Homepage
- O sistema inovador de aviso e alerta permite o envio de um sinal de rádio ou GPRS auxiliar a partir de transmissores terrestres
-
-
Notícia corrigida às 16h01
Não é a primeira sirene de alerta de tsunamis do país mas é a primeira em Cascais. Segundo o Beachcam.pt apurou, a Hidromod (empresa portuguesa com a qual colaboramos para obter informação sobre o estado do mar) já havia instalado uma sirene em Setúbal. Mais info sobre esta sirene aqui.
As populações da Área Metropolitana de Lisboa e do Algarve são as mais expostas às ondas gigantes criadas por um eventual sismo no mar. O município de Cascais assina hoje, dia 1 de março, às 15h00, um acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil que prevê a criação de um projeto-piloto para a instalação de uma sirene de alerta de tsunamis e dotação de meios humanos e técnicos para informar a população em situações de risco.
Visando a melhoria dos mecanismos de alerta de catástrofes e a redução os tempos de transmissão de alertas às populações, a sirene será equipada com um controle local que deverá servir as unidades de resgate envolvidas nas operações de socorro e salvamento, bem como para a comunicação na área afetada.
Este sistema de alerta, o primeiro do género no país, poderá ainda ser utilizado noutras situações de risco, nomeadamente, cheias e inundações, ventos fortes ou outro tipo de riscos naturais ou tecnológicos.
O sistema de aviso e alerta permite o envio de um sinal de rádio ou GPRS auxiliar a partir de transmissores terrestres, de forma a avisar a população em caso de risco iminente.A ativação do sistema de aviso e alerta à população ocorrerá apenas com base na informação proveniente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (entidade responsável pelo sistema nacional de alerta de tsunamis) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil que, por sua vez, alerta as populações.
Fonte: CM Cascais Foto: www.cascais.pt
-
