Homepage

  • Revilhão gelado mas sem chuva no continente
    30 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • Em Portugal continental, o IPMA prevê uma noite de passagem de ano que deverá ser fria, mas sem chuva.
  • Muito frio e pouca chuva, é o que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este fim de semana de passagem de ano em território de Portugal continental.

    Já a passagem de ano na Madeira, vai ser marcada pela chuva, que poderá ser por vezes forte. Também é esperad vento com rajadas até 80 quilómetros por hora nas terras altas, informou o Instituto do Mar e da Atmosfera.

    Em comunicado, o IPMA adiantou que entre os dias 31 de dezembro (sábado) e dia 2 de janeiro (segunda-feira) ocorrerá precipitação persistente, que poderá ser por vezes forte na ilha.

    O Instituto avançou também que com a “ocorrência de precipitação, deverá dar-se a deposição das poeiras em suspensão (chuva de lama) que se encontram nos níveis baixos da atmosfera e que são provenientes do continente africano”.

    A previsão aponta também para vento moderado a forte predominando de sueste, com rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial nas terras altas, e agitação marítima no quadrante sul da costa sul com ondas até três metros.

    A agitação marítima manter-se-á do quadrante sul na costa sul com ondas até 3 metros.

    O IPMA explicou que o estado do tempo no arquipélago da Madeira “vai ser condicionado pela ação de um anticiclone, relativamente intenso localizado sobre a Europa Central e a partir de dia 31 de uma depressão à qual estará associada uma superfície frontal fria”.

    A temperatura máxima irá variar aproximadamente entre 18 e 21ºC e a mínima entre 14 e 16ºC.

    No que diz respeito aos Açores, o IPMA prevê no sábado e domingo céu com períodos de nebulosidade e com a ocorrência de aguaceiros em todas as ilhas e vento bonançoso a moderado do quadrante norte.

    Neste período as temperaturas mínimas deverão variar entre os 13/15ºC e as temperaturas máximas entre os 17/19ºC.

    Em Portugal continental, a noite de passagem de ano deverá ser fria, mas sem chuva.

    Até dia 1 de janeiro de 2017, o estado do tempo em Portugal continental vai continuar a ser condicionado por um anticiclone localizado na Europa Central.

    O IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo temporariamente forte nas terras altas do Centro e Sul, neblina ou nevoeiro matinal, em especial nas regiões do interior, e formação de geada.

    As temperaturas não terão variações significativas, sendo que a máxima deverá variar entre 15 e 18ºC no litoral Norte e Centro e na região Sul, sendo inferior no interior Norte e Centro onde não deverá ultrapassar 14ºC.

    A temperatura mínima vai variar aproximadamente entre 4 e 8ºC, sendo inferior a 4ºC no interior das regiões Norte e Centro, onde poderá em alguns locais chegar a -4ºC.

    O Instituto indicou ainda que no início do ano de 2017, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal o céu tornar-se-á em geral muito nublado, e prevê-se ocorrência de precipitação a partir da tarde de dia 01 e em especial no dia 02, havendo possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

    Bom ano e agasalhem-se bem!

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, basta consultar a nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • temperaturas
  • passagem de ano
  • revilhão
  • frio
  • chuva
  • Portugal
  • madeira
  • Previsão do tempo
  • meteorologia
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • IPMA
  • ondas
similar News
similar
maio 26
Ricardo Rosmaninho já está nos oitavos-de-final do Antofagasta Bodyboard Festival
maio 26
MEO Beachcam instala nova live cam na Baía de Peniche | Baleal
maio 26
Nacional de Bodysurf visita a Lourinhã este sábado
maio 26
Inscrições abertas para a etapa inaugural do Circuito de Surf da Ericeira 2023
maio 26
Chuva e trovoada de volta: 12 distritos sob aviso amarelo
maio 24
Reaberto passadiço que liga as praias da Barra e da Costa Nova
maio 25
Ricardo Rosmaninho é o resistente da armada lusa em Antofagasta