Homepage

  • Beachcam Spot Report* 5 a 9 de Dezembro
    05 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • É certo e sabido que depois de tanta agitação no mar, vêm sempre boas condições!
  • Semana a começar da melhor maneira com a notícia de um surfista português, Frederico Morais, ter conquistado um lugar cativo na edição de 2017 do Circuito Mundial de Surf. É tempo de dar graças pelo feito e começar já a aproveitar este swell de Dezembro para meter lá mais um ou dois atletas nos próximos tempos. Vamos aproveitar a bonança que aí vem?

    NORTE

    Segunda feira: Dia de praia com algum surf da parte da tarde. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais. 

    Terça, Quarta e Quinta feira: Com apenas alguma diferença no tamanho de ondas na praia, condições muito idênticas para estes dias de surf pela região norte do país. Com a ondulação de oeste a subir de 0,7m com 9 segundos na terça até 2m com 12 segundos na quinta, esperamos boas ondas em praticamente todos os spots da região, com ondas de cerca de 0,5m a 1m para terça e maiores, entre 1m e 2m para os restantes dias, sempre com pouco vento. Boas ondas em boas condições por Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praia de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Ofir, Póvoa de Varzim mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira um pouco maiores, Canidelo, Madalena, Cagas, Espinho e Esmoriz também com boas ondas, mas mais pequenas.

    Sexta feira: Ainda com o mesmo registo de ontem, ondas durante a manhã até por volta da hora de almoço, com novo impulso de ondulação a entrar costa adentro com 15 segundos de período e 2,3m a aumentar ligeiramente o tamanho de ondas na praia. Com vento sul a soprar forte durante o dia, esperam-se condições dificéis para surfar. Bom para Kite e Windsurf.

    CENTRO

    Segunda feira: Dia de praia com algum surf da parte da tarde. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais. 

    Terça feira: Vento leste a soprar desde cedo e a presentear-nos com período de offshore matinal. Ondulação a entrar de oeste, com tamanho residual (1m) e com baixo período (8 segundos) a formar ondas entre 0,5m e 1m pelas praias da costa centro adentro. Caparica a rondar 0,5m com destaques para o 1m pelas praias do Guincho e Praia Grande, ligeiramente menor mas com qualidade na Ericeira, Santa Cruz com sets maiores que 1m, Foz do Arelho e São Pedro do Moel com ondas a chegar aos 1,5m. Nazaré com probabilidade de medir 2m nos sets maiores. Região da Figueira da Foz, Buarcos, Quiaios, Murtinheira, Lavos, Aveiro, Ovar, Esmoriz, tudo com ondas a rondar o meio metrão, para cima.

    Quarta e Quinta feira: Praticamente as mesmas condições previstas para estes dois dias, com quarta feira a benefeciar de alguns cm's a mais nas ondas, mas nada de muito significante. Com vento leste a enaltercer o offshore, destaque para o período da manhã, com brisa offshore e para depois de almoço, praticamente sem vento. Prevemos ondas até 1m pelas praias do Meco e Fonte da Telha, com destaque mais a norte para os beachbreaks e pontões da Caparica até 1,5m, com a Cova do Vapor a funcionar dentro das mesmas medidas. Linha de Cascais e Estoril com ondas entre os 0,5m e o 1m desde Paço de Arcos mais pequeno, a crescer por Santo Amaro, Torre, Carcavelos, Parede, Estoril, a aumentar ainda mais até às praias e picos escondidos da Vila de Cascais. Muito maior e algo desordenado pelo Guincho e Praia Grande, com ondas a rondar os 2m de altura. Ericeira bem grande também, com bom nível de surf e boas ondas consistentes, até 2m, nos sets maiores. Praia Azul, picos de Santa Cruz, Santa Rita, Lourinhã e Consolação, tudo perto dos 2m. Destaque para a região de Peniche, com Supertubos sideoffshore em ondas a rondar 1,5m de altura, bem tubular! Cabedelo na Figueira da Foz, também sideoffshore mas maior. Região Centro Norte com ondas grandes, até 2m, pelas zonas de Aveiro e Ovar. Nazaré com ondas a chegarem aos 3/4m. Muito vento a partir da tarde, bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Sexta feira: Dia muito ventoso e consequentemente penoso no que toca às condições para surf com ondas a rondar 2m pela nossa costa centro fora, excepto na Nazaré, com a Praia do Norte a chegar aos 6m de altura.

    SUL

    Segunda feira: Dia de praia com algum surf da parte da tarde. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais. 

    Terça, Quarta e Quinta feira: Com condições muito semelhantes em termos de direções, tanto do vento como da ondulação, dias bastante apelativos no que toca ao surf. Iremos ter uma semana brindada por vento leste, a permitir offshore, com uma ligeira inclinação para sul na quinta à tarde. Com a intensidade a aumentar gradualmente ao longo da semana, esperamos ondas ao largo da Costa Alentejana e Vicentina a subir de 1m, passandp pelo 1,5m, a fixarem-se por volta dos 2m na terça, quarta e quinta feira respectivamente. Algum surf a rondar 0,5m para cima desde Vila Real, Manta Rota, Altura, Cabanas, Tavira, Faro, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, Olhão, Carvoeiro, Armação Pêra, Ferragudo, a aumentar ligeiramente de tamanho perto de Portimão, Lagos, Praia da Luz e praias a chegar a Sagres ainda maiores, a rondar 1m, tais como o Burgau, Salema, melhor e maior no Zavial, etc. Bom por estes dias pelas do Amado, Carrapateira, Arrifana, maior e mais desordenado na Amoreira e Odeceixe. Zambujeira do mar dentro dos mesmos valores e spots da Costa Alentejana como Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Zambujeira do Mar, Almograve, picos por Vila Nova de Milfontes, Malhão, Aivados, picos de Porto Covo, Vieirinha, São Torpes, Santo André (Vacaria), Melides, Carvalhal, Comporta, Tróia, etc, até Setúbal a funcionarem com qualidade mas com menos uns cm's.

    Sexta feira: Com ondas a rondar 1,5m, espera-se muito vento a afetar a qualidade das surfadas. Bom para Kite e Windsurf.

    Tenham uma boa semana, com bons ventos, boas ondas e melhores momentos!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • beachcam
  • spot report
  • ondas
  • Ondulação
  • swell
  • surf spot
  • surf
  • bodyboard
  • norte
  • sul
  • centro
  • portugal
  • Previsão Surf
  • Previsão
  • spots
  • dezembro
  • Beachcam Spot Report
pub
similar News
similar
março 27
Foto do sunset português entre as melhores de concurso internacional  
março 27
Imagens espaciais mostram redução drástica da poluição do ar na Europa
março 27
Capítulo Perfeito teve alcance superior a 33 milhões de pessoas
março 27
Está a chegar o horário de Verão!
março 26
Poluição do ar cai a pique em Lisboa
março 27
Hora do Planeta terá formato digital para além do apagão
março 27
Em Ribeira d’Ilhas manda Tomás Fernandes