Homepage

  • Beachcam Weekend Spot Report* 26 e 27 de Novembro
    25 novembro 2016
    arrow
    arrow
  • Ondulação de Oeste, vento de Leste... Nem é preciso perceber muito para saber que vem aí o OFFSHORE!!!
  • Boas ondas esperadas para este fim de semana, com nova ondulação de Oeste a entrar, ventos do quadrante Norte e Leste a soprar e o offshore a ficar a matar! Do que estão à espera para ver onde vão surfar? 

    NORTE

    Sábado: Fim de semana de offshore pela Costa Norte de Portugal. Com muito vento leste previsto para o início do dia, esperam-se ondas a rondar meio metro ao longo das praias do Norte. Surf algo condicionados pelo tamanho da ondulação, com ondas de cerca de 0,5m com alguns sets maiores nas praias de Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, spots e praia de Viana do Castelo, Esposende, Apúlia, Aguçadoura, Póvoa de Varzim mais pequeno, Vila do Conde, Azurara, Mindelo e Leça da Palmeira somente a crescer a partir da tarde. Canide, Madalena e Espinho também com boas ondas mas agora a rondar o meio metrão, nos sets maiores. Dia cinzento, com algum vento e muita chuva. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Domingo: Novo impulso na ondulação, agora a entrar mais de Oeste com 13 segundos de período e com menos vento previsto do que no sábado mas mesmo assim orientado de leste a formar offshore. Boas ondas em todos os spots de ontem, a funcionarem em melhores condições.

    CENTRO

    Sábado: Muita chuva e céu bastante cinzento previsto para este sábado, onde somente os com mais vontade irão estar no pico a aproveitar as boas condições que por aí vão andar espalhadas. Ondas a rondar 0,5m pelo Meco e Fonte da Telha, com mais tamanho a norte, pelos beach breaks e pontões da Costa de Caparica. Linha do Estoril e Cascais com ondas minúsculas a chegar aos 0,5m na melhor maré. Melhor cenário para os lados de Cascais, a norte do Cabo Raso com boas ondas a rondar 1m (com sets maiores) pela Arriba, Cresmina, Água Doce, Guincho e Abano com o vento sul a ajudar na formação de um período side-offshore. Mais a norte, boas ondas dentro dos mesmos valores pela Praia Grande, Praia Pequena, mais pequeno nas Maçãs, Magoito e picos até à Ericeira, sempre com alguma qualidade. Região da Ericeira também com boas ondas a rondar 1m e ligeiramente maior, até 1,5m pelos picos da Zona Oeste como a Praia Azul, Santa Cruz, Mexilhoeira, Caniçal e Santa Rita. Outro ligeiro destaque para a região de Peniche com vento algo forte vindo de SE a rodar para E ao longo do dia, a formar offshore pela região. Destaque para o 1m nas ondas mais a norte da península, a chegar ao Cabo Carvoeiro. Foz do Arelho e São Pedro de Moel com ondas até 2m. Figueira da Foz também com ondas dentro do mesmo tamanho. Praia do Norte, na Nazaré, a chegar até aos 3m de altura. Ondas mais desordenadas mas surfáveis, a rondar 0,5m pelas praias da região de Aveiro e Ovar. Bom para Kite e Windsurf, nos locais habituais do costume.

    Domingo: Mesmos spots de sábado a funcionarem também para este domingo, com a ondulação a entrar mais de oeste e a permitir melhores ondas pela nossa costa fora. Com o vento a rodar para de NE para N ao longo do dia, melhor período para surfar a ter lugar de manhã, com menos vento, pelas praias da região. Novo destaque para spots como Porto Batel, Supertubos (muito pequeno) e Cabedelo todos a funcionarem bem com vento do quadrante norte. Bom para Kite e Windsurf, nos spots do costume.

    SUL

    Sábado: Dia muito cinzento e com chuva mas com surf por toda a região sul do país. Com pouco vento de manhã, a aumentar gradualmente para a tarde, esperamos ondas por toda a Costa Alentejana e Vicentina e também no Barlavento e Sotavento Algarvios. Picos desde Tavira, Quarteira, Vilamoura, Albufeira, Alvor e Portimão a funcionar a rondar os 0,5m, ligeiramente maior por Portimão, Carvoeiro, Lagos e Praia da Luz mais pequena. Prevemos ondas de cerca de 1m em quase todos os spots desta região. Ondas até 1,5m pela Península de Sagres, mais pequeno, até 1m, na Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, Amado, Carrapateira, Bordeira, Vale Figueiras, Arrifana, Monte Clérigo com Amoreira e Odeceixe maiores, metro também para a Carriagem, Vale dos Homens, Amália, Carvalhal, Zambujeira do Mar maior, Almograve, Vila Nova de Milfontes, Malhão, Aivados, Vieirinha e São Torpes com meio metrinho. Spots entre Sines, Santo André, Melides, Comporta e Tróia a serem também uma opção a explorar na melhor maré.

    Domingo: Mesmos spots de sábado a funcionarem com alguns cm's a menos e mais vento, agora vindo de norte a permitir offshore no Barlavento e Sotavento Algarvios, bem como na Península de Sagres. Alguma chuva ao final do dia.

    Tenham um bom fim de semana, sempre na melhor companhia dos vossos amigos ou da Natureza! Boas ondas!

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Weekend
  • Novembro
  • Praias
  • Surf
  • bodyboard
  • ondas
  • Ondulação
  • swell
  • Offshore
  • vento
  • leste
  • este
  • oeste
  • portugal
  • sul
  • norte
  • Portugal
  • Previsão Surf
  • Previsão Ondas
pub
similar News
similar
setembro 19
Liga MEO Surf: Título nacional masculino decide-se no Cascais Pro
setembro 20
Bodyboard: Título mundial Júnior decide-se em Viana do Castelo
setembro 21
Bodyboard: Armide Soliveres assina onda de 10 pontos no Pro Junior de Viana
setembro 20
ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico
setembro 20
Shaper Matt Biolos na 58 Surf Shop
setembro 13
Fundador da Chilli Surfboards, James Cheal, visita Portugal
setembro 20
Milhares de alunos em greve pelo clima