Homepage

  • Toda a costa portuguesa sob aviso devido a agitação marítima
    15 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • O IPMA informou que o aviso vai estar em vigor entre as 06:00 e as 00:00 de sexta-feira.
  • Toda a costa portuguesa está hoje sob 'Aviso Laranja' devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas que podem atingir uma altura máxima até 11 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à semelhança do alerta da AMN.

    Previsão de ondas para esta semana

    Segundo o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob 'Aviso Laranja' devido à previsão de ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo chegar aos 09/11 metros.

    O IPMA informou que o aviso vai estar em vigor entre as 06:00 e as 00:00 de sexta-feira.

    O 'Aviso Laranja', o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido sempre que há uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

    O instituto colocou também sob 'Aviso Amarelo' os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro devido à previsão de chuva entre 18:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira.

    Também sob 'Aviso Amarelo' estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu devido à queda de neve acima da cota dos 1200 metros entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de sexta-feira.

    Notícia do dia: Galp Avança Com Exploração de Petróleo no Alentejo

    O 'Aviso Amarelo' é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

    O instituto prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do final da manhã, períodos de chuva a partir da tarde no litoral oeste, estendendo-se às restantes regiões e sendo por vezes forte a partir do final da tarde, passando a aguaceiros no final do dia.

    Está também prevista queda de neve acima de 1000/1200 metros, condições favoráveis à ocorrência de trovoada no litoral das regiões Centro e Sul a partir do fim da tarde.

    A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se gradualmente do quadrante sul, aumentando para moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral a partir do final da tarde, rodando para noroeste no final do dia.

    Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte do quadrante norte, rodando gradualmente para sudoeste, aumentando para forte com rajadas até 85 quilómetros por hora a partir do final da tarde, rodando para noroeste no final do dia.

    O IPMA prevê ainda para o continente formação de gelo ou geada nas regiões do interior Norte e Centro, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura mínima.

    Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 08 e 14 graus Celsius, no Porto entre 06 e 13, em Viana do Castelo entre 05 e 13, em Vila Real entre 02 e 08, em Viseu entre 02 e 09, em Bragança entre -2 e 05, na Guarda entre 0 e 06, em Castelo Branco entre 03 e 10, em Coimbra entre 05 e 14, em Santarém entre 06 e 15, em Évora entre 05 e 13, em Beja entre 06 e 13 e em Faro entre 09 e 17.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • meteorologia
  • Costa Portuguesa
  • Agitação marítima
  • temperaturas
  • mau tempo
  • ondas
  • lisboa
  • porto
  • tempo
similar News
similar
junho 15
Publicada a lista final com a lotação das praias de Portugal Continental
junho 15
Quercus destaca aumento de praias com 'Qualidade de Ouro' em 2021
junho 15
Ponto irreversível do aquecimento global já pode ter sido atingido
junho 15
Terça-feira de trovoada: 12 distritos sob aviso laranja
junho 14
Câmara Municipal de Sintra vai requalificar a Praia das Maçãs
junho 14
21 meses depois regressou a Red Bull Cliff Diving World Series
junho 14
10 distritos sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, granizo e trovoada