Homepage

  • Este ano há mais dois golfinhos nascidos no Sado
    27 dezembro 2016
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Os golfinhos que vivem no Estuário do Sado passaram a ter mais dois elementos durante o ano de 2016.
  • Os golfinhos que vivem no Estuário do Sado passaram a ter mais dois elementos durante o ano de 2016. Em Agosto e em Outubro nasceram duas crias, aumentando para 29 o número de roazes naquela população, informou hoje o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

    Comunidade local limpa o Rio Sado

    “A primeira cria nasceu em Agosto e a segunda em Outubro, mas o ICNF optou por não divulgar no imediato estes nascimentos de modo a proteger as novas crias”, segundo um comunicado enviado à Wilder.

    Os nomes destes dois golfinhos-roazes (Tursiops truncatus), serão escolhidos pelos alunos do 1º ciclo de uma escola do concelho de Setúbal.

    Em Portugal é possível observar golfinhos ao longo de toda a costa. Mas esta é a única população residente de golfinhos num estuário em Portugal e uma das poucas da Europa. Nos anos 80 chegou a ter cerca de 40 animais; em 2011 atingiu um mínimo de 25.

    Hoje, “a elevada mortalidade infantil registada na década de 80 parece ter sido revertida e, à excepção da cria Sapal (nascida em 2013), todas as outras crias nascidas nos últimos anos continuam ainda na população”, acrescenta o ICNF. Como a que nasceu no verão de 2015.

    Quando adultos, estes golfinhos podem ter entre dois a quatro metros de comprimento e pesar entre 150 a 600 quilos. Alimentam-se de tainhas, carapaus, sardinhas, anchovas, enguias, chocos, lulas e alguns crustáceos.

    Actualmente, metade da população do estuário é jovem, tendo menos de 20 anos; a outra metade terá, em média, 40 anos de idade. Os golfinhos podem viver até aos 50 anos.

    Vídeo de 2010 que demonstra a simbiose entre os roazes e os humanos na Praia do Carvalhal, perto de Tróia:

    Fonte e Fotografia: Wilder

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Rio Sado
  • Golfinhos
  • Portugal
  • Ambiente
  • Natureza
similar News
similar
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido
junho 06
Época balnear abre com 'dispositivo completo' nas praias do litoral alentejano
junho 06
Cinco vagas olímpicas para Paris'2024 já foram definidas no Mundial ISA de El Salvador
junho 06
Matosinhos Surf School Cup 2023 vai para a água no domingo
junho 07
'Idden Friends' é a etapa inaugural do Nacional de Longboard 2023
junho 07
Sally Fitzgibbons e o caloroso apoio da Seleção da Ucrânia: 'É muito emotivo conectar com as pessoas através do surf'
junho 07
A partir de 2030, o Oceano Ártico pode ficar sem gelo no verão