Homepage

  • Novos embaixadores do Algarve são… os turistas
    23 novembro 2016
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O estudo tem como objetivo nuclear compreender a essência do turismo na região...
  • Os turistas gostam do Algarve, de tal forma que podem até ser considerados os embaixadores da região. A maioria dos que por aqui passam pretende voltar “logo que possível”, segundo o estudo “O perfil do turista que visita o Algarve” encomendado pelo Turismo do Algarve realizado pela Universidade do Algarve.

    “O Algarve diz-me muito”, “O Algarve é especial para mim” e “Identifico-me fortemente com o Algarve” são, por esta ordem, as três expressões que melhor retratam a afinidade da generalidade dos turistas com a região.

    95% dos visitantes recomenda o destino nos seus círculos mais próximos.

    O estudo tem como objetivo nuclear compreender a essência do turismo na região, a principal zona turística do país, onde sobressai a capacidade de retenção dos turistas na região, que se deverá manter elevada no futuro, totalizando um fluxo de 17 milhões de dormidas no último ano e 119 mil camas no alojamento tradicional. “Existe todo um fluxo de oferta e procura que importa quantificar”, explicam os responsáveis do estudo, António Correia e Paulo Águas.

    Feito com base numa amostra de 2.400 inquéritos, o estudo tem em conta quatro segmentos de visitantes: turistas nacionais, estrangeiros, residenciais e tradicionais, tendo apurado as principais características psicográficas, motivacionais, sociodemográficas e os graus de satisfação e fidelização dos vários tipos de visitantes.

    “Férias só no Algarve” é uma máxima que se aplica aos turistas residenciais, com a grande maioria (95%) a visitar o destino entre uma (47%) a duas vezes por ano (10%) e que pretendem continuar a visitar (83%). O turismo residencial no Algarve tem um potencial de crescimento de 47%, sendo as férias, a reforma e o investimento os três fatores mais importantes na decisão dos turistas de fixar a sua base de férias no sul do país.

    Os turistas tradicionais alojam-se sobretudo em hotéis (50%) ou resorts (37%), por 9,5 dias em média, chegando na generalidade por avião (58%) ou viatura própria (36%) com uma reserva que concretizaram online (71%). Também eles são habituais na região (85%) ainda que com uma cadência de visita menor (29% uma vez por ano). Satisfeitos pretendem regressar (69%), fazendo das plataformas digitais a forma de partilha por excelência dos seus dias de férias (59%). Facebook e Twitter são as duas redes preferidas, surgindo o Instagram em terceiro lugar.

    O Barlavento algarvio é a zona do Algarve preferida por quase três quartos dos turistas tradicionais (73%).

    Em termos de características sociodemográficas, 55% dos turistas tem residência permanente em Portugal, 16% no Reino Unido e 6% em Espanha. Quanto aos turistas tradicionais, 73% são trabalhadores dependentes, enquanto o número de reformados é muito inferior, registando apenas 7%.

    Em 2015, recorde-se, o Algarve representou 34% das dormidas registadas em Portugal em estabelecimentos classificados, de acordo com os dados do INE, continuando a afirmar-se como a principal região recetora do país.

    Este estudo vem realçar a importância do turismo na região, bem como lembrar a eminência deste futuro ser hipotecado dada a incompatibilidade com a indústria de hidrocarbonetos a ser explorada no Algarve.

    Fonte: Económico | Fotografia: Photo2Go

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, basta consultar a nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Algarve
  • turista
  • turismo de portugal
  • Portugal
  • praias
similar News
similar
setembro 28
Mercedes-Benz vai celebrar o Dia Mundial do Mar com a temática Nazaré
setembro 28
Teresa Bonvalot, 10 anos de sucesso garantido em Mundiais ISA
setembro 28
Guilherme Fonseca: “Têm sido anos de muito sacrifício” (ENTREVISTA)
setembro 28
Praia do Seixal consagrou vencedores da 4ª etapa do Regional de SUP Race da Madeira 2022
setembro 28
Praia de Matosinhos vai receber iniciativa 'Surf Adaptado'
setembro 28
Projeto TransforMAR recolheu 67 toneladas de plástico e metal das praias portuguesas este verão
setembro 28
AON Titan Trophies 2022 terminou nas ondas de Leça da Palmeira