Homepage

  • Estuário do Sado limpo e mantido pela comunidade local
    20 dezembro 2016
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A Ocean Alive tem esta visão: o Estuário do Sado limpo e mantido pelas pessoas...
  • Durante a semana passada, a Ocean Alive realizou a 10ª Ação da Campanha de Sensibilização e Limpeza de Praia, no Estuário do Sado, "Mariscar SEM Lixo”  na qual participaram 25 Voluntários pelo Mar. 

    Foram limpas duas zonas do estuário do Sado, no dia 13, a praia do Outão/Gávea, junto da desembocadura do estuário e no dia 17, um troço de 500m no sapal e areal na margem industrial, perto da Lisnave. Os resultados quantificáveis foram a retirada de 1277kg de lixo e de 1360 embalagens de sal, provenientes da mariscagem do lingueirão e do casulo neste estuário. Todas as embalagens de sal recolhidas são guardadas pela Ocean Alive para exposição ao público em ações de sensibilização.

    A Campanha "Mariscar SEM Lixo" teve início em Março. Na primeira ação, na sexta feira santa de 2016, a Ocean Alive conseguiu angariar 30 voluntários e com a sua ajuda abordar 300 mariscadores. 

    O balanço das 10 ações mensais decorridas neste ano é extraordinário: Já participaram 645 voluntários. Com a sua ajuda, o estuário do Sado tem hoje menos 12 537kg de lixo e menos 18 857  embalagens de sal de plástico. Também 437 mariscadores foram sensibilizados para o problema da contaminação por plástico em deixar as embalagens de sal na maré. 

    De referir que a campanha "Mariscar SEM Lixo" é um dos projectos finalista na Categoria Iniciativa de Mobilização dos Green Project Awards, resultado que será anunciado no dia 23 de Janeiro.

    A Ocean Alive tem esta visão: o Estuário do Sado limpo e mantido pelas pessoas.

    A campanha de Sensibilização e Limpeza de Praia, no Estuário do Sado, "Mariscar SEM Lixo” tem como objectivos retirar o lixo marinho do estuário do Sado, envolvendo a sociedade no problema que é o plástico no Oceano e acabar com o mau hábito dos mariscadores do lingueirão e do casulo em deixar as embalagens de sal na maré no estuário do Sado. Cada vez é maior o número de entidades locais que se associam a esta campanha mas, para chegar ao objectivo final, há ainda muitas redes a constituir.

    Para além das ações mensais com voluntários para a sensibilização directa dos mariscadores e de limpeza do estuário do Sado, esta campanha irá desenvolver-se com base em mais dois pilares que são:

    A criação de uma rede de boas práticas, através de pescadoras líderes na comunidade pesqueira do Sado;

    A criação de uma rede de stakeholders, para a implementação de soluções e de alteração de comportamentos que visem a diminuição do lixo no estuário do Sado. 

    A campanha “Mariscar SEM Lixo" faz parte da Iniciativa da Ocean Alive “Guardiãs do mar: salvar o ambiente, preservar empregos” que visa proteger as pradarias marinhas do estuário do Sado com o envolvimento das mulheres pescadoras do Sado. Esta Iniciativa foi vencedora do Concurso Ideias de Origem Portuguesa 2016 da Fundação Calouste Gulbenkian (dona da Partexx Oil & Gas, que quer explorar petróleo em Portugal). 

    Nos primeiros meses de 2017 está prevista a primeira fase da limpeza do Cais Palafítico da Carrasqueira com a colaboração da comunidade piscatória, entidades locais e voluntários.

    A Ocean Alive agradece às entidades e aos voluntários participantes e, em particular, à comunidade dos media na divulgação desta campanha e no impacto positivo na angariação de voluntários e de parceiros para esta visão: um estuário do Sado limpo e mantido pela comunidade local. 

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Lixo
  • sado
  • Setúbal
  • Limpeza
  • Lixo Marinho
  • praia
pub
similar News
similar
fevereiro 24
A havaiana com nome português que está a varrer o WQS aos… 15 anos
fevereiro 24
A 10 anos de haver mais plástico que peixe no mar!?
fevereiro 23
Alex Botelho agradece apoio de todos após acidente na Nazaré
fevereiro 21
Fim de semana primaveril à vista! A temperatura vai chegar aos 25 graus!
fevereiro 21
Slater, Kikas e mais 10 do CT na Nova Zelândia
fevereiro 23
Mafalda Lopes ambiciona título nacional em ano de transição
fevereiro 22
Afonso Antunes repousa antes do ataque ao Pro Júnior (Entrevista)