Homepage

  • Portugal no Top 10 contra as alterações climáticas
    17 novembro 2016
    arrow
    arrow
  • Depois de no ano passado ter caído 10 posições, para o 19º lugar, em relação a 2014, este ano Portugal volta a subir no ranking
  • Portugal subiu sete lugares no índice de desempenho contra as alterações climáticas e volta a entrar este ano para o Top 10 dos 58 países mais industrializados com melhor "nota" na frente climática.

    Este é o resultado do Climate Change Performance Index (CCPI), que foi elaborado pelas ONG de ambiente GermanWatch e Rede Europeia de Ação Climática, e que hoje é apresentado em Marraquexe, no âmbito da Cimeira do Clima.

    Depois de no ano passado ter caído 10 posições, para o 19º lugar, em relação a 2014, este ano Portugal volta a subir no ranking, ficando em termos absolutos em 11º. No entanto, como explica a associação ambientalista Zero, que integra a Rede Europeia de Ação Climática, como "os três primeiros lugares não foram atribuídos", o CCPI coloca Portugal como o 8º melhor e considera-o "um dos dez primeiros países".

    Esta nova subida no ranking vem reforçar a posição de portugal no plano internacional atual ao querer virar-se cada vez mais para um futuro limpo. Esta notícia apesar de real, parece mentira tendo em conta a provável prospecção e exploração de Petróleo e Gás em Portugal à qual o governo em questão nada ainda fez para parar estes projectos incompatíveis com as metas faladas em Marraquexe.

    A classificação baseia-se na comparação do desempenho de 58 países que são responsáveis, no total, por mais de 90% das emissões mundiais de dióxido de carbono, e a boa marca que Portugal consegue este ano, passando de uma nota "moderada", no ano passado, para uma "boa" este ano, fica sobretudo a dever-se "uma melhoria muito significativa" na área das energias renováveis, "pelo maior peso" que elas passaram a ter "na energia primária".

    Aquele não é, no entanto, o único fator. Neste resultado final, Portugal beneficia também de uma tendência positiva recente na eficiência energética, que segundo a Zero, deverá estar associada "à redução de gastos energéticos circunstanciais relacionados com a crise económica dos últimos anos", e ainda do facto de ter sido um dos primeiros países a ratificar o Acordo de Paris. Isso representou pontos positivos no item da política climática internacional.

    Neste ranking, Marrocos, o anfitrião este ano da cimeira do clima, obtém a 8ª posição, muito também pelo investimento que tem feito nas energias renováveis e na capacidade de liderança que demonstra no âmbito do continente africano.

    Com os três lugares cimeiros não atribuídos, a França figura agora no topo do ranking, em quarto lugar, o que espelha em grande parte o trabalho desenvolvido para que o Acordo de Paris visse a luz do dia na cimeira do clima do ano passado, da qual a França foi anfitriã.

    Países como o Canadá (55º lugar), Austrália (57º) e Japão (60ª) figuram na cauda da lista, o que penaliza as suas políticas climáticas consideradas "deficientes". A Austrália, por exemplo, caiu muito em termos de eficiência energética. Todos estes países têm políticas climáticas consideradas "pouco ambiciosas".

    Fotografia: Manifestação Salvar O Clima, Parar O Petróleo em Lisboa. Se és contra esta exploração assina aqui

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Portugal
  • Aquecimento global
  • Energia
  • Energias renováveis
  • Petróleo
  • clima
  • top 10
  • Alterações climáticas
  • Natureza
  • Poluição
  • marraquexe
  • cop 22
similar News
similar
outubro 04
Hungarian Surf Fest a caminho da Caparica
outubro 04
Gabriela Dinis: 'A consistência tem a ver com o trabalho'
outubro 03
Nevoeiro impediu conclusão da etapa de Leça do Nacional de Bodyboard
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
outubro 01
Seleção Nacional de SUP termina Mundial ISA em 17º
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior