Homepage

  • Muito frio e quatro distritos sob aviso amarelo
    27 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje...
  • De acordo com o Instituto, os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda estão hoje sob aviso amarelo devido ao nevoeiro persistente, podendo dissipar temporariamente em alguns locais, até às 15:00 de hoje.

    Previsão de surf para esta semana

    O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

    O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado e com neblina ou nevoeiro no nordeste transmontano e na parte norte da Beira Alta até final da manhã, podendo persistir em alguns locais.

    A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado nas terras altas e formação de geada, em especial no interior.

    No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade, por nuvens altas, no Algarve e Baixo Alentejo, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado na costa sul e nas terras altas, formação de geada em alguns locais do interior e neblina ou nevoeiro matinal nas regiões do interior.

    Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 06 e 14 graus Celsius, no Porto entre 06 e 16, em Vila Real entre 0 e 09, em Viseu entre 03 e 13, em Bragança entre 0 e 10, na Guarda entre 0 e 08, em Castelo Branco entre 03 e 14, em Coimbra entre 04 e 15, em Santarém entre 04 e 16, em Évora entre 03 e 16, em Beja entre 05 e 16 e em Faro entre 09 e 18.

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje na costa Ocidental ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 metros e na costa ondas de sueste inferiores a um metro, sendo de sudoeste com um metro junto ao cabo de São Vicente.

    Açores com aviso devido a agitação marítima

    Por causa da agitação marítima, a Marinha portuguesa alertou na segunda-feira a comunidade marítima e a população do arquipélago dos Açores para a previsão de ventos fortes e agravamento do estado do mar, em especial do grupo ocidental e central.

    A Marinha recomenda o reforço da amarração e uma vigilância cuidada das embarcações atracadas, bem como a consulta regular dos avisos à navegação e da previsão meteorológica e outras informações sobre a praticabilidade dos portos", junto das respetivas capitanias.

    Em comunicado, a Marinha aconselhou também que as pessoas evitem sair para o mar até que as condições melhorem.

    Segundo a Marinha, as ondas podem atingir os sete metros de altura e terão maior "incidência no grupo ocidental e central a partir do fim da manhã de terça-feira".

    A situação vai manter-se em grandes alterações até ao final da manhã de quinta-feira (29 de dezembro).

    No comunicado, é aconselhado aos pescadores lúdicos para evitarem pescas em zonas de "arriba nas frentes costeiras" e à população em geral que evite passear junto à costa ou aproximar-se da rebentação.

    O grupo ocidental inclui as ilhas das Flores e do Corvo e o grupo central inclui as ilhas do Pico, Terceira, Graciosa, São Jorge e Faial.

    Fotografia: Ericeira Surf Clube

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Frio
  • Aviso Amarelo
  • Chuva
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • temperaturas
  • Agitação marítima
  • Dezembro
pub
similar News
similar
outubro 22
Surfista preso em zona de falésia é resgatado em Aljezur
outubro 22
Bernardo Jerónimo avança mais uma ronda no Frontón King 2020
outubro 22
Bom Petisco Cascais Pro alimentado a 60% com energia solar
outubro 21
Costa da Morte, na Galiza, quer ser Reserva Mundial de Surf
outubro 21
Salvamentos aumentaram nas praias portuguesas na época balnear de 2020
outubro 21
Primeira ondulação grande da temporada deverá entrar na Nazaré a partir de domingo
outubro 21
Circuito Regional da Madeira SUP Race arrancou em grande estilo
pub