Homepage

  • Beachcam Spot Report* 12 a 16 de Dezembro XXL
    12 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • Depois de um fim de semana com surf, sol e ondas vem aí uma semana mais cinzenta mas com ainda mais, maiores e melhores ondas! Vamos a isto?
  • Semana com boas ondas para todos os gostos durante praticamente todo o dia e em todos os lados! Semana com contas semelhantes no que toca a divertimento, mas com dias em versão XXL. Vamos a isto?

    NORTE

    Segunda feira: Surf um pouco por todo o lado. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Dia um pouco mais cinzento do que nos últimos dias, mas com novo fôlego na ondulação que agora a entra mais de oeste com 1.4m de altura e 13 segundos de período. Prevêmos boas ondas, com alguma força, em praticamente todos os spots da Costa Norte a rondar 1m, com sets maiores. Spots mais abrigados a funcionarem perto do 1m. O único entrave será mesmo o vento, que soprará de sul durante todo o dia, mais fraco de manhã e a intensificar-se a partir de almoço deixando as condições para surf mais adversas, mas não insurfáveis. Ondas de 1m para cima por Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Mindelo, Azurara, Vila do Conde e Póvoa de Varzim mais pequenos e Leça da Palmeira maior. Matosinhos a funcionar na melhor maré até 1m. Canide, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas de cerca de 1m, com sets maiores. 

    Quarta feira: Dia mais complicado da semana em termos de condições, com lua cheia e ondulação a dar um pulo até aos 3.1m de ONO com 14 segundos de período e com muita chuva e vento de NO a desajudar na formação de ondas. Não esperamos condições para surfar durante esta quarta feira na Costa Norte. Bom para Kite e Windsurf em versão XXL.

    Quinta feira: E como depois da tempestade vem a bonança, esperamos boas condições para esta quinta feira, mas somente até à hora de almoço devido ao vento forte de sul a soprar cada vez mais intenso a partir da tarde e não permitir a prática de surf. Com o melho período a ter lugar de manhã, com brisa de leste a formar offshore esperamos boas ondas a rondar 1,5m pelas praias de Espinho, ligeiramente mais pequeno por Matosinhos e até perto dos 2m nas restantes praias da região. Picos sugeridos na terça feira a servirem de referência para hoje.

    Sexta feira: À semelhança de quarta feira, dia bem tempestivo com muito vento e muita ondulação a não permitir a prática de bom surf.

    CENTRO

    Segunda feira: Surf um pouco por todo o lado. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Swell a ganhar a força e consequentemente a aumentar de tamanho até aos 1.5m e de período, até 13 segundos a entrar cheio de vontade pela nossa costa dentro. Melhores condições a reunirem-se de manhã, com menos vento sul do que à tarde, excepto Guincho e Peniche com offshore. Ondas até 1m até 1m pelas praias do Meco, Fonte da Telha e maior e mais consistente nos pontões e beach breaks da Costa de Caparica, bem como Cova do Vapor. Muito mais pequeno, mas ainda surfável pela Linha de Cascais/Estoril. Destaque para a tarde no Guincho com ondas a rondar 1,5m. A rondar o mesmo tamanho pela Praia Grande e Praia Pequena. Bom dia de surf nos spots da Ericeira e envolventes, com ondas até 1,5m. Praia Azul, Santa Cruz e Areia Branca a funcionar dentro desses valores. Região de Peniche com boas ondas a rondar 1m, pelo Lagide e Baía, bem como no Baleal. Nazaré e São Pedro de Moel a formar ondas até 2/3m, logo, a merecer um surf check dos mais atirados. Boas condições pelas praias envolventes à Figueira da Foz, até Ovar, passando claro por Buarcos, Murtinheira, Quiaios, Lavos, Aveiro, Vagos, etc, tudo à volta de 1m. Torreira e Esmoriz também com boas condições a rondar 1m, para cima.

    Quarta feira: Lua cheia a influenciar na subida repentina do swell até aos 3m com 13 segundos de período e vento maioritariamente a soprar de NO a prejudicar as condições ao largo da Costa Ocidental com ondas desordenadas a rondar 2,5m, com sets maiores. Sorte diferente para a Linha de Cascais, Estoril e Oeiras, com ondas a rondar 1,5m com alguns sets maiores pelas praias da Baía de Cascais, Praias da Vila, Monte Estoril, Azarujinha, Poça, São João, São Pedro do Estoril, Bafureira, Suicida bem agressiva, Avencas, Parede e Carcavelos com mais força. A partir da Torre, ondas a rondar 1m pelo Inatel, Santo Amaro, Escadinhas, Paço de Arcos e picos perto de Caxias com possibilidade surf mais adiante, com ondas soltas a chegar a AlgésBom para Kite e Windsurf em versão XXL. Algum surf também por Sesimbra e picos das praias da Arrábida, a rondar 1m, com sets maiores.

    Quinta feira: Bom dia de surf para os amantes de ondas grandes, com a nossa Costa Ocidental a ser brindada pela ligeira caída no swell e no vento (que continua a soprar de Norte, mas a virar para Oeste depois de almoço). Alguns spots da Ericeira a funcionarem somente pela manhã com menos vento em ondas acima de 2m como Coxos, Crazy Left e outros que tais, o melhor é mesmo ir às praias desta região. Destaque novamente para a Linha em offshore, com os destaques de ontem a funcionarem com um pouco de cm's a menos nos sets. Praia do Norte na Nazaré a ultrapassar os 6m. Destaque para outros spots em offshore, como Supertubos e Cabedelo bem grandes a rondar os 2m

    Sexta feira: Com a ondulação a entrar com 5m de ONO e 16 segundos de período, condições extremas por toda a Costa Centro. Ondas a rondar 3/4m pelas praias mais expostas da Costa Ocidental, com Praia do Norte a ultrapassar muito provavelmente os 10m. História de quarta feira a repetir-se para hoje, mas agora somente nos spots mais abrigados do Estoril a rondar 2m com Carcavelos muito hardcore. Torre a rondar 1,5m com alguns sets maiores, Inatel, Santo Amaro, Escadinhas e Paço de Arcos. 1m pelas praias de Caxias e picos da Cruz Quebrada, Dafundo a chegar a Algés mais pequenos mas a merecerem um surf checkAlgum surf também por Sesimbra e picos das praias da Arrábida, a rondar 2m, com sets maiores. Bom para Kite e Windsurf em versão XXL. 

    SUL

    Segunda feira: Surf um pouco por todo o lado. Verifiquem as nossas livecams reports para saber mais.

    Terça feira: Novo impulso na ondulação a permitir boas ondas a rondar 1m de altura com pouco vento de manhã e brisas SE da parte da tarde. Praticamente todos os spots mais expostos da Costa Vicentina e SW Alentejano a funcionar ligeiramente maiores como Amado, Amoreira, Odeceixe, Zambujeira do Mar, Malhão e Aivados. Mais pequeno mas com qualidade nas praias do Castelejo, Carrapateira, Arrifana, Vale dos Homens, Spots de V.N. Milfontes e spots Porto Covo. Ondas razoáveis acima de 0,5m por São Torpes e ainda desde Sines até à Comporta, mas um pouco maiores.

    Quarta feira: Infelizmente, vai ser um dia muito complicado no que toca a condições para surfar. Com lua cheia a influenciar as marés e com o mar a subir até aos 3.1m de ONO, com 14 segundos de período e muito vento de NO a afetar as ondas. Mesmo assim, façam o vosso surf check pela zona orientada a Este de Sagres, com probabilidade de algumas ondas em sideoffshore.

    Quinta feira: Com o vento a manter o mesmo quadrante e a ondulação a perder tamanho até aos 2.5m de ONO pela tarde, esperamos que o melhor período seja esse mesmo, o da tarde. Com menos intensidade de vento, esperam-se ondas de 2m pelas praias mais abrigadas da Costa Alentejana e Vicentina. Mesmos spots de terça a funcionarem como surf check para hoje. Destaque apenas para o 1,5m por São Torpes. Odas por praticamente todos os spots do Barlavento e Sotavento algarvios com spots de Sagres até Lagos a funcionar a rondar o 1m e a descerem até 0,5m perto de Tavira.

    Sexta feira: Condições bem extremas, com uma ondulação de 5m a entrar costa adentro com muito vento Norte à mistura. Surf nulo em quase toda a região, excepto num ou outro spot mais abrigado e virado a Este na região de Sagres, com ondas a rondar 1,5m. Bom para os mais atrevidos do Kite e Windsurf.

    Tenham umas boas surfadas, sempre com cuidado e respeito pelo mar e pelo próximo! YEEEEEEEW!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Dezembro
  • XXL
  • swell
  • Ondulação
  • nazaré
  • ondas gigantes
  • ondas grandes
  • portugal
  • norte
  • sul
  • centro
  • surf
  • Surf Spots
pub
similar News
similar
setembro 19
Liga MEO Surf: Título nacional masculino decide-se no Cascais Pro
setembro 20
Bodyboard: Título mundial Júnior decide-se em Viana do Castelo
setembro 21
Bodyboard: Armide Soliveres assina onda de 10 pontos no Pro Junior de Viana
setembro 20
ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico
setembro 20
Shaper Matt Biolos na 58 Surf Shop
setembro 13
Fundador da Chilli Surfboards, James Cheal, visita Portugal
setembro 20
Milhares de alunos em greve pelo clima