Homepage

  • Cascais vai ter a primeira sirene de alerta de tsunamis do país
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • O sistema inovador de aviso e alerta permite o envio de um sinal de rádio ou GPRS auxiliar a partir de transmissores terrestres
  • Notícia corrigida às 16h01

    Não é a primeira sirene de alerta de tsunamis do país mas é a primeira em Cascais. Segundo o Beachcam.pt apurou, a Hidromod (empresa portuguesa com a qual colaboramos para obter informação sobre o estado do mar) já havia instalado uma sirene em Setúbal. Mais info sobre esta sirene aqui.

    As populações da Área Metropolitana de Lisboa e do Algarve são as mais expostas às ondas gigantes criadas por um eventual sismo no mar. O município de Cascais assina hoje, dia 1 de março, às 15h00, um acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil que prevê a criação de um projeto-piloto para a instalação de uma sirene de alerta de tsunamis e dotação de meios humanos e técnicos para informar a população em situações de risco.

    Visando a melhoria dos mecanismos de alerta de catástrofes e a redução os tempos de transmissão de alertas às populações, a sirene será equipada com um controle local que deverá servir as unidades de resgate envolvidas nas operações de socorro e salvamento, bem como para a comunicação na área afetada.

    Este sistema de alerta, o primeiro do género no país, poderá ainda ser utilizado noutras situações de risco, nomeadamente, cheias e inundações, ventos fortes ou outro tipo de riscos naturais ou tecnológicos.

    O sistema de aviso e alerta permite o envio de um sinal de rádio ou GPRS auxiliar a partir de transmissores terrestres, de forma a avisar a população em caso de risco iminente.

    A ativação do sistema de aviso e alerta à população ocorrerá apenas com base na informação proveniente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (entidade responsável pelo sistema nacional de alerta de tsunamis) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil que, por sua vez, alerta as populações.

    Fonte: CM Cascais Foto: www.cascais.pt

Tags
  • Tsunami
  • Alerta
  • Sirene
  • Sirene alerta tsunamis
  • Cascais
  • camara municipal cascais
  • Autoridade Nacional de Proteção Civil
  • ondas gigantes
similar News
similar
janeiro 30
Vans Triple Crown 2023 já tem vencedores!
janeiro 30
Conhecido calendário dos circuitos regionais de bodyboard para 2023
janeiro 30
Validade da certificação dos nadadores-salvadores prorrogada até ao final de 2023
janeiro 30
FPS vai realizar dois cursos online de juízes de surf em fevereiro
janeiro 30
Frio não desarma e deixa todo o território continental em aviso amarelo
janeiro 27
Revelado calendário dos circuitos regionais de surf para 2023
janeiro 27
Tempo frio vai continuar pelo menos até quinta-feira