima dos 1400/1600 metros, descendo a quota para os 600/800 metros a partir da tarde, e vento moderado a forte, com rajadas da ordem dos 70/80 quilómetros por hora nas terras altas”, adiantou a especialista.

    No sábado, avançou Madalena Rodrigues, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial no litoral, que serão fracos e pouco frequentes na região Sul, queda de neve acima dos 600/800 metros nas regiões do Norte e Centro e vento moderado diminuindo de intensidade.

    “No domingo vamos ter períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral, e que serão de neve acima dos 600/800 metros, vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas, formação de gelo ou geada e pequena descida da temperatura mínima”, salientou.

    No que diz respeito às temperaturas, Madalena Rodrigues adiantou que “vão sofrer apenas subidas e descidas ligeiras, nada de significativo”.

    “Durante o dia de hoje vamos ter uma descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior e no sábado nova descida, mas nada de muito significativo. Estamos a prever valores negativos da temperatura mínima no interior Norte e Centro e máximas que não devem ultrapassar os 15 graus Celsius, excepto em Faro que pode chegar aos 16/17”, disse.

    Segundo a especialista, na segunda-feira ainda estão previstos aguaceiros fracos, mas a partir de terça-feira a previsão aponta para tempo seco e subida da temperatura.

    Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e nas terras altas, e vento moderado do quadrante norte.

    Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, com abertas, aguaceiros fracos e vento fraco a bonançoso.

    Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 10 e 15 graus Celsius, no Porto entre 08 e 13, em Vila Real 04, Bragança entre 04 e 10, em Viseu entre 03 e 10, na Guarda entre 02 e 08, em Coimbra entre 06 e 13, em Castelo Branco entre 06 e 14, em Santarém entre 07 e 16, em Évora entre 06 e 15, em Beja entre 05 e 15, em Faro entre 09 e 19, no Funchal entre 14 e 19, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo entre 11 e 16 e em Santa Cruz das Flores entre 13 e 16.

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

     

Tags
  • meteorologia
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • previsao
  • temperaturas
  • fim de semana
  • Neve
  • chuva
  • Norte
  • Centro
  • Sul
similar News
similar
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido
junho 06
Época balnear abre com 'dispositivo completo' nas praias do litoral alentejano
junho 06
Cinco vagas olímpicas para Paris'2024 já foram definidas no Mundial ISA de El Salvador
junho 06
Matosinhos Surf School Cup 2023 vai para a água no domingo
junho 07
'Idden Friends' é a etapa inaugural do Nacional de Longboard 2023
junho 07
Sally Fitzgibbons e o caloroso apoio da Seleção da Ucrânia: 'É muito emotivo conectar com as pessoas através do surf'
junho 07
A partir de 2030, o Oceano Ártico pode ficar sem gelo no verão