Homepage
- Comunidade local já começa a dar os primeiros sinais de uma grande insatisfação...
-
-
Depois da Câmara Municipal de Matosinhos ter desaconselhado os banhos e a prática de atividades ligadas ao mar na Praia de Matosinhos, heis que aparece um vídeo de um surfista conhecido entre a comunidade do Porto, Frederico Brito, ex-campeão nacional de surf a denunciar uma descarga ilegal na praia.
O comunicado da Câmara de Matosinhos "desaconselhava a utilização balnear ou recreativa da água de todas as praias de concelho até final de março de 2017", devido às obras de remodelação da ETAR de Matosinhos, mas o aviso não chegou à comunidade piscatória de Angarias, relatou o Jornal de Notícias (JN).
“Tiveram o cuidado de avisar os surfistas, que só entram na água por recreio, mas esqueceram-se dos pescadores que todos os dias vão buscar ao mar o seu ganha pão”, disse José Correia, pescador de Angeiras, ao JN. Até o IPMA já lançou um alerta sobre o perigo do consumo de bivalves oriundos daquela zona.
Aurélio Seabra, também pescador, reforçou ao JN que “à arraia-miúda nunca chega informação nenhuma, mas mesmo que digam que o que é lançado ao mar não vai interferir na qualidade do que é pescado, acredito que as correntes possam levar as descargas feitas até aos concelhos vizinhos”.
Vídeo de uma das descargas:
Será que vamos todos ficar de braços cruzados a ver estas calamidades contra a natureza e saúde pública acontecerem à frente dos nossos olhos? Aos mais interessados, assinem esta petição contra o que se está a passar e enviem o vosso manifesto ou parecer contra a situação para a APA - Associação Portuguesa do ambiente em geral@apambiente.pt Câmara Municipal em mail@cm-matosinhos.pt ou turismo@cm-matosinhos.pt afim de parar este disparate.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram | Foto: Porto Fish Surf Camp
-
