Homepage

  • Beachcam XMAS Spot Report* 24 e 25 de Dezembro
    22 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • É oficial: O Pai Natal vai mesmo ser generoso e está a oferecer boas sessões durante todo o fim de semana...
  • O Natal chega já este fim de semana, bem como o frio, as ondas e os momentos de união! E que tal reunirmos estes elementos todos e ir lá para dentro em boa companhia? É que vão estar boas condições! HO HO HO!

    NORTE

    Sábado: Com temperaturas mínimas a rondar os 6º C e máximas até 15º C, vai ser uma véspera de natal com muito frio e pouca chuva, dentro e fora de água. Um bom fato 4/3 com reforço, ou até um mais revistido, são as melhores opções a levar para dentro de água durante este fim de semana. Com a ondulação a oferecer presentes para todos aqueles que se mandarem ao mar, prevemos boas ondas a rondar 2m sob pouco vento, a rolarem durante praticamente todo o dia nesta região. Alguma brisa de norte prevista para depois de almoço. Boas ondas até 2,5m, no sets maiores, por Moledo, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira maior. Matosinhos a funcionar com qualidade, na melhor maré, até 1,5m nos sets maiores. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar até 2m. Mar a cair ligeiramente para a tarde.

    Domingo: Dia de Natal com offshore matinal! Vento fraco de leste desde manhã a soprar em direção ao mar e a permitir um período de offshore. Com apenas alguns cm's a menos nos sets, prevêmos boas ondas em todas as praias e picos sugeridos para ontem.

    CENTRO

    Sábado e Domingo: Com condições bastante semelhantes para estes dois dias, prevemos ondas ligeiramente maiores no domingo do que no sábado, sob vento offshore natalício, soprando fraco, vindo de este. Sábado com algum vento de ENE a permitir sideoffshore em quase toda a a Costa Ocidental, excepto Supertubos e Cabedelo, com offshore. Dias com muito sol, mas muito frio por essas praias fora. Prevemos ondas de cerca de 1,5m pelas praias da Foz e Bicas com Fonte da Telha a funcionar em condições muito similares. Toda a Costa de Caparica com ondas até 2m nos sets maiores, desde as praias aos pontões, passando pela famosa Cova do Vapor. Picos na Linha de Oeiras/Estoril/Cascais com ondas de cerca de 1m. Guincho com mais desordenado mas a rondar os 2,5m, idêntico na Praia Grande e picos até à Ericeira a funcionarem provavelmente dentro das mesmas medidas, mas ligeiramente com uns cm's a menos. Excelente dia de surf na região da Ericeira, desde São Julião, passando pela baía dos Coxos, Ribeira D'Ilhas e Pedra Branca com ondas de 2m. Praia Azul, spots de Santa Cruz e Areia Branca também a apresentarem surf de algum nível, com ondas ligeiramente maiores e mais desordenadas. Destaque especial para os spots com vento offshore e side-offshore por Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas consistentes desde 1,5m a 2m. Lagido, Belgas, Almagreira e picos até ao Cabo Carvoeiro com boas ondas, sempre dentro do mesmo tamanho. Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 3m ou maior, com o Canhão da Nazaré a originar ondas na Praia do Norte a rondar os 5m de altura. Beach breaks na Praia da Vila da Nazaré com alguns picos até 1m. Destaque também para a Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 2m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro, Ovar, Torreira e Esmoriz com boas ondas até 2m e menos vento, com Praia do Labrego e Barra mais pequenas e alinhadas.

    SUL

    Sábado e Domingo:  Dias muito idênticos no que toca às condições para surfar por esta região. Com uma pequena vantagem para o domingo, dia de Natal, com um pouco mais de cm's nas ondas na praia, mais período na ondulação e vento fraco de leste a permitir offshore durante quase todo o dia. Sábado estará mais vento de manhã do que de tarde, mas sempre orientado a ENE formando sideoffshore em toda a Costa Alentejana e Vicentina. Bom pelas praias da península de Sagres, com ondas a rondar 2m, com alguns sets maiores, pelo Tonel, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, mais pequeno pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, algo maior e mais desordenado na Amoreira e Odeceixe. Zambujeira do mar dentro dos mesmos valores e spots da Costa Alentejana como Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Almograve, picos a sul e norte de Vila Nova de Milfontes, como as Barcas, Malhão, Aivados, etc, a mesma coisa para os picos de Porto Covo, como Burrinho, L-Point, Vieirinha até 1,5m, com São Torpes mais pequeno. 2m pela Praia do Norte em Sines e pelos picos mais a Norte, em direção a Setúbal, como Santo André (Vacaria), Melides, Carvalhal, Comporta, Tróia, etc, a funcionarem com qualidade mas com menos uns cm'sCosta Sul a beneficiar um pouco do vento NE a permitir o sideoffshore (somento sábado) do Barlavento ao Sotavento Algarvio, com algum surf em ondas até 0,5m de altura, desde Faro, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, Olhão, Carvoeiro, Armação Pêra, Ferragudo, a aumentar novamente de tamanho perto de Portimão, Lagos, Praia da Luz e praias a chegar a Sagres ainda maiores, a rondar 1m, como o Burgau, Salema, melhor e maior no Zavial, etc.

     Tenham umas boas festas, boas sessões e melhores serões :) Sejam felizes!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Natal
  • XMAS
  • ondas
  • Previsão
  • Surf Spots
  • surf
  • beachcam
  • bodyboard
  • offshore
  • lisboa
  • férias natal
  • porto
pub
similar News
similar
setembro 15
Frederico Morais: 'O principal objetivo foi alcançado em Miyazaki'
setembro 15
Brasil conquista duplo ouro no Japão; Kikas foi 7.º
setembro 14
Bodyboard: Miguel Ferreira e Joana Schenker fora do Sintra Pro
setembro 14
Frederico Morais: 'É um grande orgulho apurar Portugal para os Jogos Olímpicos'
setembro 12
Bodyboard: Pierre Louis Costes eliminado precocemente do Sintra Pro
setembro 13
Kikas vence Slater e outros tops mundiais e avança firme no Mundial ISA
setembro 13
Bodyboard: Miguel Ferreira e Joana Schenker nos 'quartos' do Sintra Pro