Homepage

  • Portugueses fizeram história na Nazaré
    22 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • A etapa portuguesa do circuito mundial de ondas grandes da World Surf League, teve luz verde para avançar...
  • A Praia do Norte recebeu o maior evento de ondas grandes alguma vez realizado em Portugal. A  etapa portuguesa do circuito mundial de ondas grandes da World Surf League, teve luz verde para avançar, depois de estar em período de espera desde o dia 15 de Outubro.
     
    E se a vitória coube ao australiano Jamie Mitchell, foi da atitude dos Portugueses que mais se falou durante todo o dia. Entre a lista dos 24 melhores surfistas do mundo, estiveram cinco portugueses que fizeram história e desafiaram todos os limites ao surfar algumas das maiores ondas de sempre, em remada na Nazaré.
     
    João de Macedo, um dos surfistas portugueses mais experientes em ondas grandes e que tinha sido até então o único a competir no circuito mundial, foi o mentor da armada portuguesa e mostrou que aos seus 39 anos está no topo da elite mundial. Venceu a primeira bateria, fazendo antever um grande dia para as cores nacionais e chegou até á final graças a uma onda de ultima hora que lhe valeu um dos maiores wipeouts do dia, mas também a nota necessária para estar entre os 6 finalistas. Deixou pelo caminho, entre outros, Greg Long, campeão mundial em 2012 e 2015 (na primeira ronda), e Grant Baker, líder do ranking e campeão de 2013 (nas meias-finais). Na final foi um guerreiro e faltando 10 minutos para o final apanhou uma onda que lhe valeu o 3º lugar final e uma entrada directa para a 9.º (8,680 pontos) posição no ranking mundial.
     
    Antonio Silva apostou desde cedo nas direitas da praia do Norte na primeira ronda e garantiu a passagem às meias finais. Conseguir passar à final foi um grande feito, e lado a lado com os restantes finalistas na cerimónia de entrega de prémios revelou um grande respeito e admiração por todos e o desejo de correr o circuito mundial a tempo inteiro. Para António Silva, vencedor por dois anos consecutivos da Bolsa EDP Mar Sem Fim para o seu projecto na Nazaré (2014/15 e 2015/16) este é o culminar positivo de uma longa relação com esta onda, com a entrada directa para o 14.º lugar (5,024) do ranking mundial.
     
    Hugo Vau foi um dos destaques da primeira ronda, com duas ondas (7,93 e 8,50) em menos de dois minutos. Um dos principais promotores do canhão da Nazaré, estava duplamente orgulhoso por isso, a realização do Nazaré Challenge foi para ele o “culminar de um ciclo e o reconhecimento a nível mundial por parte da World Surf League.”
     
    Alex Botelho, uma presença constante nos melhores dias da Nazaré, realizou um objectivo que perseguia há 3 anos: entrar numa prova do circuito mundial de ondas grandes. Na sua bateria conseguiu uma das melhores ondas e com a passagem ao próximo round ao alcance ficou a precisar de uma segunda onda para avançar para as meias finais. Depois de ser o primeiro Português a surfar Jaws, através da bolsa EDP Tour, Alex provou merecer um lugar lado a lado com a elite do surf mundial e será de esperar grandes feitos nos próximos anos, inclusivamente novos convites para etapas do Big Wave Tour.
     
    Nicolau Von Rupp figurava na lista de substitutos da WSL e conseguiu entrar devido a uma desistência de ultima hora. Na sua bateria acreditou até ao final, e nos últimos minutos lançou-se a uma onda a precisar de um 5.67 mas não conseguiu completar a descida e acabou por ficar pelo caminho, sem não antes mostrar a todo o publico a sua atitude e determinação.
     
    As famosas ondas gigantes da Praia do Norte marcaram presença para o maior evento da especialidade alguma vez realizado no país. E os surfistas portugueses estiveram à altura da ocasião. A Praia do Norte tem desempenhado um papel central no projecto EDP Mar Sem Fim, com grande parte dos prémios e bolsas atribuídas aos surfistas Portugueses focados neste local. 
     
    Este ano a bolsa EDP Tour será atribuída pelo EDP Mar Sem Fim ao surfista que mais se destaque nesta praia ao longo desta temporada, sendo esta prova mais um critério para definir um vencedor.
     
    Nos próximos dias será também inaugurado o Hangar EDP Mar Sem Fim no Porto da Nazaré com o apoio da Camara Municipal da Nazaré e que pretende ser um espaço de preparação e treino para os portugueses das ondas Grandes.
    Fotografias: Praia do Norte

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • surf
  • ondas grandes
  • nazaré
  • praia do norte
  • portugueses
  • joao de macedo
  • Hugo Vau
  • Alex Botelho
  • António Silva
  • Nic Von Rupp
similar News
similar
dezembro 03
Piscina de ondas artificiais Wavegarden vai ser construída em Óbidos
dezembro 01
Francisco Ordonhas vice-campeão mundial ISA Sub-18
novembro 30
Portugal segue na corrida às medalhas no Rio de Janeiro
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational