Homepage

  • Beachcam Spot Report* 21 a 25 de Março
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Vamos ver quando e onde podemos apanhar as melhores ondas desta páscoa?
  • Depois de um fim de semana que se caracterizou ainda por onshore e alguma chuva, mas sempre com o sol à espreita, a semana que aí vem parece melhorar um pouco, com menos vento, mais sol e ondas mais ordenadas. Vamos ver quando e onde podemos apanhar as melhores ondas.

    NORTE

    2ª e 3ªfeira: O swell volta a baixar e serão os dois dias mais pequenos da semana não chegando sequer a 1m vindo de ONO na 2ªf e mais de Oeste na 3ªf, com 9 a 11 segundos de período. Com apenas brisas de leste de manhã e fraco de NO de tarde, as ondas estarão no máximo com 0,5m e alguns sets maiores, na maré mais vazia, desde Moledo a Barra de Aveiro. Dia nublado com pequenas abertas na 2ª e limpo na 3ªf.

    4ªfeira: O mar vai subir de 1,2 a 1,9m de ONO com 10 a 15 segundos de período. Com brisas de NNE de manhã e fraco de NNO e tarde, o surf vai ser garantido com melhores condições antes do almoço. Ondas a subir de 0,5m a mais de 1m na maioria dos spots de Moledo a Barra, e um pouco mais pequeno em Matosinhos, não chegando a 1m, mas sempre com offshore. Dia bonito de sol. 

    5ªfeira: Atingindo o pico durante a noite, o mar baixa agora de 2 a 1,5m de ONO com 14 a 12 segundos de período. O vento vai soprar fraco de norte de manhã e por isso as melhores condições na maioria dos spots. Ondas ordenadas a baixar de 1m gradualmente durante o dia e co  melhores condições na maré mais vazia. Dia nublado. 

    6ªfeira: O mar volta a subir novamente, de 1,4 a 1,8m de ONO com 11 a 14 segundos de período.  As brisas viram para sul de manhã para desaparecer de tarde ou apenas brisas de Oeste. com melhores condições de tarde e ondas mais ordenadas, boas sessões previstas em toda a costa norte: Barra, Leça, Espinho, Mariana serão boas opções. Dia muito nublado e chuviscos. 

    CENTRO

    2ªfeira: O swell começa a perder força em tamanho, a rondar 1,4m com 9 segundos de período e a virar muito para NNO. Ondas com  fraca consistência em todas as costas centro, Oeste e Lisboa. O vento fraco de NE de manhã vai permitir algum surf a Norte de Cascais: Guincho, P Grande, Ericeira e Sta Cruz serão boas opções. Mais nortada de tarde e boas condições para windsurf e kite nos locais habituais. Dia pouco nublado. 

    3ªfeira: Swell a manter-se de quadrante NNO com 1,8m e 8 segundos de período. Forte nortada todo o dia e sem condições para surfar praticamente em toda a região centro mas muito bom para desportos de vento em praias e lagoas com 35 a 50kmh. 

    4ªfeira: A nortada persiste assim como a ondulação que sobe um pouco para 2,4m de NNO. O dia repete-se com poucas ondas e muito vento. Algum surf em Peniche nos Supertubos mas com sideoff forte. 

    5ªfeira: Como a norte, o swell atingiu o seu pico e começa agora a baixar de 2,7 a 2m de NO e 14 a 12 segundos de periodo. O vento mantem a direção norte mas a diminuir de força para moderado. As ondas entram um pouco melhor e maiores mas ainda muito afectadas pelo vento. Destaque para Linha do Estoril na maré mais vazia e ondas com 1m e Supertubos com 1m e sets maiores. Dia pouco nublado. 

    6ªfeira: Ondulação agora com 1,5m mas a subir novamente para cerca de 2m de NO e com o período a baixar de 12 para 11 segundos. Prevemos contudo subida rápida para 15 segundos no fim do dia. O vento vai entrar fraco de Oeste mas sem afectar muito as ondas. Sem grandes destaques, podemos realçar Ericeira, Peniche, Linha e Caparica com ondas a rondar 1m. 

    SUL

    2ªfeira: Com o swell a baixar até 1,4m de NO e 12 segundos de periodo, o surf ainda estará razoável de manhã com vento fraco de norte. Ondas ainda ordenadas  com mais de 0,5m  de manhã em toda a costa Alentejana e Vicentina, Destaques para Amado, Carrapateira, Ponta Ruiva, Tonel e Beliche. Dia nublado com abertas. 

    3ªfeira: Swell ainda de NO com 1,4 a 1,7m mas apenas 8 segundos de período. Ondas pequenas inferiores a 1m e mais afectadas pelo vento NO moderado e forte de norte no fim do dia. Boas condições para windsurf e kite . 

    4ªfeira: Aumento definitivo do vento norte afetando muito qualquer ondulação. Aumento do swell para 2,3m mas muito de NNO e sem condições para surfar. Mais um dia para windsurf e kite com rajadas até 50Kmh. 

    5ªfeira: Swell mais consistente e apesar de entrar com 2,5m a direção é quase de norte. O vento entra agora moderado de NNO afectando ainda muito as ondas. Boas condições para windsurf e kite com vento a rondar 35/40kmh. 

    6ªfeira: Mar a descer um pouco mais até cerca de 1,5m de No com 12/11 segundos de período. O vento abrandou amar fraco e de Oeste, permitindo algum surf apesar do onshore. Toda a costa terá oportunidade para surfar, desde S Torpes a Sagres e muitos picos com ondas pouco maiores  de 0,5m mas surfáveis sobretudo na maré mais vazia de manhã e ao fim de tarde. Manhã com sol e tarde enublada.

    Boa férias, Bons festivais, Boa Páscoa e Boas ondas!

    LM

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de percetibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • surf spot
  • beachcam
  • swell
  • primavera
  • março
  • semana
  • ondas
  • previsao
  • Costa de Caparica
  • Norte
  • Sul
  • Centro
pub
similar News
similar
agosto 19
Julho foi o mês mais quente de sempre no Alasca
agosto 19
Australiano concebe drone para evitar ataques de tubarões a surfistas
agosto 19
Água do mar tem estado mais fria no Algarve do que no Minho
agosto 19
Dugongo mais famoso do mundo morre com plástico no estômago
agosto 19
Temperaturas vão subir e as noites serão 'tropicais'
agosto 19
Buondi Girls Session animou Praia de Carcavelos
agosto 16
Inscrições abertas para curso de Treinadores de Surfing Grau I