Homepage

  • Beachcam Spot Report* 21 a 25 de Março
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Vamos ver quando e onde podemos apanhar as melhores ondas desta páscoa?
  • Depois de um fim de semana que se caracterizou ainda por onshore e alguma chuva, mas sempre com o sol à espreita, a semana que aí vem parece melhorar um pouco, com menos vento, mais sol e ondas mais ordenadas. Vamos ver quando e onde podemos apanhar as melhores ondas.

    NORTE

    2ª e 3ªfeira: O swell volta a baixar e serão os dois dias mais pequenos da semana não chegando sequer a 1m vindo de ONO na 2ªf e mais de Oeste na 3ªf, com 9 a 11 segundos de período. Com apenas brisas de leste de manhã e fraco de NO de tarde, as ondas estarão no máximo com 0,5m e alguns sets maiores, na maré mais vazia, desde Moledo a Barra de Aveiro. Dia nublado com pequenas abertas na 2ª e limpo na 3ªf.

    4ªfeira: O mar vai subir de 1,2 a 1,9m de ONO com 10 a 15 segundos de período. Com brisas de NNE de manhã e fraco de NNO e tarde, o surf vai ser garantido com melhores condições antes do almoço. Ondas a subir de 0,5m a mais de 1m na maioria dos spots de Moledo a Barra, e um pouco mais pequeno em Matosinhos, não chegando a 1m, mas sempre com offshore. Dia bonito de sol. 

    5ªfeira: Atingindo o pico durante a noite, o mar baixa agora de 2 a 1,5m de ONO com 14 a 12 segundos de período. O vento vai soprar fraco de norte de manhã e por isso as melhores condições na maioria dos spots. Ondas ordenadas a baixar de 1m gradualmente durante o dia e co  melhores condições na maré mais vazia. Dia nublado. 

    6ªfeira: O mar volta a subir novamente, de 1,4 a 1,8m de ONO com 11 a 14 segundos de período.  As brisas viram para sul de manhã para desaparecer de tarde ou apenas brisas de Oeste. com melhores condições de tarde e ondas mais ordenadas, boas sessões previstas em toda a costa norte: Barra, Leça, Espinho, Mariana serão boas opções. Dia muito nublado e chuviscos. 

    CENTRO

    2ªfeira: O swell começa a perder força em tamanho, a rondar 1,4m com 9 segundos de período e a virar muito para NNO. Ondas com  fraca consistência em todas as costas centro, Oeste e Lisboa. O vento fraco de NE de manhã vai permitir algum surf a Norte de Cascais: Guincho, P Grande, Ericeira e Sta Cruz serão boas opções. Mais nortada de tarde e boas condições para windsurf e kite nos locais habituais. Dia pouco nublado. 

    3ªfeira: Swell a manter-se de quadrante NNO com 1,8m e 8 segundos de período. Forte nortada todo o dia e sem condições para surfar praticamente em toda a região centro mas muito bom para desportos de vento em praias e lagoas com 35 a 50kmh. 

    4ªfeira: A nortada persiste assim como a ondulação que sobe um pouco para 2,4m de NNO. O dia repete-se com poucas ondas e muito vento. Algum surf em Peniche nos Supertubos mas com sideoff forte. 

    5ªfeira: Como a norte, o swell atingiu o seu pico e começa agora a baixar de 2,7 a 2m de NO e 14 a 12 segundos de periodo. O vento mantem a direção norte mas a diminuir de força para moderado. As ondas entram um pouco melhor e maiores mas ainda muito afectadas pelo vento. Destaque para Linha do Estoril na maré mais vazia e ondas com 1m e Supertubos com 1m e sets maiores. Dia pouco nublado. 

    6ªfeira: Ondulação agora com 1,5m mas a subir novamente para cerca de 2m de NO e com o período a baixar de 12 para 11 segundos. Prevemos contudo subida rápida para 15 segundos no fim do dia. O vento vai entrar fraco de Oeste mas sem afectar muito as ondas. Sem grandes destaques, podemos realçar Ericeira, Peniche, Linha e Caparica com ondas a rondar 1m. 

    SUL

    2ªfeira: Com o swell a baixar até 1,4m de NO e 12 segundos de periodo, o surf ainda estará razoável de manhã com vento fraco de norte. Ondas ainda ordenadas  com mais de 0,5m  de manhã em toda a costa Alentejana e Vicentina, Destaques para Amado, Carrapateira, Ponta Ruiva, Tonel e Beliche. Dia nublado com abertas. 

    3ªfeira: Swell ainda de NO com 1,4 a 1,7m mas apenas 8 segundos de período. Ondas pequenas inferiores a 1m e mais afectadas pelo vento NO moderado e forte de norte no fim do dia. Boas condições para windsurf e kite . 

    4ªfeira: Aumento definitivo do vento norte afetando muito qualquer ondulação. Aumento do swell para 2,3m mas muito de NNO e sem condições para surfar. Mais um dia para windsurf e kite com rajadas até 50Kmh. 

    5ªfeira: Swell mais consistente e apesar de entrar com 2,5m a direção é quase de norte. O vento entra agora moderado de NNO afectando ainda muito as ondas. Boas condições para windsurf e kite com vento a rondar 35/40kmh. 

    6ªfeira: Mar a descer um pouco mais até cerca de 1,5m de No com 12/11 segundos de período. O vento abrandou amar fraco e de Oeste, permitindo algum surf apesar do onshore. Toda a costa terá oportunidade para surfar, desde S Torpes a Sagres e muitos picos com ondas pouco maiores  de 0,5m mas surfáveis sobretudo na maré mais vazia de manhã e ao fim de tarde. Manhã com sol e tarde enublada.

    Boa férias, Bons festivais, Boa Páscoa e Boas ondas!

    LM

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de percetibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • surf spot
  • beachcam
  • swell
  • primavera
  • março
  • semana
  • ondas
  • previsao
  • Costa de Caparica
  • Norte
  • Sul
  • Centro
pub
similar News
similar
maio 23
Afinal, o verão poderá não ter temperaturas anormais
maio 23
Sexta-feira é dia de greve pelo clima!
maio 22
LUTA PELO SEGUNDO LUGAR DECIDE-SE EM CARCAVELOS
maio 22
O espanhol Marcos Tapia vence o International Adaptive Surf Open
maio 22
Mais de 10 toneladas de lixo todos os anos na costa açoriana
maio 22
Baleias são esperança na luta contra o cancro
maio 22
Melhor praia fluvial da Europa fica no Alentejo