Homepage

  • SAL: Surf At Lisbon Film Fest
    14 novembro 2016
    arrow
    arrow
  • Fonte
    comunicado de imprensa
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Festival de Cinema de Surf - 5ª Edição: 17 a 20 de Novembro 2016.
  • O festival internacional de cinema de surf SAL | Surf At Lisbon Film Fest, apresentado por Mercedes-AMG, regressa para aquela que é já a sua quinta edição, com um cartaz recheado de excelentes produções nacionais e internacionais, reforçando a aposta num olhar mais abrangente e alternativo no universo do surf mundial.

    O SAL reafirma-se como um promotor da cultura do surf e dos seus valores mais puros, de ligação ao mar, à natureza e à arte, sendo o evento uma celebração dessa mesma cultura.

    No âmbito do festival, através de eventos paralelos, reforça-se igualmente o cruzamento de várias formas de arte, como a pintura, a ilustração, a fotografia, a música ou a escrita; com o cinema e o surf como o cimento que as une, numa abordagem que tem sido uma das imagens de marca do evento desde a primeira hora. 

    Estarão presentes vinte e uma curtas metragens e doze longas metragens, das quais se podem destacar uma mão cheia de boas surpresas, em que se nota uma clara evolução no profissionalismo e nível de produção com que actualmente estas obras são encaradas.

    Em primeiro lugar, cabe destacar a produção apresentada pela Mercedes-AMG, Red Chargers, na noite de 19 de Novembro, e que aborda as actualmente famosas, enormes e impressionantes ondas da Nazaré e todo um evento criado pela marca alemã em torno dos desempenhos dos heróis das ondas grandes - surfistas como Garrett McNamara, Hugo Vau ou Andrew Cotton.  

    Uma referência obrigatória para Road to Red, de Tito da Costa, um thriller luso-americano ao  melhor estilo Hollywood, numa abordagem de cariz narrativo raras vezes vista no mundo dos desportos de acção. Em estreia no SAL, na noite de abertura, a 17 de Novembro.

    A merecer igualmente nota de destaque, View From a Blue Moon, o fantástico filme de John John Florence, recentemente coroado campeão mundial de surf em Peniche, rodado integralmente em 4K e que lotou as duas salas do Cinema São Jorge há uns meses atrás. Uma nova oportunidade para os muitos que não viram, e para todos os que quiserem rever, no esplendor do grande écran, a 18 de Novembro.

    Na sessão de encerramento, Forbidden Trim, de George Trimm, uma produção norte-americana que em nada fica atrás de qualquer filme de acção, num estranho mas bem conseguido misto de Platoon, Missão Impossível e Endless Summer.

    Uma última referência para Lets Be Frank, de Peter Hamblin, um retrato divertido superiormente produzido, com referências claras ao universo de Tarantino, em que de forma imaginativa e com grande ritmo narrativo se percorre o mundo de Frank Solomon, big rider sul africano.

    Este ano, o fim de tarde de domingo será especial, pois é consagrado ao surf feminino, que cada vez mais ganha destaque num universo até não há muito tempo considerado território exclusivo de homens. Uma homenagem merecida a todas as surfistas e a todas as mulheres.

    No que respeita a outras artes presentes no SAL, estará patente uma pequena exposição do trabalho fotográfico de Zé Pedro Alvarez e Hélder Costley-White, ilustrações e aguarelas de João Catarino, será apresentado o novo livro de Pedro Falcão e da sua Fly Black Bird, bem como obras do artista plástico e autor da capa do livro, Filippo Fiumani. Vamos ter ainda uma exposição de pranchas de surf e handplanes feitas em colaboração com a Egeac e uma longboard pintada à mão pela ilustradora Ana Gil.

    O SAL | Surf At Lisbon Film Fest é uma organização SALAC – Surf At Lisbon Associação Cultural, em parceria com a EGEAC, EM e Câmara Municipal de Lisboa, e em co-produção com o Cinema São Jorge e o alto patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e Associação de Turismo de Lisboa. 

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • sal
  • festival de cinema
  • 17 a 20 de novembro
  • Surf At Lisbon Film Fest
  • Fonte
    comunicado de imprensa
pub
similar News
similar
julho 14
Estrelas da atualidade podem sonhar com recorde de Slater? Matemática diz que não…
julho 13
Escolha mais rápida valeu primeiro prémio na Fantasy do Allianz Ericeira Pro
julho 14
Câmara de Cascais inaugura ecoponto marítimo e aposta na economia circular azul
julho 14
Porque razão os avistamentos de golfinhos têm sido frequentes no Tejo?
julho 14
Alunos do Politécnico de Leiria prestam auxílio nas praias do concelho de Alcobaça
julho 14
Máscaras e luvas estão a poluir sete grandes rios europeus
julho 14
Corais vermelhos da costa portuguesa vão ter proteção ambiental
pub