Homepage

  • Beachcam Weekend Spot Report* 17 e 18 de Dezembro
    16 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • Ondulação a deixar alguns vestígios de ondas grandes para o fim de semana e felizmente... mais surfáveis ainda!
  • Com a ondulação a não entrar tão XXL como previsto, ainda foram (e são) algumas as ondas grande que nos deram algumas alegrias, bem como surf em spots que não é costume vemos a funcionar. Este fim de semana as coisas vão acalmar e as condições vão ficar menos adversas. Vamos ver onde entrar?

    NORTE

    Sábado: Ainda com as réstias da grande ondulação que tem vindo a entrar costa portuguesa adentro, esperam-se boas e grandes ondas para este sábado na Região Norte. Swell a entrar com 2.8m de altura e 13 segundos de período pela manhã, a baixar até 2m ao final do dia. Prevêmos boas ondas, com alguma força, em praticamente todos os spots da Costa Norte, na casa dos 2m, com sets maiores. Spots mais abrigados a funcionarem perto do 1,5m. O vento soprará de NE, logo a permitir um sideoffshore. Ondas de 2m para cima por Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Mindelo, Azurara, Vila do Conde e Póvoa de Varzim mais pequenos e Leça da Palmeira maior. Matosinhos a funcionar na melhor maré a rondar 1m. Canide, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas de cerca de 1,5m, com sets maiores. Mais pequeno pela tarde.

    Domingo: Melhor dia do fim de semana para surfar. Com o vento a virar para leste e soprar fraco a moderado durante todo o dia, permitindo offshore, boas ondas se esperam por todos os spots da região, com mais qualidade do que no Sábado. Mesmos destaques de ontem a funcionarem na perfeição, mas agora na ordem de 1m, para cima, com excepção dos picos a sul do Porto, até 1m

    CENTRO

    Sábado: Ondulação ainda a entrar com 3m e 14 segundos de período, a cair para os 2,4m ao final do dia. Muito vento previsto para hoje, maioritariamente a soprar de ENE a permitir sideofshore. Ondas grandes em mar agitado e difícil ao largo de quase toda a Costa Ocidental Centro com ondas desordenadas a rondar 2,5m, para cima nas praias mais expostas. Sorte diferente para alguns spots como a Linha de Cascais, Estoril e Oeiras, com ondas a rondar 1m, com alguns sets maiores, pelas praias da Baía de Cascais, Praias da Vila, Monte Estoril, Azarujinha, Poça, São João, São Pedro do Estoril, Bafureira, Parede e Carcavelos com mais força. A partir da Torre, ondas a rondar 0,5m pelo Inatel, Santo Amaro, Escadinhas, Paço de Arcos e picos até perto de Caxias com possibilidade surf. Destaque para o início da tarde, com menos vento, desde 2m pela Costa de Caparica, passando pela Ericeira e Peniche com Supertubos e Molhe Leste a bombarem até 2m. Surf também no mesmo período pelas praias envolventes à Figueira da Foz, até Ovar, passando claro pelos 2m Offshore no Cabedelo, Buarcos, Murtinheira, Quiaios, Lavos, Aveiro, Vagos, etc, tudo à volta de 2m. Torreira e Esmoriz também com boas condições a rondar 1,5m, para cima. Bom para Kite e Windsurf. Algum surf também por Sesimbra e picos das praias da Arrábida, a rondar 0,5m. Nazaré a servir bombocas das boas a rondar 5m de altura. Bom para Kite e Windsurf.

    Domingo: Com muito vento ENE previsto para a manhã, esperam-se condições para surf somente da parte da tarde, com as mesmas menções de ontem a servirem de referência, mas agora com um pouco mais de metade do tamanho previsto para sábado e um pouco mais de qualidade. 

    SUL

    Sábado: Com muito vento NE previsto para este Sábado na Região Sul, espera-se somente surf nos spots mais abrigados. Destaque para os picos de Sines com offshore e São Torpes, com ondas a rondar 1,5m. Costa Vicentina e SW Alentejano a funcionarem ligeiramente maiores perto de 2m pelo Amado, Amoreira, Odeceixe, Zambujeira do Mar, Malhão e Aivados, história semelhante pelas praias do Castelejo, Carrapateira, Arrifana, Vale dos Homens, Spots de V.N. Milfontes e spots Porto Covo. Algumas ondas também pelo Algarve, em praticamente todos os spots do Barlavento e Sotavento algarvios com spots de Sagres até Lagos a funcionar a rondar o 1,5m e a descerem até 0,5m perto de Tavira. Bom para Kite e Windsurf nos sítios do costume.

    Domingo: Ondulação a cair bastante e vento a aumentar, mas agora a soprar de ENE a permitir sideoffshore. Ondas mais pequenas do que no sábado e com cerca de metade do tamanho. Não prevemos boas condições para surf, mas vai estar óptimo para todos os amantes do vento.

    Boas ondas onde as encontrarem e bom fim de semana!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • weekend
  • fim de semana
  • dezembro
  • xxl
  • ondas grandes
  • ondas
  • Surf Spots
  • peniche
  • ericeira
  • linha
  • cascais
  • estoril
  • oeiras
  • lisboa
  • costa da caparica
pub
similar News
similar
maio 28
Duas rondas do Mundial de Bodyboard canceladas devido ao coronavírus
maio 28
Câmara de Oeiras investe 400 mil euros na segurança e higienização das praias
maio 28
O diretor de operações que só fica fora de si com o Levante
maio 27
Revelados os limites de lotação das praias do Algarve, Tejo e Oeste
maio 28
Portugal tem 381 praias com 'Qualidade de Ouro' em 2020
maio 26
Já estão em vigor as regras de acesso, ocupação e utilização das praias
maio 28
Ash, o primeiro coala a nascer num parque após os incêndios na Austrália
pub