Homepage

  • Beachcam Weekend Spot Report* 3 e 4 de Dezembro
    02 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • Fim de semana promete muita chuva e surf. Vamos descobrir onde e quando?
  • Fim de semana típico de Dezembro, com muita chuva, muito vento e poucas condições para surf. Mesmo assim, luz ao fundo do túnel, pois estamos em Portugal e há sempre aqueles spots que nos salvam o fim de semana. Vamos descobrir quais são?

    NORTE

    Sábado: Offshore muito intenso devido à velocidade do vento leste que vai soprando costa norte fora. Prevêmos condições dificeis e ligeiramente adversas para surfar com ondas a rondar 0,5m, para cima, em praticamente todos os spots da região. Céu cinzento e muita chuva previstas. Bom para Kite e Windsurf nos locais do costume.

    Domingo: Melhor dia do fim de semana para ir para dentro de água na região norte do noso país. Vento SE a soprar durante todo o dia, a originar uma natural formação de sideoffshore a ajudar a segurar as ondas. Ondas essas a rondar 1,5m pelas praias de Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praia de Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Póvoa de Varzim mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira um pouco maior. Canidelo, Madalena, Cagas e Espinho também com boas ondas mas agora mais pequenas, a rondar o metrão, com sets maiores. Algum sol a espreitar durante o dia.

    CENTRO

    Sábado: Algum vento SE previsto para este sábado a afetar ligeiramente a qualidade do surf. Ondulação ainda de SO com 1.3m a subir até aos 2.1 pelo final do dia mas com período diminuto, a fixar-se nos 7 segundos. Ondas residuais desde 0,5m a um pouco mais de 1m ao largo da costa centro e claro, para a Linha, com ondas a rondar 1m desde de Cascais, Estoril, a caír até 0,5m por Oeiras. Praia Grande, picos da Ericeira e Santa Cruz, região de Peniche, Figueira da Foz, Quiaios, Lavos, Aveiro e Ovar, tudo com ondas a rondar 1m. Maior pela Foz do Arelho, São Pedro de Moel e Nazaré. Dia bem cinzento com probabilidades de grandes quedas de chuva. Bom para Kite e Windsurf.

    Domingo: Ainda com algum vento e chuva, novo fôlego na ondulação previsto para este Domingo, com a mesma a entrar mais de Oeste orientada agora de OSO, com 3,1m e um período de 11 segundos, esperamos ondas razoáveis a rondar os 2m a Norte do Cabo Raso, bem como na Caparica. Destaque para os spots mais abrigados do vento, ou que aguentem bem vento SE. Ondas a rondar 1,5m nas praias do Meco e Fonte da Telha com os beachbreaks e pontões da Costa de Caparica a rondar os 2m. Maior pelo Guincho e Praia Grande, com ondas a ultrapassarem os os 2m de altura nos sets maiores. Ericeira com ondas consistentes a rondar 1,5m/2m. Praia Azul, picos de Santa Cruz, Santa Rita, Lourinhã e Consolação, tudo a roçar o 2m. Região de Peniche, com Supertubos a chegar a 2,5m de altura desordenados e Baía ligeiramente menor. Nazaré com sets a ultrapassar os 4m e Figueira da Foz também com boas ondas, a rondar 1,5m. Região Centro Norte com ondas até 1,5m nos sets maiores pelas zonas de Aveiro e Ovar. Muito vento a partir da tarde, bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    SUL

    Sábado: Dia complicado no que toca a encontrar boas condições devido ao vento SE, bem intenso, que irá soprar durante praticamente todo o dia. O céu carregado e a chuva que irá cair também não abonam muito a favor do surf, mas mesmo assim, esperamos ondas a rondar 0,5m em quase todos os spots da Costa Alentejana e Vicentina, maiores mais quanto mais a sul e com uma pequena agitação na Costa Sul em ondas a chegar a 1m de altura. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    Domingo: Muita chuva e céu bastante cinzento previstos para a manhã deste domingo típico de dezembro na região sul do país. Apesar do vento, que ainda está a soprar com alguma intensidade vindo de Sul, ondas a rondar 1,5m por toda a Costa Sul, desde Vila Real, Manta Rota, Altura, Cabanas, Tavira, Faro, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, Olhão, Carvoeiro, Armação Pêra, Ferragudo, a aumentar ligeiramente de tamanho perto de Portimão, Lagos, Praia da Luz e praias a chegar a Sagres ainda maiores, a rondar 2m, tais como o Burgau, Salema, melhor e maior no Zavial, etc. Costa Vicentina com ondas a rondar os 2m, com sets maiores, pelas praias do Amado, Carrapateira, Arrifana, maior e desordenado na Amoreira e Odeceixe. Zambujeira do mar dentro dos mesmos valores e spots da Costa Alentejana (Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Zambujeira do Mar, Almograve, Vila Nova de Milfontes, Malhão, Aivados, Vieirinha, Santo André, Melides, Comporta, Tróia, etc) até Setúbal a funcionarem com alguma qualidade mas com menos uns cm's. São Torpes com boas ondas até 1,5m, bem como picos a norte do molhe, a sul de Sines. Algumas ondas também a sul de Sesimbra, pelas praias da Arrábida, a merecerem um surf check especial, dada a raridade do acontecimento.

    Bom fim de semana e boas ondas! Tenham cuidado com o mar e respeitem-se uns aos outros, em primeiro lugar!

    Notícia: Mau tempo para o fim de semana

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • spot report
  • Surf Report
  • report ondas
  • ondas
  • Previsão Ondas
  • surf
  • Previsão Surf
  • Ondulação
  • swell
  • vento
  • offshore
  • spots
  • surf spot
  • beachcam
  • Beachcam Spot Report
  • fim de semana
  • chuva
  • dezembro
similar News
similar
janeiro 24
Primeiro curso de Treinadores de Nível 1 realizado exclusivamente na Caparica começa este sábado
janeiro 24
Inscrições disponíveis para os primeiros cursos de Treinadores de Surfing Grau I da ASI Portugal em 2022
janeiro 23
Documentário sobre o 7º Capítulo Perfeito vai ser transmitido este domingo na TV portuguesa
janeiro 20
Investigação pede fim do 'consumo excessivo' para travar perda da biodiversidade
janeiro 20
Colónia de peixes com 60 milhões de ninhos é descoberta na Antártida
janeiro 20
É CT e Mundial ISA. El Salvador meteu-se no mapa das grandes competições internacionais de surf
janeiro 20
O tempo vai arrefecer. Temperaturas descem nos próximos dias