Homepage

  • Aviso geral por causa da agitação marítima
    16 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • Por causa da agitação marítima forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso laranja para dez distritos do continente.
  • Sete barras do continente estão esta sexta-feira fechadas à navegação e outras três condicionadas e Instituto Português do Mar e da Atmosfera emite aviso laranja para dez distritos do continente.

    Sete barras do continente estão esta sexta-feira fechadas à navegação e outras três condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

    De acordo com a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação devido à previsão de agitação marítima forte.

    A Marinha indica também que as barras de Aveiro e Viana do Castelo estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 35 e 30 metros, respetivamente.

    Também a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

    Por causa da agitação marítima forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso laranja para dez distritos do continente.

    De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso laranja entre as 06:00 e as 23:59 desta sexta-feira devido à previsão de ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo chegar aos 09/11 metros.

    O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido sempre que há uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

    O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado até ao fim da manhã no interior Norte e Centro, aguaceiros, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo na região Sul, e no litoral Norte e Centro.

    A previsão aponta ainda para queda de neve acima de 1000 metros de altitude, subindo a cota para 1400 metros a partir da tarde e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral oeste a sul do cabo Mondego até final da tarde, e forte com rajadas até 80 quilómetros por hora nas terras altas.

    Está ainda prevista uma e pequena descida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul.

    Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 09 e 14 graus Celsius, no Porto entre 08 e 13, em Vila Real e Viseu entre 04 e 09, em Bragança entre 03 e 09, em Coimbra entre 07 e 12, na Guarda entre 02 e 05, em Castelo Branco entre 05 e 10, em Santarém entre 08 e 14, em Évora e Beja entre 06 e 12 e em Faro entre 09 e 14.

    Fotografia: Praia do Norte na Nazaré | Praia do Norte

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Agitação marítima
  • barras maritimas
  • ondas
  • aviso
  • temperaturas
  • estado do tempo
  • mar
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
similar News
similar
abril 14
Tóquio'2020: Participantes vão ser sujeitos a 'quarentena adaptada'
abril 14
Portugal integra projeto para mitigar impacto da pesca de cetáceos
abril 14
Polícia Marítima não registou incidentes no Allianz Ericeira Pro
abril 14
Portugal é o 3º país da Europa que mais pesca tubarão e raia
abril 14
Apreendidos cerca de 76 kg de ouriços-do-mar em Vila Praia de Âncora
abril 14
Chuva, por vezes forte, coloca 9 distritos sob aviso amarelo
abril 13
Brave Heart vai realizar curso de nadador-salvador em Cascais