Homepage

  • Estuário do Sado limpo e mantido pela comunidade local
    20 dezembro 2016
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A Ocean Alive tem esta visão: o Estuário do Sado limpo e mantido pelas pessoas...
  • Durante a semana passada, a Ocean Alive realizou a 10ª Ação da Campanha de Sensibilização e Limpeza de Praia, no Estuário do Sado, "Mariscar SEM Lixo”  na qual participaram 25 Voluntários pelo Mar. 

    Foram limpas duas zonas do estuário do Sado, no dia 13, a praia do Outão/Gávea, junto da desembocadura do estuário e no dia 17, um troço de 500m no sapal e areal na margem industrial, perto da Lisnave. Os resultados quantificáveis foram a retirada de 1277kg de lixo e de 1360 embalagens de sal, provenientes da mariscagem do lingueirão e do casulo neste estuário. Todas as embalagens de sal recolhidas são guardadas pela Ocean Alive para exposição ao público em ações de sensibilização.

    A Campanha "Mariscar SEM Lixo" teve início em Março. Na primeira ação, na sexta feira santa de 2016, a Ocean Alive conseguiu angariar 30 voluntários e com a sua ajuda abordar 300 mariscadores. 

    O balanço das 10 ações mensais decorridas neste ano é extraordinário: Já participaram 645 voluntários. Com a sua ajuda, o estuário do Sado tem hoje menos 12 537kg de lixo e menos 18 857  embalagens de sal de plástico. Também 437 mariscadores foram sensibilizados para o problema da contaminação por plástico em deixar as embalagens de sal na maré. 

    De referir que a campanha "Mariscar SEM Lixo" é um dos projectos finalista na Categoria Iniciativa de Mobilização dos Green Project Awards, resultado que será anunciado no dia 23 de Janeiro.

    A Ocean Alive tem esta visão: o Estuário do Sado limpo e mantido pelas pessoas.

    A campanha de Sensibilização e Limpeza de Praia, no Estuário do Sado, "Mariscar SEM Lixo” tem como objectivos retirar o lixo marinho do estuário do Sado, envolvendo a sociedade no problema que é o plástico no Oceano e acabar com o mau hábito dos mariscadores do lingueirão e do casulo em deixar as embalagens de sal na maré no estuário do Sado. Cada vez é maior o número de entidades locais que se associam a esta campanha mas, para chegar ao objectivo final, há ainda muitas redes a constituir.

    Para além das ações mensais com voluntários para a sensibilização directa dos mariscadores e de limpeza do estuário do Sado, esta campanha irá desenvolver-se com base em mais dois pilares que são:

    A criação de uma rede de boas práticas, através de pescadoras líderes na comunidade pesqueira do Sado;

    A criação de uma rede de stakeholders, para a implementação de soluções e de alteração de comportamentos que visem a diminuição do lixo no estuário do Sado. 

    A campanha “Mariscar SEM Lixo" faz parte da Iniciativa da Ocean Alive “Guardiãs do mar: salvar o ambiente, preservar empregos” que visa proteger as pradarias marinhas do estuário do Sado com o envolvimento das mulheres pescadoras do Sado. Esta Iniciativa foi vencedora do Concurso Ideias de Origem Portuguesa 2016 da Fundação Calouste Gulbenkian (dona da Partexx Oil & Gas, que quer explorar petróleo em Portugal). 

    Nos primeiros meses de 2017 está prevista a primeira fase da limpeza do Cais Palafítico da Carrasqueira com a colaboração da comunidade piscatória, entidades locais e voluntários.

    A Ocean Alive agradece às entidades e aos voluntários participantes e, em particular, à comunidade dos media na divulgação desta campanha e no impacto positivo na angariação de voluntários e de parceiros para esta visão: um estuário do Sado limpo e mantido pela comunidade local. 

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Lixo
  • sado
  • Setúbal
  • Limpeza
  • Lixo Marinho
  • praia
similar News
similar
outubro 22
Surf Clube de Viana faz história! É a primeira instituição do mundo a receber o certificado STOKE Melhores Práticas
outubro 22
Frontón King: Joel Rodrigues diz adeus à prova da categoria Open
outubro 22
Praia do Peneco alvo de 'intervenção porfunda'
outubro 22
Praia do Dragão Vermelho acolhe etapa única do Nacional de Longboard de 2021
outubro 23
Bodyboard: Conta de Instagram da IBC foi hackeada
outubro 22
Algarve eleito o 'Melhor Destino de Praia da Europa'
outubro 22
Heat draw definido para a finalíssima do Nacional de Surf Esperanças Sub-18