Homepage

  • Beachcam Weekend Spot Report* 10 e 11 de Dezembro
    09 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • Boas ondas para todos, com possibilidades de offshore. O que pedir mais?
  • Semana bem engraçada em termos de surf com a comunidade surfista a receber somente bons motivos para sorrir. Desde boas condições ao apuramento de Frederico Morais para o principal escalão do surf mundial, tudo foi positivo durante esta semana. Vamos ver onde se comemora o resto no fim de semana?

    NORTE

    Sábado: Com a ondulação a entrar de Oeste desde ontem à tarde e a perder força e período ao longo do dia, esperamos ondas a rondar os 2m de altura, com sets maiores, ao longo das praias ao largo da Costa Norte de Portugal. Algum vento Sul previsto para a parte da manhã, a retirar alguma qualidade ao surf e com o melhor período para surfar a estabilizar-se durante a tarde, com menos vento e agora mais virado para leste apermitir o offshore. Ondas a rondar os 2m por Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praia de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Ofir, Póvoa de Varzim bem mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira um pouco maior. Canidelo, Madalena, Cagas, Espinho e Esmoriz também com boas ondas, mas mais pequenas, a rondar o 1m, com sets maiores.

    Domingo: Mesmos spots de ontem a funcionar na perfeição, mas agora com os ventos trocados. Nobre brisa de leste a abençoar as praias da região pela manhã, com offshore, a rodar para Sul e a perder intensidade ao longo do dia. Esperam-se ondas entre 1m a 1,5m de altura pelos destaques de ontem e ligeiramente mais pequeno a Sul do Porto. Dia com probabilidades de céu limpo e algum solinho a aquecer as surfadas.

    CENTRO

    Sábado: Ondulação orientada a ONO, a entrar com tamanho considerável e a atingir o pico pela madrugada com 2,5m de altura e 13 segundos de período. O maior entrave do dia, vai ser mesmo o SE a soprar de manhã à tarde, mas a aligeirar para depois de almoço, principalmente nas praias do Centro Norte. Prevemos ondas a rondar 1m, com sets maiores, pelas praias do Meco e Fonte da Telha, mais a norte nos beachbreaks e pontões da Caparica com ondas até 2,5m e Cova do Vapor a funcionar dentro das mesmas medidas, mas desalinhada. Linha de Cascais e Estoril com ondas a rondar 1m, com sets maiores desde Paço de Arcos mais pequeno, a crescer por Santo Amaro, Torre, Carcavelos, Parede, Estoril, a aumentar ainda mais até às praias e picos escondidos pela Vila de Cascais. Muito maior e algo desordenado pelo Guincho e Praia Grande, com ondas a rondar os 3m de altura. Ericeira bem grande também, com bom nível de surf e boas ondas consistentes, até 2,5m, nos sets maiores. Praia Azul, picos de Santa Cruz, Santa Rita, Lourinhã e Consolação, tudo a rondar 2m com sets maiores. Destaque para a região de Peniche, nas praias como o Lagide com offshore em ondas a rondar 2m de altura! Figueira da Foz, Aveiro e Ovar tudo a rondar 2m. Nazaré com ondas a chegarem aos 4m ou até maiores. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Domingo: Melhor dia para surfar do fim de semana. Todos os spots de ontem a funcionar na perfeição, com menos tamanho do que ontem, mas agora sob melhores condições. Com uma brisa vinda de ESE a permitir um sideoffshore matinal em quase toda a costa, esperamos boas ondas a rondar 1,5m, nos sets maiores, pelas praias mais expostas da região. Vento a cair da parte da tarde e a rodar para sul a não afetar muito a qualidade das ondas. 

    SUL

    Sábado: Com algum vento Sudeste previsto para a manhã de hoje, situação um pouco arisca para surfar ao longo da região sul do país. Melhor da parte da tarde, com vento a cair e a virar a leste, a permitir offshore. Ondulação a entrar de ONO com 2,1m de altura e 13 segundos de período a originar ondas a rondar 1,5m, com alguns sets maiores, por praticamente todas as praias da região. Algum surf em ondas a rondar os 0,5m de altura, para cima, desde Vila Real, Manta Rota, Altura, Cabanas, Tavira, Faro, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, Olhão, Carvoeiro, Armação Pêra, Ferragudo, a aumentar ligeiramente de tamanho perto de Portimão, Lagos, Praia da Luz e praias a chegar a Sagres ainda maiores, a rondar 1m, tais como o Burgau, Salema e Zavial, etc. Ondas a rondar 1,5m até 2m ao longo do dia pelas praias do Amado, Carrapateira, Arrifana, maiores e mais desordenados na Amoreira e Odeceixe. Zambujeira do Mar dentro dos mesmos valores e spots da Costa Alentejana como Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Zambujeira do Mar, Almograve, picos por Vila Nova de Milfontes, Malhão, Aivados, picos de Porto Covo, Vieirinha, São Torpes (mais pequeno), Santo André (Vacaria), Melides, Carvalhal, Comporta, Tróia, etc, até Setúbal a funcionarem com qualidade mas com menos alguns cm's. Algumas nuvens no céu e probabilidade de queda de aguaceiros.

    Domingo: A história repete-se pelas mesmas praias de ontem, mas com situação inversa no que toca ao vento. Mmelhor período para surfar a ter lugar pela manhã, sobre vento leste a permitir offshore ao largo da Costa Alentejana e Vicentina e a rodar para Sul depois de almoço, mas a perder bastante intensidade. Ondas mais pequenas do que no Sábado, a perder cerca de meio metro nos sets, mas muito favoráveis à prática dos nossos desportos de ondas com algumas praias da região a roçar o clássico. Dia bonito de sol, aproveitem e levem a vossa família, amigos e companheiros à praia.

    Tenham um bom fim de semana, sempre com as melhores ondas e as melhores companhias! Respeitem-se para serem respeitados!

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • beachcam
  • Surf Spots
  • surf
  • spots
  • bodyboard
  • swell
  • Ondulação
  • ondas
  • Previsão Ondas
  • Previsão Surf
  • norte
  • sul
  • centro
  • portugal
  • onshore
  • offshore
  • sabado
  • domingo
  • fim de semana
pub
similar News
similar
julho 17
Gregos querem punir turistas que apedrejaram espadarte
julho 18
Marta Paço obtém triunfo histórico no País Basco
julho 18
Competidor recebe prancha do pai, que entrou na água completamente… nu
julho 18
Revelados os candidatos a receber prova de surf de Paris’2024
julho 17
Alforreca gigante avistada por mergulhadora
julho 17
Santa Cruz no radar do Nacional de Bodysurf
julho 15
Portugal defende título europeu em Santa Cruz