Homepage

  • Beachcam Weekend Spot Report* 3 e 4 de Dezembro
    02 dezembro 2016
    arrow
    arrow
  • Fim de semana promete muita chuva e surf. Vamos descobrir onde e quando?
  • Fim de semana típico de Dezembro, com muita chuva, muito vento e poucas condições para surf. Mesmo assim, luz ao fundo do túnel, pois estamos em Portugal e há sempre aqueles spots que nos salvam o fim de semana. Vamos descobrir quais são?

    NORTE

    Sábado: Offshore muito intenso devido à velocidade do vento leste que vai soprando costa norte fora. Prevêmos condições dificeis e ligeiramente adversas para surfar com ondas a rondar 0,5m, para cima, em praticamente todos os spots da região. Céu cinzento e muita chuva previstas. Bom para Kite e Windsurf nos locais do costume.

    Domingo: Melhor dia do fim de semana para ir para dentro de água na região norte do noso país. Vento SE a soprar durante todo o dia, a originar uma natural formação de sideoffshore a ajudar a segurar as ondas. Ondas essas a rondar 1,5m pelas praias de Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praia de Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Póvoa de Varzim mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira um pouco maior. Canidelo, Madalena, Cagas e Espinho também com boas ondas mas agora mais pequenas, a rondar o metrão, com sets maiores. Algum sol a espreitar durante o dia.

    CENTRO

    Sábado: Algum vento SE previsto para este sábado a afetar ligeiramente a qualidade do surf. Ondulação ainda de SO com 1.3m a subir até aos 2.1 pelo final do dia mas com período diminuto, a fixar-se nos 7 segundos. Ondas residuais desde 0,5m a um pouco mais de 1m ao largo da costa centro e claro, para a Linha, com ondas a rondar 1m desde de Cascais, Estoril, a caír até 0,5m por Oeiras. Praia Grande, picos da Ericeira e Santa Cruz, região de Peniche, Figueira da Foz, Quiaios, Lavos, Aveiro e Ovar, tudo com ondas a rondar 1m. Maior pela Foz do Arelho, São Pedro de Moel e Nazaré. Dia bem cinzento com probabilidades de grandes quedas de chuva. Bom para Kite e Windsurf.

    Domingo: Ainda com algum vento e chuva, novo fôlego na ondulação previsto para este Domingo, com a mesma a entrar mais de Oeste orientada agora de OSO, com 3,1m e um período de 11 segundos, esperamos ondas razoáveis a rondar os 2m a Norte do Cabo Raso, bem como na Caparica. Destaque para os spots mais abrigados do vento, ou que aguentem bem vento SE. Ondas a rondar 1,5m nas praias do Meco e Fonte da Telha com os beachbreaks e pontões da Costa de Caparica a rondar os 2m. Maior pelo Guincho e Praia Grande, com ondas a ultrapassarem os os 2m de altura nos sets maiores. Ericeira com ondas consistentes a rondar 1,5m/2m. Praia Azul, picos de Santa Cruz, Santa Rita, Lourinhã e Consolação, tudo a roçar o 2m. Região de Peniche, com Supertubos a chegar a 2,5m de altura desordenados e Baía ligeiramente menor. Nazaré com sets a ultrapassar os 4m e Figueira da Foz também com boas ondas, a rondar 1,5m. Região Centro Norte com ondas até 1,5m nos sets maiores pelas zonas de Aveiro e Ovar. Muito vento a partir da tarde, bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    SUL

    Sábado: Dia complicado no que toca a encontrar boas condições devido ao vento SE, bem intenso, que irá soprar durante praticamente todo o dia. O céu carregado e a chuva que irá cair também não abonam muito a favor do surf, mas mesmo assim, esperamos ondas a rondar 0,5m em quase todos os spots da Costa Alentejana e Vicentina, maiores mais quanto mais a sul e com uma pequena agitação na Costa Sul em ondas a chegar a 1m de altura. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    Domingo: Muita chuva e céu bastante cinzento previstos para a manhã deste domingo típico de dezembro na região sul do país. Apesar do vento, que ainda está a soprar com alguma intensidade vindo de Sul, ondas a rondar 1,5m por toda a Costa Sul, desde Vila Real, Manta Rota, Altura, Cabanas, Tavira, Faro, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, Olhão, Carvoeiro, Armação Pêra, Ferragudo, a aumentar ligeiramente de tamanho perto de Portimão, Lagos, Praia da Luz e praias a chegar a Sagres ainda maiores, a rondar 2m, tais como o Burgau, Salema, melhor e maior no Zavial, etc. Costa Vicentina com ondas a rondar os 2m, com sets maiores, pelas praias do Amado, Carrapateira, Arrifana, maior e desordenado na Amoreira e Odeceixe. Zambujeira do mar dentro dos mesmos valores e spots da Costa Alentejana (Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Zambujeira do Mar, Almograve, Vila Nova de Milfontes, Malhão, Aivados, Vieirinha, Santo André, Melides, Comporta, Tróia, etc) até Setúbal a funcionarem com alguma qualidade mas com menos uns cm's. São Torpes com boas ondas até 1,5m, bem como picos a norte do molhe, a sul de Sines. Algumas ondas também a sul de Sesimbra, pelas praias da Arrábida, a merecerem um surf check especial, dada a raridade do acontecimento.

    Bom fim de semana e boas ondas! Tenham cuidado com o mar e respeitem-se uns aos outros, em primeiro lugar!

    Notícia: Mau tempo para o fim de semana

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • spot report
  • Surf Report
  • report ondas
  • ondas
  • Previsão Ondas
  • surf
  • Previsão Surf
  • Ondulação
  • swell
  • vento
  • offshore
  • spots
  • surf spot
  • beachcam
  • Beachcam Spot Report
  • fim de semana
  • chuva
  • dezembro
pub
similar News
similar
outubro 22
Cerca de 1 milhão de toneladas de equipamentos de pesca chega aos oceanos anualmente
outubro 22
BV2, o novo modelo da Chilli Surfboards já está disponível em Portugal
outubro 22
Surfista preso em zona de falésia é resgatado em Aljezur
outubro 22
Bernardo Jerónimo avança mais uma ronda no Frontón King 2020
outubro 22
Bom Petisco Cascais Pro alimentado a 60% com energia solar
outubro 21
Costa da Morte, na Galiza, quer ser Reserva Mundial de Surf
outubro 21
Salvamentos aumentaram nas praias portuguesas na época balnear de 2020
pub