Homepage

  • SAL: Surf At Lisbon Film Fest
    14 novembro 2016
    arrow
    arrow
  • Fonte
    comunicado de imprensa
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Festival de Cinema de Surf - 5ª Edição: 17 a 20 de Novembro 2016.
  • O festival internacional de cinema de surf SAL | Surf At Lisbon Film Fest, apresentado por Mercedes-AMG, regressa para aquela que é já a sua quinta edição, com um cartaz recheado de excelentes produções nacionais e internacionais, reforçando a aposta num olhar mais abrangente e alternativo no universo do surf mundial.

    O SAL reafirma-se como um promotor da cultura do surf e dos seus valores mais puros, de ligação ao mar, à natureza e à arte, sendo o evento uma celebração dessa mesma cultura.

    No âmbito do festival, através de eventos paralelos, reforça-se igualmente o cruzamento de várias formas de arte, como a pintura, a ilustração, a fotografia, a música ou a escrita; com o cinema e o surf como o cimento que as une, numa abordagem que tem sido uma das imagens de marca do evento desde a primeira hora. 

    Estarão presentes vinte e uma curtas metragens e doze longas metragens, das quais se podem destacar uma mão cheia de boas surpresas, em que se nota uma clara evolução no profissionalismo e nível de produção com que actualmente estas obras são encaradas.

    Em primeiro lugar, cabe destacar a produção apresentada pela Mercedes-AMG, Red Chargers, na noite de 19 de Novembro, e que aborda as actualmente famosas, enormes e impressionantes ondas da Nazaré e todo um evento criado pela marca alemã em torno dos desempenhos dos heróis das ondas grandes - surfistas como Garrett McNamara, Hugo Vau ou Andrew Cotton.  

    Uma referência obrigatória para Road to Red, de Tito da Costa, um thriller luso-americano ao  melhor estilo Hollywood, numa abordagem de cariz narrativo raras vezes vista no mundo dos desportos de acção. Em estreia no SAL, na noite de abertura, a 17 de Novembro.

    A merecer igualmente nota de destaque, View From a Blue Moon, o fantástico filme de John John Florence, recentemente coroado campeão mundial de surf em Peniche, rodado integralmente em 4K e que lotou as duas salas do Cinema São Jorge há uns meses atrás. Uma nova oportunidade para os muitos que não viram, e para todos os que quiserem rever, no esplendor do grande écran, a 18 de Novembro.

    Na sessão de encerramento, Forbidden Trim, de George Trimm, uma produção norte-americana que em nada fica atrás de qualquer filme de acção, num estranho mas bem conseguido misto de Platoon, Missão Impossível e Endless Summer.

    Uma última referência para Lets Be Frank, de Peter Hamblin, um retrato divertido superiormente produzido, com referências claras ao universo de Tarantino, em que de forma imaginativa e com grande ritmo narrativo se percorre o mundo de Frank Solomon, big rider sul africano.

    Este ano, o fim de tarde de domingo será especial, pois é consagrado ao surf feminino, que cada vez mais ganha destaque num universo até não há muito tempo considerado território exclusivo de homens. Uma homenagem merecida a todas as surfistas e a todas as mulheres.

    No que respeita a outras artes presentes no SAL, estará patente uma pequena exposição do trabalho fotográfico de Zé Pedro Alvarez e Hélder Costley-White, ilustrações e aguarelas de João Catarino, será apresentado o novo livro de Pedro Falcão e da sua Fly Black Bird, bem como obras do artista plástico e autor da capa do livro, Filippo Fiumani. Vamos ter ainda uma exposição de pranchas de surf e handplanes feitas em colaboração com a Egeac e uma longboard pintada à mão pela ilustradora Ana Gil.

    O SAL | Surf At Lisbon Film Fest é uma organização SALAC – Surf At Lisbon Associação Cultural, em parceria com a EGEAC, EM e Câmara Municipal de Lisboa, e em co-produção com o Cinema São Jorge e o alto patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e Associação de Turismo de Lisboa. 

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • sal
  • festival de cinema
  • 17 a 20 de novembro
  • Surf At Lisbon Film Fest
  • Fonte
    comunicado de imprensa
similar News
similar
agosto 04
Grécia a escaldar: Temperatura na Acrópole atingiu os 55ºC
agosto 04
Baía do Funchal vai receber o Madeira Island SUP Challenge em setembro
agosto 04
Autoridade Marítima Nacional e DGS lançam campanha para um verão em segurança
agosto 04
Fernando Aguerre: 'Penso que o COI ficou satisfeito com a estreia olímpica do surf'
agosto 04
Vasco Ribeiro e Kika Veselko fizeram história na Allianz Triple Crown
agosto 04
Japonesas levam ouro e prata, Sky Brown fica com o bronze
agosto 04
MEO e Vissla vão dar nome à etapa portuguesa das Challenger Series