Homepage

  • Aviso geral por causa da agitação marítima
    16 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • Por causa da agitação marítima forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso laranja para dez distritos do continente.
  • Sete barras do continente estão esta sexta-feira fechadas à navegação e outras três condicionadas e Instituto Português do Mar e da Atmosfera emite aviso laranja para dez distritos do continente.

    Sete barras do continente estão esta sexta-feira fechadas à navegação e outras três condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

    De acordo com a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação devido à previsão de agitação marítima forte.

    A Marinha indica também que as barras de Aveiro e Viana do Castelo estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 35 e 30 metros, respetivamente.

    Também a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

    Por causa da agitação marítima forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso laranja para dez distritos do continente.

    De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso laranja entre as 06:00 e as 23:59 desta sexta-feira devido à previsão de ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo chegar aos 09/11 metros.

    O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido sempre que há uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

    O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado até ao fim da manhã no interior Norte e Centro, aguaceiros, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo na região Sul, e no litoral Norte e Centro.

    A previsão aponta ainda para queda de neve acima de 1000 metros de altitude, subindo a cota para 1400 metros a partir da tarde e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral oeste a sul do cabo Mondego até final da tarde, e forte com rajadas até 80 quilómetros por hora nas terras altas.

    Está ainda prevista uma e pequena descida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul.

    Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 09 e 14 graus Celsius, no Porto entre 08 e 13, em Vila Real e Viseu entre 04 e 09, em Bragança entre 03 e 09, em Coimbra entre 07 e 12, na Guarda entre 02 e 05, em Castelo Branco entre 05 e 10, em Santarém entre 08 e 14, em Évora e Beja entre 06 e 12 e em Faro entre 09 e 14.

    Fotografia: Praia do Norte na Nazaré | Praia do Norte

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Agitação marítima
  • barras maritimas
  • ondas
  • aviso
  • temperaturas
  • estado do tempo
  • mar
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
pub
similar News
similar
novembro 19
Mais de duas toneladas de plástico recolhido durante o verão
novembro 19
Ondas grandes devem regressar amanhã à Nazaré
novembro 20
Gelo pode desaparecer do Ártico dentro de 25 anos
novembro 18
Nic von Rupp nomeado para os Surfer Awards de 2019
novembro 20
Videovigilância irá proteger os cavalos-marinhos da Ria Formosa
novembro 20
Praia na Sardenha passará a ser paga e com lotação limitada
novembro 20
Martim Paulino conquista o título nacional de esperanças Sub-16