Homepage

  • Beachcam XMAS Spot Report* 19 a 23 de Dezembro
    19 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • Portaram-se bem este ano? O Pai Natal parece que veio antes e quer-vos mostrar uma coisinha...
  • O Natal está aí à porta, as férias também e é tempo de celebrar da melhor maneira...

    Longe das grandes correrias consumistas em torno desta época natalícia, a natureza tem-nos oferecido muito sol e muitas ondas nos últimos tempos e sempre a custo zero. Como não poderia deixar de ser, em época que antecede esta quadra festiva, vêm aí novamente boas ondas directamente para o vosso sapatinho!

    NORTE

    Segunda feira: Surf um pouco por todo o lado. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça e Quinta feira: Dias muito idênticos no que toca a condições para surfar. Com uma terça feira com mais vento norte do que na quinta, esperam-se grandes e boas ondas em quase todos os spots da região, em ambos os diasPrevêm-se boas ondas até 2,5m por Moledo, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, Esposende, Ofir, Apúlia, Aguçadoura, Vila do Conde e Póvoa do Varizm mais pequenos, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira maior. Matosinhos a funcionar com qualidade, na melhor maré, até 1,5m. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas a rondar até 2m. 

    Quarta e Sexta feira: Praticamente todos os spots anunciados para os outros dois dias a funcionarem com boas ondas, agora de tamanho mais residual, com cerca de menos 0,5m de tamanho de onda pelas praias da Região Norte fora. Quarta feira com ligeiramente mais vento, vindo de norte, do que na sexta, onde a brisa irá soprar orientada a leste, provocando offshore matinal, a virar para a tarde

    CENTRO

    Segunda feira: Surf um pouco por todo o lado. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Dia com muito sol, pouco vento e boas ondas de cerca de 1,5m pelas praias da Foz e Bicas com Fonte da Telha a funcionar em condições muito similares. Toda a Costa de Caparica com ondas até 2m nos sets maiores, desde as praias aos pontões, passando pela famosa Cova do Vapor. Picos na Linha de Oeiras/Estoril/Cascais com ondas de cerca de 1m. Guincho com mais desordenado mas a rondar os 2,5m, idêntico na Praia Grande e picos até à Ericeira a funcionarem provavelmente dentro das mesmas medidas, mas ligeiramente com uns cm's a menos. Excelente dia de surf na região da Ericeira, desde São Julião, passando pela baía dos Coxos, Ribeira D'Ilhas e Pedra Branca com ondas de 2m. Praia Azul, spots de Santa Cruz e Areia Branca também a apresentarem surf de algum nível, com ondas ligeiramente maiores e mais desordenadas. Destaque especial para os spots com vento offshore e side-offshore por Peniche, tais como Porto Batel, Baleal e claro, Supertubos, todos eles com ondas consistentes desde 1,5m a 2m. Lagido, Belgas, Almagreira e picos até ao Cabo Carvoeiro com boas ondas, sempre dentro do mesmo tamanho. Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 3m ou maior, com o Canhão da Nazaré a originar ondas na Praia do Norte a rondar os 5m de altura. Beach breaks na Praia da Vila da Nazaré com alguns picos até 1m. Destaque também para a Figueira da Foz com Cabedelo side-offshore e ondas na ordem de 2m de altura, para cima. Bom pela Murtinheira, Quiaios, Lavos, Vagos, Aveiro, Ovar, Torreira e Esmoriz com boas ondas até 2m e menos vento, com Praia do Labrego e Barra mais pequenas e alinhadas.

    Quarta feira: Com alguma nortada prevista para hoje, dia um pouco desafiante encontrar boas ondas pela Costa Ocidental. Com o mar desordenado pelo vento, prevemos ondas desde 1,5m até 2,5m pelos picos mais expostos da nossa costa, com o Nazare Challenge na Praia do Norte, até 8m, Foz do Arelho e São Pedro de Moel a rondar os 3m. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume. Cabedelo e Supertubos a merecerem um surf check, devido à Nortada a formar offshore em ondas a rondar 2m. Boas condições com o dia inteiro de offshore pela Linha de Cascais/Estoril/Oeiras, com ondas até 1,5m pelas Praias da Vila de Cascais, Estoril, Parede mais pequena e Carcavelos. Até 1m pelos picos de Oeiras.

    Quinta e Sexta feira: Novo impulso da ondulação , agora a chegar aos 3,1m e 18 segundos pela madrugada a formar ondas grandes por quase todo o lado. Maior alguns cm's na quinta do que na sexta (já a perder força) prevemos ondas a rondar 1m por Sesimbra, maior até 2m pelas praias do Meco e Fonte da Telha, mais a norte nos beachbreaks e pontões da Caparica até 2,5m, com a Cova do Vapor a funcionar dentro das mesmas medidas. Muito maior e algo desordenado pelo Guincho e Praia Grande, com ondas a rondar os 3m de altura. Ericeira bem grande também, com algum nível de surf e ondas consistentes, até 2,5m, nos sets maiores. Praia Azul, picos de Santa Cruz, Santa Rita, Lourinhã e Consolação, tudo perto dos 3m. Destaque para a região de Peniche, com Supertubos sideoffshore em ondas a rondar 2,5m de altura, bem hardcore! Destaque para as praias com pontão e beach-breaks da Figueira da Foz, a beneficiarem de sideoffshore, bem como Lavos, Aveiro e Ovar, com boas condições, pouco vento e ondas até 2,5m de alturaDias de loucos pela Linha com offshore e ondas desde Cascais até Caxias, com os picos da Rata, Mt. Estoril, tudo a rondar 2m, Bolina, Azarujinha, Poça, São João, São Pedro, Bafureira, Avencas, mais pequeno pela Parede, Carcavelos com power a rondar os 2m, Torre mais abrigada até 1,5m, Inatel, Santo Amaro, Escadinhas, Paço de Arcos, tudo com ondas. Mais pequeno entre 0,5m até 1m nas praias a chegar a Caxias, e mais pequeno na Cruz Quebrada.

    SUL

    Segunda feira: Surf um pouco por todo o lado. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça e Quinta feira: Dias muito semelhantes no que toca às previsões, com as sugestões a funcionar de igual modo tanto para um, como para outro, no que toca ao tamanho de ondas pelas praias da Costa Alentejana e Vicentina. Sempre com o período da manhã a ser o indicado para surfar, com menos vento. Destaque para brisa sideoffshore de ENE prevista para quinta feira, bem como o período de 18 segundos de ondulação (15 na Terça) a trazer mais qualidade às sessões. Bom por estes dias pelas praias da península de Sagres, com ondas a rondar 2,5m, com sets maiores, pelo Tonel, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, mais pequeno pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana, maior e mais desordenado na Amoreira e Odeceixe. Zambujeira do mar dentro dos mesmos valores e spots da Costa Alentejana como Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Zambujeira do Mar, Almograve, picos a sul e norte de Vila Nova de Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, picos de Porto Covo, L-Point, Vieirinha e São Torpes até 1,5m. 2m pela Praia do Norte em Sines e pelos picos mais a Norte, em direção a Setúbal, como Santo André (Vacaria), Melides, Carvalhal, Comporta, Tróia, etc, a funcionarem com qualidade mas com menos uns cm'sCosta Sul a beneficiar bastante da Nortada ao permitir o offshore do Barlavento ao Sotavento Algarvio, com algum surf em ondas a rondar os 0,5m de altura, para cima desde Vila Real, Manta Rota, Altura, Cabanas, Tavira, maior para Faro, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, Olhão, Carvoeiro, Armação Pêra, Ferragudo, a aumentar novamente de tamanho perto de Portimão, Lagos, Praia da Luz e praias a chegar a Sagres ainda maiores, a rondar 1m, como o Burgau, Salema, melhor e maior no Zavial, etc.

    Quarta e Sexta feira: Mesmíssima coisa para estes dois dias no que toca ao tamanho de ondas na praia, com os mesmos a praticarem valores muito similares no que toca às condições. Com um decréscimo de cerca de 0,5m na ondulação em comparação com os outros dias da semana, prevemos também uma igual descida no tamanho de ondas na praia, agora a passar a rondar os 2m pela Costa Alentejana e Vicentina e a rondar os 0,5m, com sets maiores, em offshore pela Costa Sul. Destaque para sexta feira, com vento ENE a formar sideoffshore.

    Boa semana e boas ondas!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Natal
  • beachcam
  • Dezembro
  • surf
  • bodyboard
  • ondas grandes
  • Ondulação
  • offshore
  • condições
  • semana
  • Surf Spots
  • picos
  • vento
  • lisboa
  • porto
  • Previsão Ondas
pub
similar News
similar
outubro 20
Depressão Bárbara: Aviso vermelho alargado a mais 3 distritos do continente
outubro 19
Liga MEO Surf entrega prémios nos Portugal Surf Awards 2020
outubro 21
Leo Fioravanti mostra-nos as ondas de... Roma (VÍDEO)
outubro 21
Bodyboard: Título nacional feminino vai decidir-se na Póvoa de Varzim
outubro 21
Locais de Teahupoo preocupados com impacto dos Jogos Olímpicos
outubro 20
Stalker de Stephanie Gilmore condenado pela justiça australiana
outubro 20
Gaia Kite Fest estreou-se na Praia do Cabedelo do Douro
pub