Homepage

  • Beachcam Spot Report 7 a 11 de Março
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Semana com algum sol e mais ondas, com boas condições e opções de Norte a Sul do país.
  • O fim de semana foi cheio de ondas mas com algum vento e alguma chuva. Ainda assim houve surf razoável a bom sobretudo no centro e sul. Vamos ver como será a próxima semana? 

    NORTE

    2ªFeira: A ondulação volta a subir mas com menos período. No com 2,5m e 8 a 11 segundos. O vento mantém-se de norte moderado a forte. Com estas condições, prevemos apenas algumas ondas pequenas de pouco mais de 0,5m em Matosinhos com offshore forte. Céu muito nublado com alguma chuva fraca de manhã.

    3ªFeira: A nortada abrandou e o swell está agora com 1,3/1,5m de NO e 11/12 segundos de período. Ainda ondas pequenas e afectadas pela nortada mas mais surfável. Barra, Espinho de maré mais vazia são os spots a checar com ondas até 1m. Manhã com abertas e tarde de nuvens mas sem chuva.

    4ªFeira: O vento volta em força e ainda de quadrante norte. Ondas a subir com o swell de 1,3 a 2,4m de ONO e 18 a 15 segundos de período. Ainda muito afectado pelo vento norte a previsão será para bom surf de tarde em Matosinhos com ondas a subir de tarde para 1m e sets maiores. Céu muito nublado e períodos de chuva forte.

    5ªFeira: Mar a descer novamente de 2 a 1,7m de ONO com 13 a 12 segundos de período. Vento de norte fraco a moderado vai permitir mais surf na costa norte com ondas de 1m e sets maiores a descer durante o dia. O sol vai brilhar e será provavelmente o melhor dia da semana de Moledo a Barra de Aveiro.

    6ªFeira: O swell mantém-se de ONO mas mais pequeno com pouco mais de 1m e 11 segundos de período. O vento estará fraco de norte sem afectar muito as ondas permitindo ainda algum surf na maré vazia inferior a 1m: Espinho, Barra, Mariana, Leça, Cortegaça, serão os spots a checar.

    CENTRO

    2ªFeira: Subida novamente do swell mas mais de NNO de 3 a 3,6m com 10 segundos de período apenas. O vento vai entrar forte de Norte com rajadas de 60/70 kmh. Céu nublado com boas abertas e sem chuva. Boas condições embora extremas para windsurf e kite nas praias com ondas até 2m e melhor nas lagoas.  Algum surf nos spots mais abrigados com céu pouco nublado.

    3ªFeira: Mar a baixar bastante de 2,8 a 2m de NNO com 11 segundos. O vento entra agora mais fraco de quadrante norte e ainda a afectar as ondas. Algum surf em Buarcos, Supertubos com ondas acima de 1m e muito offshore. Dia pouco nublado.

    4ªFeira: A ondulação vai subir de 3 a 2,5m e a virar quase para Oeste. O período entra forte com 18 segundos, descendo gradualmente para 15 durante todo o dia. Vento norte moderado de manhã, passando para forte de tarde e afectando muito as ondas. Prevemos algum surf de manha em Buarcos e Supertubos com 1m a subir; Linha do Estoril e Carcavelos com ondas até 1m e sets maiores de tarde. Dia muito nublado.

    5ªFeira: Ondulação a baixar ligeiramente de 3 a 2,5m de ONO com 13/12 segundos de período mas com a nortada forte a limitar novamente os spots com surf. Assim temos novamente Prevemos algum surf de manha em Buarcos e Supertubos com 1m a subir; Linha do Estoril e Carcavelos com ondas um pouco inferiores mas ainda surráveis. Dia pouco nublado ou limpo.

    6ªFeira: O mar continua a baixar mas ainda consistente de NO com 2 a 1,5m e 12/11 segundos de período. O vento deu um descanso e entra agora fraco mas ainda de norte e não afectando muito as ondas. Mais spots com condições surráveis: Cabedelo na Figueira, Ericeira e Caparica serão alguns dos spots com ondas a rondar 1m. Dia bonito de sol e temperaturas de primavera a rondar os 15º de máxima.

    SUL

    2ªFeira: A semana começa com o mar a subir de tamanho mas muito de NNO. 2 a 3,5m com 7 a 10 segundos de período. O vento continua de norte e forte, afectando muito as ondas. O destaque vai para Arrifana com as ondas a subirem de 1 a 1,5m. Céu temporariamente muito nublado e com alguma chuva. 

    3ªFeira: Swell a descer de 2,5 a 2m de NNO com 10 segundos de periodo. O vento diminui para moderado e ligeiramente de NNE a beneficiar a formação das ondas até 1m em quase toda a costa Alentejano e Vicentina. Destaques para Arrifana de maré mais vazia, Beliche, Amado e Ponta Ruiva, S Torpes e pouco mais. Vento a virar mais para norte de tarde.

    4ªFeira: O mar ronda agora os 2m com o período a subir para 18 segundos. Virando gradualmente de NNO para ONO, esperamos aumento significativo das ondas de menos de 1m a 1,5m e sets maiores. Melhore s condições pela manhã com o swell a subir e vento sideoffshore de NNE. Praticamente todos os spots a funcionar de manhã e destaque para Arrifana de tarde com ondas de 1,5m e sets maiores.

    5ªFeira:  Mar a subir novamente para cerca de 2,5m de NO com o período em descida para 14/13 segundos. A nortada volta a entrar limitando muito a escolha do pico a Arrifana e Vale Figueira com ondas de 1m e sets maiores, consistente todo o dia.

    6ªFeira: Ainda em fase descendente, o swell baixa agora para cerca de 2m de NO e 11 segundos de período e vento fraco de NE, offshore, de manhã. O vento vira para norte de tarde. Embora pequenas em tamanho prevemos ainda assim bom surf em todas as costas alentejano e vicentina até 1m, com sol e temperaturas bem agradáveis a rondar os 16º de máxima.

    Boa semana, boas ondas e bom vento :)

    LM

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de percetibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • surf spot
  • previsao ondas
  • swell
  • norte
  • suk
  • centro
  • ondas
  • surf
  • bodyboard
  • Offshore
pub
similar News
similar
dezembro 04
Revelados os vencedores da 6ª edição dos Prémios XXL EDP Mar Sem Fim
dezembro 04
Derrocada atinge zona perto da Praia Maria Luísa
dezembro 03
Depressão Dora a caminho: Traz mau tempo e muita agitação marítima
dezembro 03
Vencedor da Rip Curl Fantasy Surfer da Liga MEO Surf já tem o prémio
dezembro 03
Obras-primas da natureza em perigo devido às alterações climáticas diz relatório
dezembro 03
As recomendações face ao agravamento da agitação marítima
dezembro 02
Embarcação de recreio naufragou ao largo da Praia da Luz
pub