Homepage

  • Cascais vai ter a primeira sirene de alerta de tsunamis do país
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • O sistema inovador de aviso e alerta permite o envio de um sinal de rádio ou GPRS auxiliar a partir de transmissores terrestres
  • Notícia corrigida às 16h01

    Não é a primeira sirene de alerta de tsunamis do país mas é a primeira em Cascais. Segundo o Beachcam.pt apurou, a Hidromod (empresa portuguesa com a qual colaboramos para obter informação sobre o estado do mar) já havia instalado uma sirene em Setúbal. Mais info sobre esta sirene aqui.

    As populações da Área Metropolitana de Lisboa e do Algarve são as mais expostas às ondas gigantes criadas por um eventual sismo no mar. O município de Cascais assina hoje, dia 1 de março, às 15h00, um acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil que prevê a criação de um projeto-piloto para a instalação de uma sirene de alerta de tsunamis e dotação de meios humanos e técnicos para informar a população em situações de risco.

    Visando a melhoria dos mecanismos de alerta de catástrofes e a redução os tempos de transmissão de alertas às populações, a sirene será equipada com um controle local que deverá servir as unidades de resgate envolvidas nas operações de socorro e salvamento, bem como para a comunicação na área afetada.

    Este sistema de alerta, o primeiro do género no país, poderá ainda ser utilizado noutras situações de risco, nomeadamente, cheias e inundações, ventos fortes ou outro tipo de riscos naturais ou tecnológicos.

    O sistema de aviso e alerta permite o envio de um sinal de rádio ou GPRS auxiliar a partir de transmissores terrestres, de forma a avisar a população em caso de risco iminente.

    A ativação do sistema de aviso e alerta à população ocorrerá apenas com base na informação proveniente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (entidade responsável pelo sistema nacional de alerta de tsunamis) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil que, por sua vez, alerta as populações.

    Fonte: CM Cascais Foto: www.cascais.pt

Tags
  • Tsunami
  • Alerta
  • Sirene
  • Sirene alerta tsunamis
  • Cascais
  • camara municipal cascais
  • Autoridade Nacional de Proteção Civil
  • ondas gigantes
similar News
similar
dezembro 08
Câmara da Nazaré apresenta Plano de Segurança para a nova temporada de ondas grandes
dezembro 06
Chuva, vento e muita agitação marítima no horizonte. São os 'efeitos colaterais' da depressão Barra
dezembro 07
Vários distritos de Portugal continental em alerta por causa da chuva e agitação marítima
dezembro 08
Forte agitação marítima deixa toda a costa continental portuguesa em alerta
dezembro 07
O mar vai estar agitado em Portugal continental e há cuidados a ter
dezembro 07
Revista brasileira distingue Ítalo Ferreira como 'Homem do Ano' no desporto
dezembro 07
Primeira ondulação grande da temporada a caminho da Canhão da Nazaré